A última de decisiva rodada da Europa League foi disputada nesta quinta-feira (29). O Lyon ficou na 1ª posição, empatado com o Aston Villa. Pelo outro lado, alguns gigantes da Europa ainda tiveram dificuldades de ficar no G8, como foi o caso da Roma e do Porto.
8ª rodada da Europa League
Lyon ficou com a liderança
Líder na última rodada, o Lyon buscou mais uma vitória para não correr riscos. Em casa, a equipe recebeu o PAOK e venceu por 4 a 2. Foi o time grego quem saiu na frente, aos 20 minutos. Rémi Himbert empatou 14 minutos depois. Antes do intervalo, os visitantes ficaram com um a menos, após expulsão de Giannis Konstantelias.
Khalis Merah anotou o tento da virada dos Gones. Contudo, surpreendendo a todos, Soualiho Meïte voltou a empatar para os gregos. Mesmo com a vantagem em campo, o time francês teve dificuldade e a vitória só veio no fim. Aos 43, Adam Karabec fez o seu gol e Alejandro Gomes ampliou nos acréscimos.
O resultado positivo garantiu os três pontos, levando a equipe aos 21. Com melhor saldo de gols que o Aston Villa, o Lyon ficou com a liderança da Europa League. O PAOK também se classificou, entretanto, apenas para o playoffs, somando 12 pontos e ficando em 17º lugar.
Roma buscou empate para se manter no G8
Antes da partida, a Roma era a 6ª colocada na Europa League. No entanto, estava longe de estar segura dentro do G8, já que a pontuação ao redor era bem próxima. E o confronto com o Panathinaikos ainda trouxe mais problemas. Fora de casa, os Giallorossi viram Gianluca Mancini ser expulso aos 15 minutos.
Ficando com um a menos desde então, o clube italiano ainda se segurou, mas foi vazado no segundo tempo. Vicente Taborda colocou os mandantes na frente, resultado que ia tirando a Roma do G8. Só que, mesmo com a dificuldade, os visitantes ainda buscaram o empate. Já perto do fim, Jan Ziólkowski deixou tudo igual.
O gol, aos 35 minutos da etapa final, livrou a Lupa de dois jogos extras no torneio. Chegando aos 16 pontos com o empate, a equipe voltou para o G8 e terminou a fase de liga na 8ª posição. Já o Panathinaikos também se classificou, no entanto, vai para os playoffs após ficar em 20º lugar, com 12 pontos.
Porto terminou no G8
Em 9º lugar antes da 8ª rodada, o Porto precisava pontuar para tentar brigar pelo G8. Com a partida em Portugal, os Dragões fizeram a sua parte na Europa League. No entanto, viu o Rangers abrir o placar, com Djeidi Gassama, com apenas seis minutos de jogo.
Apesar do susto, os donos da casa buscaram a virada. Rodrigo Moura deixou tudo aos 27 e Francisco Moura fez o tento da virada nove minutos depois. Ainda no primeiro tempo, Emmanuel Fernandez fez contra, fechando o placar em 3 a 1 e garantindo a classificação do Porto dentro do G8.
Somando 17 pontos em oito rodadas, os Azuis e Brancos ficaram na 5ª posição e vão direto para as oitavas de final. Já os Light Blues tiveram só uma vitória, um empate e seis derrotas, ficando na 32ª colocação, com quatro pontos. Bem longe de qualquer chance de se classificar.
Celtic buscou a classificação
O Celtic começou a rodada como o último dentro da zona de classificação. Uma vaga nos playoffs da Europa League ainda estava longe de ser uma certeza e precisava da vitória dentro de casa. Contra o Utrecht, fez o dever de casa, com excelentes primeiros 20 minutos de jogo.
Benjamin Bygren abriu o placar, aos 6, e Nick Viergever fez contra para ajudar ainda mais a equipe escocesa. Aos 19, de pênalti, Arne Engels fez o terceiro e praticamente confirmava o clube na próxima fase. No entanto, ainda deu tempo de tomar um susto, com os visitantes deixando o placar 3 a 2, com gols marcados por Dani de Wit e Adrian Blake.
Mas Auston Trusty apareceu para deixar os Bhoys mais tranquilos. A vitória tranquila por 4 a 2 classificou o clube, que terminou em 21º lugar, com 11 pontos. Pelo outro lado, a equipe holandesa fez péssima campanha e somou só um ponto, terminando na 34ª posição.

Classificados para as oitavas de final da Europa League
- Lyon – 21 pontos
- Aston Villa – 21 pontos
- Midtjylland – 19 pontos
- Betis – 17 pontos
- Porto – 17 pontos
- Braga – 17 pontos
- Freiburg – 17 pontos
- Roma – 16 pontos
Classificados para os playoffs da Europa League
- Racing Genk – 16 pontos
- Bologna – 15 pontos
- VfB Stuttgart – 15 pontos
- Ferencváros – 15 pontos
- Nottingham Forest – 14 pontos
- Plzen – 14 pontos
- Estrela Vermelha – 14 pontos
- Celta de Vigo – 13 pontos
- PAOK – 12 pontos
- Lille – 12 pontos
- Fenerbahçe – 12 pontos
- Panathinaikos – 12 pontos
- Celtic – 11 pontos
- Ludogorets Razgrad – 10 pontos
- Dínamo Zagreb – 10 pontos
- Brann – 9 pontos
Foto: Divulgação/Olympique Lyonnais