Filho de R10, João Mendes treinou com o time principal do Barcelona - Foto: Barcelona
Futebol La Liga

Barcelona: Filho de R10, João Mendes completa treino do time principal

A data Fifa de março proporcionou um momento único para um garoto brasileiro no treino do Barcelona. Nessa quarta-feira, o atacante João Mendes, de 19 anos, se juntou ao elenco profissional do time blaugrana para completar as atividades em campo, visto que muitos dos jogadores da equipe estão defendendo suas respectivas seleções em amistosos internacionais.

Mas afinal, quem é João Mendes? Simplesmente o filho de Ronaldinho Gaúcho, um dos maiores ídolos da história recente do Barça e da seleção brasileira. João está no clube catalão desde 2023. Antes, o atacante atuava pelas divisões de base do Cruzeiro, onde permaneceu dos 13 aos 18 anos de idade.

A contratação de João foi celebrada por ninguém mais, ninguém menos que o presidente do Barcelona, Joan Laporta, que declarou estar animado por ter o herdeiro do ídolo culé nas canteras de La Masia.

“Estamos orgulhosos de continuar a saga do Ronaldinho. Queremos que o filho do Ronaldinho continue sua carreira aqui. Vamos fazer um contrato para ele. Não sei se será para o Juvenil B. O moleque tem qualidade e estamos felizes”, declarou Laporta, à época.

João Mendes assinou com o Barcelona em 2023 - Foto: Barcelona
João Mendes assinou com o Barcelona em 2023 – Foto: Barcelona

Pressão do pai famoso em Barcelona

Assim como João, outras jovens promessas do Barcelona completaram o treino comandado pelo técnico Xavi, mas nenhuma delas carrega consigo o peso de um pai do calibre de R10, que venceu duas vezes La Liga (2004-05 e 2005-06), duas Supercopas da Esánha (2005 e 2006) e a Liga dos Campeões de 2005-06 durante os cinco anos (2003 a 2008) em que vestiu o manto azul e grená.

Tal pressão foi inclusive comentada por Joan Laporta, presidente do Barcelona, em 2023, no momento do anúncio da contratação de João para a equipe sub-19 do clube.

“Gostamos de manter essa relação com Ronaldinho. A pressão sobre o menino é grande, porque Ronaldinho foi um dos melhores da história. O filho tem pressão , mas é função dos nossos treinadores que ele possa desenvolver suas habilidades”, falou o mandatário.

Legado de R10 no Barcelona

Ronaldinho Gaúcho chegou do PSG para o Barça em 2003 e permaneceui até 2008. Nesse período, além dos títulos conquistados de maneira coletiva, Ronaldinho encantou o planeta com suas jogadas inesquecíveis, dribles desconcertantes e gols antológicos que lhe renderam comparações com Maradona, outro craque que passou pleo Barcelona, e até mesmo com Pelé, maior jogador de todos os tempos.

As atuações mágicas de Ronaldinho também geraram conquistas individuais importantes como os dois troféus da Fifa de Melhor Jogador do Mundo, vencidos em 2004 e 2005, e a prestigiada Bola de Ouro da revista France Football que “O Bruxo” possui em sua coleção. Sem contar que Ronaldinho foi o padrinho de um tímido Lionel Messi quando o atacante argentino subiu para o time principal.

Além disso, a lenda brasileira foi responsável direta pela retomada do protagonismo e do respeito do Barcelona tanto no cenário futebolístico quanto no poderio mercadológico devido à venda de ingressos e produtos licenciados. Ou sea: R10 simplesmente revolucionou o clube.

Pelo Barcelona. Ronaldinho foi o Bola de Ouro em 2005: Foto: Arquivo pessoal
Pelo Barcelona. Ronaldinho foi o Bola de Ouro em 2005: Foto: Arquivo pessoal

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *