Alef Manga Coritiba
Futebol Série B

Alef Manga é liberado pelo STJD e disputará estadual pelo Coritiba

Nesta quinta-feira (11), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou o pedido da defesa de Alef Manga para reversão da punição. Cabe relembrar que o atleta cumpre suspensão do futebol mundial (aplicada pela Fifa) por envolvimento no esquema de apostas.

Com isso, à princípio, o atacante está liberado para retomar as suas atividades no futebol brasileiro e disputará o Campeonato Paranaense pelo Coritiba, que aposta na liberação total desde a terceira rodada do estadual. O STJD ainda decidirá a partir de qual data o atacante poderá disputar jogos novamente.

A imprensa local havia antecipado em dezembro que os advogados de Alef Manga tentavam a conversão de 50% da punição na Justiça, que decidiu sobre a questão um mês após o pedido inicial. A conversão da pena é prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Outra dúvida persistente no momento consiste na data em que a punição começou a ser cumprida. A primeira opção consiste no momento em que o atleta recebeu cartão amarelo no jogo diante do América-MG em 2022 (agosto). A segunda consiste na internacionalização da punição imposta pela FIFA (novembro).

Além disso, cabe relembrar que Alef Manga ainda possui dois jogos para cumprir no estadual do Paraná por conta da confusão generalizada que marcou o clássico entre Coritiba e Athletico Paranaense durante o ano de 2023. O contrato seguirá até fim de 2024, mas todas as partes já encaminharam uma renovação.

Aspas de Alef Manga em entrevista

“Hoje eu me arrependo muito. Sou ser humano e mereço uma segunda chance. Mas é um arrependimento muito grande, pois tudo que passei desde pequeno e chegar aonde cheguei não é fácil. Quero deixar uma mensagem que não façam o que fiz, pois é muito feio. É uma oportunidade que estava precisando, mandar essa mensagem de arrependimento para que possam nos dar uma segunda chance.”

Imagem: Divulgação / Coritiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *