Mesmo jogando em casa, o Grêmio não conseguiu reverter a vantagem do Alianza Lima nesta quarta-feira (23) e se despediu da Copa Sul-Americana após empatar em 1 a 1 no jogo de volta dos playoffs do torneio continental, realizado na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Os gols foram marcados por Gustavo Martins, que abriu o placar para os gaúchos, e Hernán Barcos, que deixou tudo igual para os peruanos. No confronto de ida, disputado no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, o Alianza Lima venceu o Tricolor por 2 a 0, com gols de Gasper Gentile e Erick Castillo.
Agora, nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Alianza Lima enfrentará a Universidad Católica do Equador. Vale lembrar que a equipe peruana terminou em terceiro lugar no Grupo D da Libertadores e, por isso, disputou os playoffs da Sul-Americana contra o Grêmio. Essa eliminação amplia o retrospecto negativo dos times brasileiros nos playoffs do torneio. Antes do Grêmio, Vasco e Bahia também foram eliminados, e a queda gremista aumenta a pressão sobre Mano Menezes, que passa a focar exclusivamente no Campeonato Brasileiro.
Em busca de sua primeira vitória na retomada do Campeonato Brasileiro, após a pausa para a Copa do Mundo de Clubes, o Grêmio volta a campo neste sábado, às 21h (horário de Brasília), quando enfrenta o Palmeiras no Allianz Parque, em São Paulo, pela 17ª rodada da Série A. O Alianza Lima, por sua vez, recebe o Alianza Atlético no domingo, às 20h, pela segunda rodada do Clausura do Campeonato Peruano.
Grêmio empata com Alianza Lima, sofre lei do ex e dá adeus à Copa Sul-Americana
Precisando reverter a derrota no Peru, o Grêmio iniciou a partida pressionando o adversário desde os primeiros minutos. Aos 3 minutos, Braithwaite recebeu pela esquerda, fez o corte, mas finalizou em cima da marcação. O goleiro Viscarra só foi exigido aos 11, quando Marlon cobrou falta lateral direto para o gol e ele defendeu. Apesar do início agressivo, o Alianza Lima passou a avançar mais e, aos 24, Volpi fez boa defesa em chute de Guerrero, mas o lance já estava impedido.
O jogo seguiu com muitas tentativas de cruzamento de ambos os lados, mas sem finalizações perigosas. O Grêmio voltou a ameaçar os peruanos aos 36 minutos, quando Alyson bateu cruzado após carregar para o meio, e a bola saiu desviada. Aos 38, Gustavo Martins fez o pivô na área e Braithwaite finalizou mascado. Já o Alianza Lima arriscava de fora da área, mas sem acertar o alvo. O primeiro tempo terminou sob vaias da torcida gremista, frustrada com o desempenho do time.
Na volta para asegunda etapa, o Grêmio voltou melhor e abriu o placar aos 10 minutos. Após escanteio cobrado por Marlon pelo lado esquerdo, Gustavo Martins se livrou da marcação e chutou de primeira, de perna esquerda, no canto de Viscarra. Empolgado, o Tricolor quase ampliou aos 15, quando Braithwaite carregou para o meio e bateu cruzado, mas o goleiro defendeu. Aos 21, André Henrique desviou escanteio na primeira trave e a bola passou perto.
Mesmo em vantagem no placar agregado no jogo de ida no Estádio Alejandro Villanueva, o Alianza Lima quase empatou a partida em contra-ataque aos 27, quando Quevedo invadiu a área e bateu cruzado, mas Volpi salvou o Grêmio com grande defesa. Aos 30, Braithwaite fez boa tabela pelo meio e encontrou André Henrique, que bateu cruzado e acertou a trave. Logo depois, aos 37, Braithwaite teve outra grande chance de ampliar o marcador para os gaúchos na pequena área, mas Viscarra fez defesa espetacular.
Nos acréscimos, aos 45 minutos, a situação do Alianza Lima se complicou, quando Zambrano derrubou Braithwaite em lance de ataque rápido e acabou sendo expulso por receber o segundo amarelo, saindo sem reclamar, após cometer falta no atacante dinamarquês. Mesmo com um jogador a menos, os visitantes chegaram ao empate aos 51 minutos. Hernán Barcos, ex-Grêmio, recebeu dentro da área e tocou de cavadinha, garantindo a classificação peruana sem comemorar o gol.
Ficha técnica
Jogo de volta dos playoffs da Sul-Americana
Data e horário: 23/07/2025, às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 46.237
Gols: Gustavo Martins, aos 10’/2ºT (1-0) e Barcos, aos 50’/2ºT (1-1)
Grêmio: Tiago Volpi; Gustavo Martins (Pavón), Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi, Villasanti (Edenilson) e Riquelme; Alysson (Amuzu), Braithwaite e Cristian Oliveira (André Henrique).
Técnico: Mano Menezes
Alianza Lima: Viscarra; Guillermo Enrico, Zambrano, Garcés e Trauco; Noriega, Gaibor e Sergio Peña (Jesús Castillo); Eryc Castillo; Quevedo (Archubaumbd) e Guerrero (Barcos).
Técnico: Néstor Gorosito
Arbitragem: Dário Herrera (ARG)
Auxiliares: José Savorani (ARG) e Sebastián Rainieri (ARG)
VAR: Jorge Baliño (ARG)
Cartões amarelos: Kannemann (09min 1ºT), Mano Menezes (14min 1ºT), André Henrique (13min 2ºT), do Grêmio; Garcés (04min 1ºT), Guerrero (34min 1ºT), Zambrano (41min 1ºT), do Alianza Lima
Cartão vermelho: Zambrano (44min 2ºT), do Alianza Lima