F1 Fórmula 1 Verstappen
Automobilismo Fórmula 1

F1: Verstappen aproveita erro de Norris e vence GP de Las Vegas

Na antepenúltima etapa da atual temporada da F1 neste domingo (23), Max Verstappen conquistou uma grande vitória no GP de Las Vegas, enquanto Lando Norris terminou na segunda colocação e George Russell completou o pódio. Infelizmente para a torcida brasileira, Gabriel Bortoleto mais uma vez abandonou na primeira volta.


ATUALIZAÇÃO 9H35

A FIA anunciou a desclassificação de Norris e Piastri por conta da falta de equilíbrio de ambos os carros da McLaren. Por causa disso, Verstappen empatou com o australiano na tabela de classificação da F1 e ficou somente 23 pontos atrás de Norris.


Norris deixa Verstappen assumir liderança logo na largada

O início da corrida estava sendo marcado pela tensão envolvendo a possibilidade de Max Verstappen deixar matematicamente a disputa pelo título do Mundial de F1 caso Lando Norris conseguisse abrir mais dez pontos de vantagem, mas os menos de 200 metros que separam o ponto de largada e a primeira curva no GP de Las Vegas mais uma vez deixou vítimas importantes.

Norris tinha largado muito bem, mas acabou escapando na primeira curva e viu Verstappen pular para a primeira colocação, enquanto ainda precisava lidar com a pressão de George Russell, que ultrapassou o piloto da McLaren e deixou a disputa pelo título mundial mais emocionante.

Bortoleto em mais um fim de semana complicado na F1

Enquanto as primeiras colocações tiveram grandes movimentações emocionantes, o Brasil teve motivos para dormir muito cedo logo no início do GP de Las Vegas. Depois de largar somente na P18, Gabriel Bortoleto acabou tendo novos problemas com Lance Stroll e caiu para o último lugar. Porém, o dano considerável exigiu troca no bico do carro e posteriormente o precoce abandono, .

Bortoleto mergulhou totalmente na primeira curva, mas perdeu a freada e acertou o carro de Lance Stroll, provocando inclusive um Safety Car Virtual para a limpeza na curva 1. Enquanto isso, Bortoleto aproveitou o momento para abandonar a corrida, em mais um fim de semana que marca um péssimo encerramento de temporada para o brasileiro da Sauber. O incidente ainda será investigado pelos comissários da F1 após o encerramento da prova.

Verstappen administrou mais uma vitória na F1 com maestria

Como esperado em todas as previsões, a disputa pela vitória ocorreu mesmo na área dos pit stops com os pilotos buscando as melhores estratégias de parada. Russell foi o primeiro dos líderes parando nos boxes na volta 18, com a previsão da Pirelli indicando que seriam duas paradas para o piloto da Mercedes.

Norris passou a andar mais rápido sem a presença do jovem da Mercedes, mas o desgaste dos pneus rapidamente começou a incomodar e a parada do atual líder do Mundial de F1 ocorreu na volta 23, voltando quase 3seg atrás de Russell. Por outro lado, a Red Bull foi avisando que Max Verstappen poderia gastar seus pneus à vontade, mas a troca de pneus veio na volta 26. Mesmo que tenha voltado somente 1seg à frente de George Russell, a diferença foi aumentando gradativamente até o final da corrida, enquanto Norris ultrapassou Russell na volta 35.

A jornada de Hamilton e a briga pela P4 movimentam GP de Las Vegas

Um dos pilotos que mais foram responsáveis por deixar a corrida movimentada consistiu em Lewis Hamilton, que largou na 19ª colocação e conseguiu alcançar a P10 na volta 43, marcando assim ao menos um ponto para reverter o trágico cenário da largada. Mas o que realmente movimentou a reta final do GP de Las Vegas da F1 foi a disputa pelo quarto lugar entre Antonelli, Piastri e Leclerc, mas faltou pneus para os três nas voltas finais.

GP de Las Vegas de F1: Resultado Final

POS Diferença Tempo
1 Max Verstappen 1:33.365
2 Lando Norris +20.741 1:37.187
3 George Russell +2.805 1:34.592
4 Oscar Piastri +4.104 1:34.661
5 Andrea Kimi Antonelli +2.838 1:34.068
6 Charles Leclerc +0.190 1:34.669
7 Carlos Sainz +4.246 1:34.876
8 Isack Hadjar +10.333 1:34.620
9 Nico Hulkenberg +5.877 1:35.172
10 Lewis Hamilton +8.235 1:34.700
11 Esteban Ocon +1.266 1:34.734
12 Oliver Bearman +9.914 1:34.519
13 Fernando Alonso +14.759 1:38.065
14 Yuki Tsunoda +1.666 1:35.176
15 Pierre Gasly +4.728 1:35.950
16 Liam Lawson +7.319 1:34.902
17 Franco Colapinto +7.168 1:35.836
18 Alex Albon DNF 2:11.179
19 Gabriel Bortoleto DNF 2:41.626
20 Lance Stroll DNF

Norris e Piastri foram desclassificados.

Bortoleto terá cinco posições de punição no Catar.

Imagem: Getty Images