Vencer o Remo, fora de casa, por 2 a 1 deu um alívio para o Athletico Paranaense. O Furacão não vencia há quatro partidas e contou com o protagonismo de Kevin Viveros para pôr um ponto final no jejum de vitórias.
Com o triunfo, a equipe de Odair Hellmann se manteve dentro do G4 do Brasileirão. A campanha consolida-se como uma das surpresas desta edição do torneio, principalmente por ser um time que veio da segunda divisão. Agora, a meta é sonhar ainda mais alto.
Até onde o Athletico pode chegar?

Raros são os times que vieram da Série B e conseguiram um desempenho de G5 no ano seguinte. Nos últimos dez anos, apenas Botafogo (2016), Internacional (2018), Grêmio (2023) e Mirassol (2025) tiveram a proeza de conseguir um acesso em um ano e estar entre os cinco melhores da elite na temporada seguinte.
O ponto de interseção entre esses times é que não tinham uma competição internacional em seus calendários, focando, portanto, nas frentes nacionais. Ser consistente e constante nas performances é uma virtude para quem almeja permanecer na elite, mas as equipes, como o Athletico Paranaense neste ano, foram além de uma campanha estável. Eles se colocaram num patamar de competitividade que jamais o torcedor poderia imaginar.
Com 27 pontos e na quarta colocação, o Furacão tem a segunda melhor campanha como mandante. A Arena da Baixada é o trunfo perfeito para garantir as vitórias: 20 dos 27 pontos conquistados foram conquistados dentro de casa.
É claro que o desempenho como visitante não agrada e liga um alerta para Odair Hellmann e seus comandados. Porém, ao baterem o Remo, fora de casa — algo que sequer o líder Palmeiras conseguiu —, eles também dão um recado de que podem, sim, estar num caminho de recuperação.
Foi a segunda vez, no Brasileirão 2026, que a equipe paranaense volta para casa com os três pontos na bagagem e pode ser o início do equilíbrio entre os desempenhos dentro e fora de seus domínios.
Nesse sentido, se só em casa o time tem percentual de vitórias de 74% e garantiu a quinta posição até o momento, quem sabe com uma leve melhora como visitante, o Athletico não vire um possível postulante ao título?
A estrela de Kevin Viveros

Kevin Viveros foi o autor dos gols da vitória do Furacão sobre o Remo. Mesmo não sendo convocado para a Copa do Mundo, o atacante colombiano vive uma fase extraordinária. Ele retomou a artilharia do Brasileirão — que antes pertencia a Pedro, do Flamengo — e garantiu que o Athletico voltasse para os trilhos, depois de quase 1 mês sem vencer.
Dos 23 tentos do Furacão no Brasileirão, 10 deles vieram dos pés de Viveros. A parceria com o também colombiano Stiven Mendoza tem gerado frutos saborosos para o torcedor do rubro-negro Paraná. Juntos, eles são responsáveis por 65% das bolas nas redes do Athletico neste Brasileirão.
Ser o protagonista nunca é fácil, principalmente para quem se tornou ídolo da torcida. Sem ele, claramente há uma dependência do time em ser efetivo. Antes do duelo contra o Remo, Viveros vivia um breve jejum — que coincidentemente era o mesmo período em que o clube não ganhava. Ele estava sem marcar desde o jogo contra o Vitória, em casa, do qual o Furacão ganhou por 3 a 1.
Nessas quatro partidas que o clube enfrentou Vasco, Grêmio, Flamengo, pelo Brasileirão, e Atlético Goianiense, pela Copa do Brasil, o camisa 9 não marcou. O efeito foi sentido: Athletico Paranaense não venceu nenhuma e marcou apenas uma vez, com Mendoza. Vale destacar que, contra os vascaínos, Viveros estava suspenso e não disputou o duelo — do qual nitidamente os companheiros sentiram sua falta.
Quando o Athletico volta a campo?
O Athletico Paranaense volta a campo no sábado (30), às 16h (horário de Brasília), para enfrentar o Mirassol, na Arena da Baixada. O jogo é válido pela 18ª rodada do Brasileirão 2026.
Créditos da foto de capa: Luís Miguel Ferreira/Athletico.com.br



