Lorenzo Musetti ATP
Tenis Notícias Outros Torneios

ATPs 500 de Halle e Queen’s conhecem seus finalistas

Em seu primeiro torneio como número 1 do mundo, Jannik Sinner continua a quebrar barreiras em sua carreira. O jovem italiano, de apenas 22 anos, garantiu sua vaga na final do ATP 500 de Halle ao vencer o chinês Zhizhen Zhang, 42º do ranking, por 6/4 e 7/6 (7-3) neste sábado. Esta será a primeira final de Sinner na grama, um feito significativo em sua trajetória.

Sinner, que já acumula 13 títulos no circuito, disputará sua 18ª final da ATP e a quarta apenas neste ano. Em 2023, ele já levantou troféus no Grand Slam da Austrália, além dos torneios de Roterdã e Miami. A vitória contra Zhang foi a primeira em sets diretos que o italiano conseguiu na semana, após enfrentar longas batalhas contra Tallon Griekspoor na estreia, Fabian Marozsan nas oitavas e Jan-Lennard Struff nas quartas de final.

Se Sinner conquistar o título em Halle, ele assegurará sua posição no topo do ranking até após Wimbledon. Com a vitória, ele alcançaria 9.890 pontos, e com 720 pontos a defender no Grand Slam londrino, ficaria com no mínimo 9.180 pontos. Em comparação, Novak Djokovic, caso vença Wimbledon, alcançaria no máximo 9.160 pontos, enquanto Carlos Alcaraz, atual campeão de Wimbledon, começará o torneio com 8.130 pontos e precisará defender 2.000.

O adversário de Sinner na final será o polonês Hubert Hurkacz, de 27 anos e atual número 9 do mundo, que venceu o alemão Alexander Zverev por 7/6 (7-2) e 6/4. Hurkacz, que já possui oito títulos no circuito, conquistou o ATP de Halle em 2022. O histórico de confrontos entre Sinner e Hurkacz está equilibrado, com duas vitórias para cada lado. A final está marcada para este domingo às 9h (horário de Brasília),

Paul e Musetti decidem o ATP de Queen’s

Já na Inglaterra, o norte-americano Tommy Paul e o italiano Lorenzo Musetti se enfrentarão na final do ATP 500 de Queen’s, em Londres. Será o primeiro duelo entre os dois no circuito profissional, com ambos buscando mais um título significativo em suas carreiras.

Tommy Paul, quinto cabeça de chave do torneio e número 13 do mundo, garantiu sua vaga na final ao vencer seu compatriota Sebastian Korda por 6/4 e 7/6 (7-2) em 1h40 de jogo. Esta será a sexta final de Paul, que já possui dois títulos de ATP em seu currículo. A vitória deste sábado serviu como revanche para o jogador de 27 anos, que havia sido derrotado por Korda na semana anterior em ‘s-Hertogenbosch.

No primeiro set contra Korda, Paul conseguiu duas quebras para fechar em 6/4. O segundo set começou com Korda liderando por 3/0, mas o jogo teve uma reviravolta quando Korda sofreu uma queda e sentiu desconforto no tornozelo. Mesmo assim, ele conseguiu empatar em 5/5, mas Paul foi superior no tiebreak, garantindo a vitória.

Na outra semifinal, Lorenzo Musetti precisou de três sets e 2h18 para superar o australiano Jordan Thompson por 6/3, 3/6 e 6/3. O jovem italiano, de 22 anos, alcança sua primeira final na grama e a terceira na carreira, tendo conquistado títulos no saibro de Hamburgo e no piso duro de Nápoles em 2022.

Musetti liderou a estatística de winners com 31 contra 22 de Thompson e cometeu 17 erros não forçados, comparados aos 25 do australiano. Ele venceu o primeiro set com uma quebra de saque. No segundo set, Musetti saiu perdendo por 5/0, mas conseguiu diminuir a diferença. Na terceira e decisiva parcial, o italiano não enfrentou break points, apesar de alguns games longos no saque, e conseguiu uma quebra crucial no final do jogo.