Jannik Sinner está perdendo a sua ‘aura de invencível’ na ATP? Neste começo de 2026, o italiano não está tão dominante como já esteve no circuito. Em nove jogos, já sofreu duas derrotas, uma para Novak Djokovic na semifinal do Australian Open e a outra para Jakub Mensik. Apesar de ambos terem sido uma surpresa, a segunda causa uma maior preocupação.
Ao falar sobre o assunto, o n.º 2 do ranking mundial admite que o momento não é bom. No entanto, afirma não estar preocupado: “Já passei por momentos ainda mais difíceis no passado e sei como dar a volta por cima. Todo jogador enfrenta altos e baixos. Tive dois anos incríveis e agora estou passando por uma pequena fase ruim, mas isso não me preocupa.”
Em 2025, Sinner teve sequências absurdas de vitórias. Mesmo assim, perdeu seis partidas ao longo do ano. A questão é que, agora, o atleta está iniciando o ano com dificuldade na quadra rápida, onde costuma ter mais sucesso.

Jannik Sinner não é invencível
Apesar das seis derrotas sofridas em 2025, Jannik Sinner ainda manteve um status de tenista invencível. Isso porque quatro foram para Carlos Alcaraz, seu grande rival e que, ao lado do italiano, é o melhor tenista da atualidade. Além disso, a eliminação sofrida para Tallon Griekspoor foi por abandono, sentindo dores no terceiro set.
Já em 2026, Jannik foi derrotado primeiro por Novak Djokovic, para quem não perdia desde 2023, com cinco vitórias seguidas. E, agora, por Mensik, que é um dos nomes que pode desafiar o atual top 2 em um futuro próximo. Contudo, neste momento, ainda era visto como a grande zebra para o confronto.
Ambos os resultados foram uma grande surpresa e fazem com que Sinner comece a ser mais questionado. O ex-n.º 1 do mundo está claramente vivendo um período abaixo do normal. Com dificuldades em quadra, os adversários estão começando a ler melhor seu jogo. Além disso, o italiano teve problemas com o excelente saque do tcheco na última partida.
Se não começar a implementar mudanças, o italiano vai apenas ficar mais previsível. E Jannik sabe disso, revelando que tentou adicionar coisas novas, que acabaram não funcionando, algo que também faz parte do processo: “Estou tentando adicionar algumas novidades ao meu jogo, hoje elas não funcionaram tão bem quanto eu gostaria, mas nem todos os dias são iguais.”

Sinner ainda pode se recuperar
No tênis, é preciso entender que tudo é de momento. A fase atual não é excelente e está abaixo daquilo a que nos acostumamos a ver de Jannik Sinner. Entretanto, tudo pode mudar já na próxima competição, quando tudo começar a ser disputado de novo.
É completamente possível que, em Indian Wells ou no Miami Open, o top 2 volte a ser tão dominante quanto nos últimos anos. A preocupação do momento é correta, já que é necessário fazer mudanças em seu jogo. No entanto, é apenas um pequeno período, que pode não se estender.
Os próximos torneios serão essenciais para realmente entender o que se passa com Jannik Sinner e se é o fim de sua ‘aura invencível’.
Foto: Getty Images



