Nesta quarta-feira (3), Leeds e Chelsea se enfrentaram pela 14ª rodada da Premier League. Dentro do Elland Road, os Whites garantiram a vitória por 3 a 1. Os gols foram marcados por Jaka Bujol, Ao Tanaka e Dominic Calvert-Lewin. Os Blues diminuíram com Pedro Neto.
Com um excelente primeiro tempo, os Peacocks já abriram 2 a 0. Apesar de ter menos posse de bola, 27% x 73%, os mandantes se mostraram mais ofensivos. Chegando mais no ataque, também foi mais certeira. E, na defesa, soube impedir que os visitantes tiverem grandes chances antes do intervalo.
Já na segunda etapa, o time de Londres até tentou uma reação. Com mudanças, já no intervalo, o primeiro gol da equipe veio aos cinco minutos. No entanto, não conseguiu buscar o empate e viu os donos da casa anotarem mais um, confirmando a vitória.
Com os resultado, o Leeds é o 17º colocado e chega aos 14 pontos e abre três para o West Ham, primeiro dentro da zona de rebaixamento. Já na parte de cima da tabela, o Chelsea fica com 24 pontos, na 4ª posição, mas não corre muito riscos de ser ultrapassado com os outros confrontos da rodada.
Leeds x Chelsea
O Leeds começaram a partida muito bem e tentou quatro finalizações antes de abrir o placar. Com só cinco minutos de jogo, veio o gol dos donos da casa. Anton Stach cobrou escanteio na primeira trave e Bijol estava lá para desviar para as redes e deixar a equipe na frente.
O Chelsea tinha mais posse de bola, só que enfrentava problema no ataque. Apesar de alguns chutes, não chegou a realmente assustar o adversário. Além disso, com dificuldade, a primeira finalização do time só veio aos 15 minutos, quando ainda buscava o empate.
Só que, aos 42, os mandantes marcaram mais uma vez. Enzo Fernández errou dentro do campo defensivo e deixou a bola com os oponentes. Tanaka recebeu a bola perto da meia-lua, girou e bateu forte, marcando um golaço e ampliando a vantagem antes do intervalo.
Precisando melhorar no segundo tempo, o Chelsea fez mudanças, com Enzo Maresca tirando Estêvão e Benoît Badiashile de campo. Mesmo assim, os Blues ainda tiveram dificuldades, apesar de ter diminuído a diferença logo no início. Aos cinco minutos, em contra-ataque, Jamie Bynoe-Gittens carrega até a linha de funda.
Cruzando para o meio, Pedro Neto apareceu e fez o único gol dos visitantes. Só que os Whites continuavam melhor no duelo e até fizeram mais um pouco depois. O lance foi anulado por impedimento, deixando o placar próximo.
Só que, aos 26, veio a confirmação da vitória. Em outro erro defensivo, o clube de Londres tentou sair com passes curtos. Sofrendo a pressão, Tosin Adarabioyo perdeu a posse, Noah Okafor dividiu com Robert Sánchez e a bola sofreu na frente do gol. Calvert-Lewin estava livre e só empurrou, fechando o resultado em 3 a 1.

Disputa contra o Z3
O Leeds vinha de quatro derrotas seguidas e estava empatado com o West Ham. Com a vitória, chega aos 14, mas ainda precisa torcer contra o oponente. Os Hammers enfrentam o Manchester United e, se vencerem, podem ultrapassar os Peacocks.
Campeão da Championship em 2024/25, os Whites querem se manter na Premier League. No entanto, fazem uma campanha ruim após 14 rodadas. São apenas quatro vitórias, com dois empates e oito derrotas. Além disso, marcou 16 gols e sofreu 26.
Foto: Divulgação/Premier League