alemanha dinamarca euro
Eurocopa Futebol

Alemanha bate a Dinamarca em Dortmund e avança para as quartas de final da Euro

Em mais uma partida das oitavas de final da Euro 2024, Alemanha e Dinamarca se enfrentaram neste sábado (29), no Signal Iduna Park, em Dortmund.

No primeiro tempo, Schlotterbeck teve um gol anulado logo aos 3 minutos, e a Alemanha pressionou intensamente, mas Schmeichel fez defesas espetaculares. A partida foi interrompida por uma tempestade aos 35 minutos e retomada após 25 minutos.

No segundo tempo, Andersen teve um gol anulado por impedimento aos 2 minutos. Aos 6 minutos, Havertz converteu um pênalti após toque de mão de Andersen. Musiala ampliou aos 22 minutos, após um belo passe de Schlotterbeck. A Dinamarca tentou reagir, mas não conseguiu ameaçar o gol defendido por Neuer.

A seleção alemã se classificou em primeiro lugar no Grupo A, tendo vencido Escócia e Hungria e empatado com a Suíça na última rodada. Já a equipe dinamarquesa empatou as três partidas na fase de grupos, classificando-se em segundo lugar no Grupo C.

Julian Nagelsmann não pôde contar com Tah, suspenso. Schlotterbeck foi escolhido para formar dupla de zaga com Rüdiger. O treinador manteve o sistema que vinha dando certo, com Musiala, Gündogan e Wirtz formando uma linha de três meias atrás do centroavante Havertz. A escalação da Alemanha foi: Neuer; Kimmich, Rüdiger, Schlotterbeck e Raum; Andrich, Kroos e Gündogan; Sané, Musiala e Havertz.

Kasper Hjulmand teve como desfalque Morten Hjulmand, suspenso. A seleção dinamarquesa foi escalada com três zagueiros, contando com as entradas de Kristiansen na ala direita e Norgaard no meio-campo. No ataque, a aposta foi no trio Eriksen, Wind e Hojlund.

Chuva, gol anulado e muita pressão da Alemanha no primeiro tempo

Logo aos 03 minutos, Schlotterbeck fez a alegria dos torcedores alemães ao completar de cabeça um escanteio, balançando as redes dinamarquesas. No entanto, a euforia foi breve, pois o gol foi invalidado pela arbitragem, deixando o placar inalterado.

Mas a Alemanha não desanimou. Aos 05 minutos, Kimmich, de longe, soltou uma bomba que obrigou Schmeichel a fazer uma defesa espetacular. O goleiro dinamarquês voltou a brilhar na sequência, quando Kroos, sempre preciso nas bolas paradas, cobrou escanteio na cabeça de Schlotterbeck, que novamente finalizou, mas Schmeichel estava lá para impedir o gol alemão.

Aos 10 minutos, foi a vez de Havertz testar Schmeichel. Recebendo um lançamento longo de Rüdiger, o jogador do arsenal acertou uma bela finalização de primeira, mas encontrou mais uma defesa magnífica do arqueiro dinamarquês, que parecia intransponível.

A Dinamarca, apesar da pressão, não se deixou abater e respondeu à altura aos 20 minutos. Eriksen, sempre uma ameaça, recebeu um lançamento longo dentro da área, dominou com categoria e chutou firme. Rüdiger, atento, desviou para escanteio, impedindo o que poderia ter sido o primeiro gol da Dinamarca.

Então, aos 35 minutos, o clima decidiu entrar em campo. Uma chuva forte, acompanhada de um raio que caiu próximo ao estádio, interrompeu a partida. O árbitro, prezando pela segurança, paralisou a partida enquanto jogadores de ambas as seleções se abrigavam embaixo dos bancos de reservas.

A tempestade não dava trégua, e logo começou a chover granizo, prolongando a paralisação e deixando torcedores e jogadores apreensivos quanto à continuidade do jogo. Após praticamente 25 minutos de paralisação, a partida recomeçou.

Logo no primeiro grande lance após o reinício, aos 38 minutos, Kroos cobrou uma falta na esquerda para Raum, que cruzou na medida para Havertz. O atacante cabeceou firme, mas Schmeichel, em uma noite inspirada, fez mais uma grande defesa.

A Dinamarca respondeu rapidamente aos 41 minutos. Delaney arrancou pela direita e fez um passe preciso para Hojlund, que se viu cara a cara com o goleiro alemão. No entanto, o arqueiro da Alemanha fechou bem o ângulo e praticou uma defesa crucial, mantendo o placar inalterado.

Alemanha decide no segundo tempo

O segundo tempo começou com um susto para os torcedores alemães. Logo aos 02 minutos, a bola sobrou na área após um cruzamento, e Andersen completou para o gol, vencendo Neuer. No entanto, o VAR entrou em ação e anulou o gol por impedimento, para alívio dos donos da casa.

E o VAR continuou a ser protagonista. Aos 06 minutos, Raum cruzou para o meio da área, e Andersen desviou a bola com a mão direita. O árbitro assinalou a penalidade máxima com auxílio do VAR. Havertz cobrou o pênalti rasteiro, no canto esquerdo. Schmeichel acertou o lado, mas não conseguiu alcançar a bola, abrindo o placar para a Alemanha.

O segundo gol quase veio aos 13 minutos, quando Havertz arrancou em velocidade, entrou sozinho na área e tentou uma cavadinha para tirar de Schmeichel, mas acabou mandando a bola para fora. A Alemanha continuou pressionando e teve outra chance clara aos 19 minutos. Havertz, mais uma vez em velocidade, parou e tocou para trás, onde Sané chegou batendo com perigo, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Finalmente, aos 22 minutos, o tão batalhado segundo gol veio. Musiala recebeu um lançamento perfeito de Schlotterbeck, avançou em velocidade e bateu cruzado para ampliar o placar em Dortmund. A Alemanha respirava um pouco mais aliviada com a vantagem.

A Dinamarca tentou ensaiar uma reação após o segundo gol, mas não conseguiu levar perigo real ao gol de Neuer. Quem realmente assustou foi a Alemanha, aos 37 minutos, quando Füllkrug entrou livre na área e tentou finalizar no canto, mas bateu fraco para a defesa de Schmeichel. No entanto, a arbitragem marcou impedimento no início do lance, invalidando mais uma tentativa.

Quando o jogo parecia encerrado, aos 46 minutos, Neuer lançou a bola em direção ao campo de ataque. Após um toque de Füllkrug, Wirtz arrancou e finalizou na saída de Schmeichel. A bola entrou de mansinho no fundo das redes, mas o bandeirinha assinalou posição de impedimento e o gol foi anulado.

O apito final decretou a vitória da Alemanha por 2 a 0, em um jogo marcado por emoções, intervenção de São Pedro, grandes defesas de Schmeichel, e protagonismo do VAR. Os alemães estão nas quartas da Euro.

FT: Alemanha 2 x 0 Dinamarca

Com a vitória, a seleção alemã garantiu sua vaga nas quartas de final, onde aguardará o vencedor do confronto entre Espanha e Geórgia. A vitória trouxe um novo ânimo à equipe, que mostrou um futebol coeso e eficiente ao longo dos 90 minutos, consolidando seu favoritismo na competição.

O próximo desafio para a Alemanha está marcado para a próxima sexta-feira (5), na MHP Arena, em Stuttgart, às 13h (horário de Brasília). Enquanto isso, o técnico Julian Nagelsmann terá a semana para ajustar os últimos detalhes e garantir que sua equipe entre em campo pronta para enfrentar qualquer adversário. A combinação de experiência e juventude no elenco alemão tem se mostrado uma fórmula de sucesso, e a confiança é alta de que a equipe pode seguir avançando no torneio.