Scott Dixon
Automobilismo Fórmula Indy

Dixon supera rivais com estratégia certeira e vence GP de Long Beach

Scott Dixon venceu o Acura Grand Prix of Long Beach da IndyCar, disputado na tarde deste domingo (21). O piloto neozelandês da Chip Ganassi Racing/Honda largou em oitavo lugar, mas contou com uma estratégia precisa: realizou seu primeiro pit-stop durante a bandeira amarela causada por Christian Rasmussen, da Ed Carpenter Racing/Chevrolet. Ele poupou combustível e segurou os ataques de Josef Newgarden e Colton Herta, conquistando sua 57ª vitória na categoria.

Colton Herta terminou em segundo lugar com a Andretti Global/Honda após passar Josef Newgarden ao tocá-lo, voltando a subir ao pódio, algo que não acontecia desde o GP de Toronto de 2023.

O pódio foi completado pelo atual campeão da categoria, Álex Palou, que largou em 6º e superou Newgarden após a confusão entre o piloto da Penske e o da Andretti.

Andando na frente em boa parte da corrida, o bicampeão Josef Newgarden, da Penske Racing/Chevrolet, ficou com o quarto lugar após levar um toque de Herta nas voltas finais e perder posições. O top-5 foi fechado pelo sueco Marcus Ericsson, da Andretti Global/Honda.

Will Power, que chegou a liderar as primeiras voltas da corrida, ficou em sexto lugar, à frente de Kyle Kirkwood, vencedor de 2023. Romain Grosjean, da Juncos Hollinger Racing/Chevrolet, voltou ao top-10 na Indy com o oitavo lugar, enquanto o pole Felix Rosenqvist, que caiu muito ao longo da corrida, e Alexander Rossi fecharam o top-10.

Vale destacar também o atual campeão da Fórmula 2, o francês Théo Pourchaire, que correu pela McLaren Racing/Chevrolet substituindo o lesionado David Malukas. Ele contou com uma estratégia acertada, o que possibilitou ao piloto sair de 22º para 11º.

Dixon vence em corrida confusa

A corrida começou com Will Power ultrapassando Rosenqvist antes mesmo da primeira curva. Alexander Rossi abriu a janela de pit-stops depois de levar um toque de seu companheiro de equipe, Pato O’Ward. Rosenqvist perdeu posições, sendo ultrapassado por Ericsson, Herta e Palou.

A primeira bandeira amarela da corrida aconteceu na 16ª volta, quando Christian Rasmussen rodou sozinho e bateu no muro da curva 9. Ao tentar dar ré, ainda acertou Jack Harvey. Pilotos como Power, Dixon, McLaughlin, Lundgaard e Armstrong foram aos boxes durante o pace-car.

Após as paradas e diferentes estratégias, Dixon liderava com Newgarden em segundo. O estadunidense da Penske tirou a diferença para Dixon. Herta e Palou também se aproximaram de Newgarden, deixando os quatro primeiros separados por apenas 4 segundos.

Newgarden sofreu um toque de Herta na saída da curva e ficou lento na pista, caindo para o quarto lugar com oito voltas para o final. Scott começou a ultrapassar os retardatários e usou isso a seu favor. Enquanto isso, Ericsson encostou em Newgarden, deixando o top-5 separado por menos de 2 segundos e meio. Dixon segurou Herta e garantiu sua 57ª vitória aos 43 anos.

A Indy retorna já na próxima semana, dia 28, com o GP do Alabama disputado no Barber Motorsports Park.

(Foto: Twitter Chip Ganassi Racing)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *