Lookman Atalanta
Futebol UEFA Europa League

Lookman marca hat-trick, Atalanta quebra invencibilidade do Leverkusen e conquista a Europa League

Nesta quarta-feira (22), a Atalanta venceu o Bayer Leverkusen por 3 a 0 no Aviva Stadium em Dublin. Após uma grande atuação do nigeriano Ademola Lookman, que marcou um hat-trick, a equipe conquistou a Europa League pela primeira vez em sua história, além de quebrar a invencibilidade do histórico Leverkusen e evitar uma possível tríplice coroa dos alemães.

Dominante no meio de campo desde o início da partida, a Atalanta não deu muitas chances para um encantador Leverkusen, fazendo um excelente primeiro tempo e abdicando da posse de bola para atacar de forma rápida e precisa, contando com uma noite mágica de Lookman. Com o título, a equipe não precisa mais se preocupar com a última rodada de Serie A para garantir uma vaga na Champions League, já que será cabeça de chave na próxima temporada.

O Leverkusen, por sua vez, não fez o seu pior jogo da temporada, mas pareceu sem criatividade, principalmente por conta de atuações fracas de Jeremie Frimpong e Florian Wirtz, que não conseguiram se desvencilhar da boa marcação feita por La Dea. Apesar da queda da invencibilidade na temporada e da perda da oportunidade da tríplice coroa, o Leverkusen ainda tem a chance de fechar os títulos domésticos com a Copa da Alemanha.

Primeiro tempo avassalador da Atalanta

Desde o começo da partida, a Atalanta causava problemas para o Leverkusen principalmente na saída de bola, já que os alemães não conseguiam trocar passes e sair do meio de campo. Com essa pressão, La Dea finalmente criou uma boa chance de perigo quando Davide Zappacosta avançou pelo lado direito e mandou um cruzamento rasteiro. Lookman aproveitou o vacilo de Exequiel Palacios e tocou para o gol, abrindo o placar para os italianos.

Ao maior estilo de seu treinador, a Atalanta continuou em cima e continuou dando problemas para a saída de bola de um irreconhecível Leverkusen, que sentia falta de um meio de campo um pouco mais forte e de um homem de área para segurar as bolas longas. Se aproveitando desse jogo ruim dos alemães, La Dea chegou ao segundo gol em mais uma roubada de bola no campo de ataque que chegou em Lookman, e o nigeriano finalizou com estilo para aumentar a vantagem.

Em um primeiro tempo de muita posse de bola, mas pouca criação para o Leverkusen, a Atalanta foi para o intervalo liderando por 2 a 0 com uma atuação de gala e uma completa dominação do meio de campo por parte de Gasperini.

Leverkusen melhora, mas Lookman se consagra

Lookman Atalanta
(Foto: Twitter Atalanta)

O começo de segundo tempo trouxe uma Atalanta ainda muito dentro do campo de ataque, quase chegando ao terceiro gol, mas Piero Hincapié salvou em cima da linha para evitar a finalização livre de Charles De Ketelaere. Aos poucos, as substituições feitas por Xabi Alonso deram um novo gás para o Leverkusen, que, apesar de não conseguir levar chances de real perigo ao gol de Juan Musso, controlava as ações.

Com boas atuações doa alas da Atalanta, principalmente marcando Jeremie Frimpong, a equipe conseguiria chegar ao terceiro gol justamente nas costas do ofensivo ala go Leverkusen. Em boa jogada, Lookman recebeu pelo lado esquerdo, fazendo um corte rápido e um chute seco, no ângulo do goleiro Matej Kovar, para marcar novamente e praticamente selar o confronto a favor de La Dea.

Nos minutos finais, o Leverkusen melhorou, principalmente após as mudanças ofensivas feitas por Xabi Alonso para tentar fazer o controle se transformar em gols. A equipe quase chegou às redes com Patrik Schick e Robert Andrich, mas não conseguiu furar o bloqueio da Atalanta, que derrubou o único invicto da Europa para conquistar a Europa League pela primeira vez em sua história.

FT: Atalanta 3-0 Bayer Leverkusen

Análise final

Apesar de ter o domínio da posse de bola, a partida ofensiva do Leverkusen é refletida na atuação ruim de Wirtz. Quase perfeito nessa temporada, Xabi Alonso cometeu erros que foram cruciais para essa derrota, principalmente com a falta de um homem de área, que afetou a dinâmica ofensiva do time. A Atalanta, por sua vez, fez uma partida praticamente sem erros, com uma marcação perfeita no meio de campo.

Sem muitas preocupações na temporada, os campeões da Europa League voltam à campo no final de semana pela última rodada da Serie A, enfrentando o Torino em casa. O Leverkusen também tem um último compromisso, jogando contra o Kaiserslautern pela final da Copa da Alemanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *