Alex Palou Thermal Club
Automobilismo Fórmula Indy

Alex Palou vence corrida do US$ 1 milhão no Thermal Club

Atual campeão da IndyCar Series, Álex Palou, da Chip Ganassi Racing, venceu o confuso Desafio do US$ 1 Milhão, realizado neste domingo (24) no Thermal Club, na Califórnia. O espanhol conquistou a pole position na segunda bateria de qualificação para a corrida final e não foi incomodado nas 20 voltas da disputa principal do evento, que não vale pontos para o campeonato. O piloto do carro #10 ganhou US$ 500 mil (cerca de R$ 2,5 milhões na atual cotação cambial).

Para definir os 12 pilotos que disputariam o prêmio, foram realizadas duas baterias com 12 pilotos cada.

Primeira bateria

Na primeira bateria, o sueco Felix Rosenqvist, da Meyer Shank Racing, venceu, segurando o ataque de Scott McLaughlin, da Penske Racing, na largada. Não enfrentou maiores problemas ao longo dos 20 minutos de prova para sair com o triunfo na bateria e classificar-se para o evento principal.

A primeira bateria teve um acidente logo na primeira curva, onde o hexacampeão Scott Dixon, da Chip Ganass Racing, tocou na traseira do carro #77 de Romain Grosjean, da Juncos Hollinger Racing. Grosjean perdeu o controle do carro e bateu em Rinus VeeKay, da Ed Carpenter Racing, que abandonou a corrida. Dixon sofreu uma punição com um drive-through e perdeu a chance de disputar a prova principal.

Segunda bateria

Na segunda bateria, Álex Palou, da Chip Ganassi Racing, venceu dominando a corrida. O espanhol não teve dificuldades para impor um forte ritmo e levar a vitória após 10 voltas, fazendo dobradinha com o companheiro de equipe Marcus Armstrong.

Graham Rahal e Linus Lundqvist avançaram em 3º e 4º lugares, respectivamente, mas não conseguiram se aproximar dos dois primeiros. Pietro Fittipaldi, da Rahal Letterman Laningan, e Alexander Rossi, da McLaren Racing, completaram a lista dos classificados.

Corrida principal e vitória de Palou

Alex PalouChegada a hora da disputa final, a corrida teria o seguinte formato: 20 voltas, onde 10 seriam disputadas inicialmente, um pit stop de 10 minutos e mais 10 voltas. Porém, nas primeiras dez voltas, boa parte dos pilotos andaram lentamente, o que gerou um anticlímax para o espetáculo.

Outro piloto que andou lentamente durante a corrida final foi o brasileiro Pietro Fittipaldi, da Rahal Letterman Laningan, por problemas de falta de combustível, praticamente se arrastando até o intervalo de 10 minutos. Quando chegou aos boxes, recebeu bandeira preta por não ter começado a corrida com a quantidade suficiente de combustível previamente estabelecida.

Após a pausa de pits de 10 minutos, a corrida foi retomada e Alex Palou seguiu dominando e abrindo vantagem, sendo o primeiro a ver a bandeira quadriculada. Essa foi a primeira vitória do ano para o Palou, atual campeão da categoria.

O segundo lugar ficou com o neozelandês Scott McLaughlin, da Penske Racing, que ganhou US$ 350 mil (cerca de R$ 1,7 milhão na atual cotação cambial). Felix Rosenqvist, da Meyer Shank Racing, ficou em terceiro, embolsando US$ 250 mil (cerca de R$ 1,2 milhão na atual cotação cambial). Colton Herta, da Andrett Global, recuperou-se para alcançar o quarto lugar e faturar US$ 100 mil (cerca de R$ 502 mil na atual cotação cambial).

O neozelandês Marcus Armstrong, da Chip Ganassi Racing, terminou em quinto lugar e levou US$ 80 mil (aproximadamente R$ 400 mil na atual cotação cambial). Seu companheiro de equipe, Linus Lundqvist, veio na sequência em sexto e foi o melhor novato do evento, seguido por Alexander Rossi, Josef Newgarden, Christian Lundgaard e Agustin Canapino, que fecharam o top 10 e levaram a premiação padrão de US$ 23 mil (aproximadamente R$ 115 mil na atual cotação cambial).

Além de Fittipaldi, que acabou desclassificado, Graham Rahal não terminou a corrida após sofrer um problema com o acelerador de seu carro.

A categoria retorna em um mês com o GP de Long Beach, voltando para o ritmo de corridas oficiais que valem pontos para o campeonato, no dia 21 de abril, no tradicional circuito de rua montado na Califórnia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *