A seleção argentina confirmou o favoritismo, na madrugada deste domingo (28), ao vencer a Jordânia por 3 a 1, no Estádio AT&T, em Dallas. Mesmo entrando em campo com uma equipe reserva, a Argentina fez mais uma apresentação convincente na Copa do Mundo 2026, encerrando a fase de grupos com 100% de aproveitamento. No segundo tempo, o astro Lionel Messi saiu do banco para deixar sua marca e brilhar mais uma vez.
Já classificado, o time treinado por Lionel Scaloni não aliviou e marcou com Giovani Lo Celso e Lautaro Martínez ainda no primeiro tempo. No retorno do intervalo, a Jordânia ainda diminuiu em bela jogada trabalhada, finalizada por Al-Tamari. Os argentinos, entretanto, alcançaram o terceiro com Messi, em cobrança de falta. O craque chega aos 19º gol em Copas, ampliando a artilharia histórica sobre Miroslav Klose e Kylian Mbappé, ambos com 16.
Agora, a Argentina enfrenta a surpreendente seleção de Cabo Verde na fase de 16 avos da Copa do Mundo. O vencedor deste duelo terá pela Austrália ou Egito nas oitavas de final. A Jordânia, por sua vez, finaliza sua participação no torneio sem pontuar.
Argentina domina e abre vantagem confortável
Cumprindo tabela, a Argentina entrou em campo com apenas dois titulares: o goleiro Dibu Martínez e o atacante Lautaro Martínez. A ideia de Scaloni era dar mais ritmo de jogo ao arqueiro, recuperar a confiança do centroavante e preparar os jogadores considerados reservas para o restante do Mundial.
Ao menos no primeiro tempo, a estratégia só não foi efetiva por completo porque Dibu Martínez foi um espectador dentro de campo. Mesmo com uma equipe completamente alternativa, a Argentina atuou da mesma forma, controlando o jogo a partir da aproximação, troca de passes curtos e agressividade. O resultado parcial foi uma vitória tranquila por 2 a 0.
O meio-campista Giovanni Celso foi um dos destaques. Logo aos 6 minutos, ele recebeu de Julián Álvarez e tocou na saída do arqueiro Abulaila, mas o gol foi anulado por impedimento. Dez minutos depois, o meia foi derrubado perto da risca da grande área. Na cobrança, Lo Celso caprichou e, no maior estilo Lionel Messi, acertou o ângulo.
Sem diminuir o ritmo, a seleção argentina seguiu pressionando bastante e ganhando vários duelos no meio-campo. Aos 29 minutos, em um dos levantamentos para a área, Rashdan chutou o rosto de Senesi ao tentar afastar a bola da área. O VAR chamou o juiz de campo, que assinalou a penalidade. Na cobrança, Lautaro Martínez bateu firme para ampliar e tirar sua “zica” nas Copas.
De modo geral, a Argentina controlou o primeiro tempo com um meio-campo sólido e bastante criativo. O jovem Nico Paz atuou na posição de Messi e entregou boas jogadas, enquanto Giovane Simeone, pela direita, deu bastante trabalho ao setor defensivo da Jordânia.
Argentina leva susto da Jordânia, mas conta com Messi mais uma vez
A seleção argentina voltou do intervalo com a mesma formação, mas sem repetir o desempenho. Menos ligada, a atual campeã mundial viu a Jordânia se aventurar no ataque e descontar aos 9 minutos. Al-Tamari aproveitou cruzamento rasteiro de Haddad e completou para as redes, vencendo Dibu Martínez.
Com o resultado aberto, Scaloni tratou de colocar algumas de suas principais peças em campo: Messi, Thiago Almada e Mac Allister substituíram Lautaro Martínez, Nico Paz e Lo Celso. O ritmo dos “hermanos” não aumentou muito, mas a entrada do camisa 10 foi suficiente para a Jordânia recuar e colocar um homem a mais na proteção da área.
A tentativa de maior segurança foi em vão. Aos 33 minutos, Messi recebeu perto da área, arriscou jogada individual e foi derrubado. Na cobrança da falta, o camisa 10 bateu com força e rasteiro, surpreendendo o goleiro Abulaila e anotando seu sexto gol nesta edição do Mundial.
Nos minutos finais, a Argentina tratou de controlar o jogo, trocar passes e valorizar a posse de bola. A Jordânia até se arriscou um pouco mais, mas não obteve êxito.
Foto: Reprodução/X/@Argentina