Fernando Alonso
Automobilismo Fórmula 1

Alonso sofre punição de 20 segundos por acidente de Russell e reclama; confira

Fernando Alonso se viu envolvido em uma controvérsia no GP da Austrália, enfrentando uma penalidade de 20 segundos e caindo da sexta para a oitava posição após uma decisão pós-corrida dos comissários. A penalidade surgiu de um incidente envolvendo George Russell, da Mercedes, com os comissários considerando a pilotagem de Alonso como potencialmente perigosa e contrária aos regulamentos.

Os comissários examinaram os dados de telemetria do Aston Martin de Alonso, especialmente suas ações antes de um momento crítico em que Russell estava em busca do sexto lugar. Foi observado que Alonso fez uma manobra incomum ao parar de acelerar mais cedo do que o habitual antes da Curva 6, criando uma situação inesperada com Russell se aproximando rapidamente.

Embora os comissários tenham reconhecido a falta de evidências concretas sobre as intenções de Alonso, eles enfatizaram a natureza extraordinária de suas ações, incluindo a desaceleração abrupta, a frenagem e a redução de marchas muito antes do habitual. Essa manobra, independentemente da intenção, foi considerada uma violação dos regulamentos relacionados ao comportamento de condução, especificamente de uma forma que poderia colocar em perigo outros pilotos ou pessoal na pista.

Alonso defendeu suas ações, afirmando que sua intenção era otimizar sua velocidade de saída da Curva 6 para resistir ao desafio de Russell, uma tática comum nas corridas. Mesmo com a perda de posições do espanhol, a Aston Martin ainda teve os dois carros no top 10 para garantir pontos, já que Stroll foi promovido para sexto no lugar de seu companheiro de equipe.

Alonso reclama de punição

Alonso expressou decepção com a penalidade, insistindo que sua condução foi dura, mas justa, e enfatizou seu alívio pelo fato de Russell ter saído ileso do subsequente acidente. Em sua resposta, Alonso destacou a responsabilidade inerente que os pilotos têm em altas velocidades e o desafio de manter um desempenho consistente ao longo de uma corrida. Apesar de suas explicações, a decisão dos comissários prevaleceu.

“Eu queria maximizar minha velocidade de saída da Curva Seis para me defender dele. Isso é o que qualquer piloto faria, e não achei que fosse perigoso. É decepcionante receber uma penalidade dos comissários por uma manobra difícil, mas justa. Ainda assim, estou feliz que George esteja bem. Não foi é bom ver o carro dele no meio da pista,” disse o espanhol.

(Foto: Motorsport Images)

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