Bia Haddad Australian Open
Tenis Australian Open Grand Slams

Bia Haddad perde para Timofeeva e está fora do Australian Open

A brasileira Beatriz Haddad Maia, número 1 do Brasil e 12ª do mundo, se despediu do Australian Open na chave de simples após uma batalha desafiadora na terceira rodada. Enfrentando a russa Maria Timofeeva, proveniente do quali, Bia Haddad foi derrotada por 7/6 (9-7) e 6/3 em uma partida que durou 2 horas e 9 minutos nesta sexta-feira (19).

Aos 27 anos, Bia Haddad alcançou sua melhor campanha no Australian Open, superando duas adversárias jovens, a tcheca de 18 anos Linda Fruhvirtova e a russa de 16 anos Alina Korneeva. Essa jornada marcou o melhor desempenho de uma brasileira na Era Aberta, que teve início em 1968. Antes disso, apenas Maria Esther Bueno chegou à final em 1965, quando o torneio ainda era disputado na grama. Na Era Profissional, apenas Marcos Hocevar (1983), Jaime Oncins (1991), e Gustavo Kuerten (2004) alcançaram a terceira rodada do torneio.

Apesar da derrota em simples, Bia Haddad continua sua participação no torneio na categoria de duplas, fazendo parceria com a estadunidense Taylor Townsend. Vindas de uma vitória em Adelaide na semana anterior, elas avançaram para a segunda rodada e enfrentarão no sábado a dupla formada pela russa Anna Blinkova e a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich. Em 2022, Bia foi finalista de duplas no Australian Open, jogando ao lado da cazaque Anna Danilina.

Bia Haddad enfrenta adversária inspirada

Quanto à adversária de Bia  na terceira rodada, Timofeeva, a russa de 20 anos e 170ª colocada surpreendeu ao disputar sua primeira chave principal de Grand Slam. Depois de avançar pelo quali, ela superou duas adversárias experientes, a francesa Alizé Cornet e a dinamarquesa Caroline Wozniacki, ex-número 1 do mundo e campeã do torneio em 2018. Timofeeva enfrentará a ucraniana Marta Kostyuk nas oitavas de final.

A partida entre Bia Haddad e Timofeeva foi marcada por um primeiro set definido nos detalhes, com a brasileira tendo uma ótima largada e fazendo 3 a 0 logo nos primeiros games. No entanto, a russa reagiu, levando a parcial para o tiebreak. No game desempate, o saque da brasileira deixou a desejar, e ela acabou sendo derrotada com muito equilíbrio.

No segundo set, Timofeeva dominou, saindo vencendo por 3 a 0 e quebrando novamente para conquistar a vitória por 6/3. Mesmo com a brasileira salvando match-points, a russa fechou o jogo no quinto match-point, encerrando a jornada de Bia Haddad em simples.

(Foto: Divulgação/WTA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *