Eurocopa
Futebol Eurocopa

Eurocopa 2024: Dinamarca segura empate e se classifica, e Sérvia é eliminada

Nesta terça-feira, 25, Dinamarca e Sérvia se enfrentaram na última rodada da fase de grupos da Eurocopa.

Eurocopa: Dinamarca x Sérvia (Foto: El Norte de Castilla)
Eurocopa: Dinamarca x Sérvia (Foto: El Norte de Castilla)

Análise

Dinamarca e Sérvia protagonizaram um primeiro tempo bem parado, com apenas algumas chances de gol. Destaque para a única finalização perigosa da primeira etapa, com Christian Eriksen.

A Dinamarca teve mais posse e até criou alguns momentos interessantes no ataque, mas nada além disso. Do outro lado, com Vlahovic, Jovic, Tadic e Milinkovic-Savic no banco de reservas, a Sérvia mal chegava no último terço de campo.

A Sérvia conseguiu melhorar – piorar não podia – após o intervalo e principalmente com as entradas dos grandes nomes que estavam no campo de reserva. Os sérvios passaram até mais movimentação no ataque, tentando aproveitar algumas bolas jogadas dentro da grande área.

Já a Dinamarca mostrou cansaço logo cedo no segundo tempo, e as modificações do treinador fizeram a equipe ficar mais retraída em campo, na tentativa de aproveitar os contra-ataques após as saídas de Eriksen e Hojlund.

A reta final de jogo contou com a Sérvia na busca de um gol para se salvar na Eurocopa, enquanto a Dinamarca não estava interessada em passar na primeira colocação de seu grupo, se contentando com o empate e a segunda colocação.

Eurocopa: Hojlund, em mais uma partida ruim pela Dinamarca (Foto: The New York Times)
Eurocopa: Hojlund em mais uma partida ruim pela Dinamarca (Foto: The New York Times)

Primeiro tempo ‘parado’

Os primeiros 10 minutos de partida foram bem pegados, com as duas seleções sem pressa de criar nada ofensivamente. Ambos os times chegavam até o último setor do campo, mas a partir daí, muita dificuldade era vista nos dois ataques. As defesas levaram a melhor neste início de jogo.

A primeira chance de gol do jogo só aconteceu aos 20 minutos. Após erro de passe da Sérvia ainda no sistema defensivo, Eriksen ficou com a bola e finalizou de fora da área. Rajković fez grande defesa.

Minutos depois, aos 22’, um lance esquisito. Aos 22’, Eriksen cobrou escanteio muito fechado e Samardžić estava segurando o goleiro, literalmente. A bola acertou o camisa 19 e entrou no gol, mas o árbitro parou o lance com velocidade. Além do contato em Rajković, o cruzamento de Eriksen saiu de campo e voltou novamente antes de chegar à pequena área.

Após o lance, a partida ficou mais aberta. A Dinamarca passou a dominar a posse de bola, achando, aos poucos, os espaços na forte marcação da Sérvia. Ainda não era fácil, mas os dinamarqueses chegaram mais perto do primeiro gol.

Depois disso, o jogo voltou a ter seu ritmo diminuído. A Dinamarca ainda tentava, enquanto a Sérvia erra muitos passes e, no ataque, não conseguia criar absolutamente nada.

Eurocopa: Mitrovic, protagonista do lance mais perigoso da Sérvia na partida (Foto: The New York Times)
Eurocopa: Mitrovic, protagonista do lance mais perigoso da Sérvia na partida (Foto: The New York Times)

Vlahovic e outros entram, mas placar se mantém

A Sérvia voltou melhor do intervalo do que a Dinamarca. Por pouco os sérvios abriram o placar, com um gol contra bizarro de Andersen, mas para a sorte do defensor dinamarquês, o assistente apontou um impedimento. Por conta disso, o bandeirinha tomou um “banho” de cerveja da torcida da Sérvia.

O jogo melhorou bastante após algumas mudanças da Sérvia, com a entrada de nomes conhecidos como Vlahovic, Jovic, Tadic e Milinkovic-Savic. Do outro lado, a Dinamarca também fez suas mudanças que acabaram dando mais velocidade a equipe.

Mesmo assim, as chances de gols eram raras. Destaque para o momento em que Mitrovic aproveitou bate-rebate para finalizar já na grande área, mas a bola não pegou o efeito que o jogador queria.

Os minutos finais foram marcados por um Sérvia mais ofensiva, procurando o gol de todas as formas possíveis. Enquanto isso, a Dinamarca se fechou ainda mais, para segurar o empate até o fim. Mesmo com chances de terminar na primeira posição, os dinamarqueses estavam bem com a segunda colocação.

Fim de jogo: Dinamarca 0 x 0 Sérvia

Eurocopa: Sérvia eliminada da competição (Foto: The New York Times)
Eurocopa: Sérvia eliminada da competição (Foto: The New York Times)

Eurocopa

Com o empate, a Dinamarca terminou a fase de grupos classificada para a próxima fase, após ficar na segunda colocação do Grupo C, atrás apenas da Inglaterra e na frente da Eslovênia, que também se classificou. Tanto Dinamarca quanto Eslovênia passaram com três empates consecutivos. Já a Sérvia dá adeus a Eurocopa.

(Foto: AFP)