igor jesus botafogo
Brasileirão Futebol

Botafogo anuncia a contratação do atacante Igor Jesus

O Botafogo oficializou a contratação do atacante Igor Jesus, que estava no Shabab Al-Ahli. O jogador assinou um pré-contrato de quatro anos com o clube carioca em fevereiro, e o vínculo passa a ser válido a partir de 1º de julho.

A diretoria alvinegra tentou negociar a liberação imediata do atleta com o clube dos Emirados Árabes Unidos, mas eles resistiram, mantendo o brasileiro até o final da disputa pelo título nacional.

Igor Jesus começará a treinar com seus novos companheiros de equipe nesta segunda-feira, mas sua estreia terá que esperar. A janela de transferências do futebol brasileiro só abre em 10 de julho, quando ele poderá ser registrado oficialmente. Sua primeira partida disponível será na 17ª rodada, contra o Palmeiras.

Carreira de Igor Jesus

Formado nas categorias de base do Coritiba, Igor Jesus foi vendido ainda jovem ao Shabab Al-Ahli. Na última temporada nos Emirados Árabes, ele disputou 17 partidas, marcando 16 gols e fornecendo três assistências.

Jogadores retornando de empréstimo ao Botafogo

Nesta segunda-feira, 1º de julho, o Botafogo contará com o retorno de sete jogadores que estavam emprestados, visando a continuidade da temporada 2024. No entanto, nem todos começarão a treinar imediatamente sob o comando de Artur Jorge.

Dentre os sete atletas, três estavam no RWD Molenbeek: o zagueiro Philipe Sampaio, o meia-atacante Segovinha e o atacante Carlos Alberto. Esse trio volta a ter contrato ativo com o Botafogo, e pelo menos Segovinha e Carlos Alberto deverão ser avaliados pelo técnico alvinegro.

O atacante Gustavo Sauer também retorna ao clube. Um dos reforços mais caros da segunda janela da SAF, Sauer disputou 34 jogos pelo Rizespor, da Turquia, mas marcou apenas um gol e deu uma assistência.

Por outro lado, dois jogadores que retornam não parecem ter futuro no Botafogo: o zagueiro Lucas Mezenga, que jogou 14 partidas pelo Tondela, na segunda divisão de Portugal, e o lateral-direito Daniel Borges, que fez nove jogos pelo América-MG este ano. (Atualização: o clube mineiro prorrogou o empréstimo de Borges por mais seis meses).

Completa a lista o atacante Vinícius Lopes, que agradou no Santa Clara, clube português recém-promovido à elite, e assinou em definitivo com eles. Seu contrato com o Botafogo, que iria até 2025, será rescindido para que ele firme um vínculo de quatro temporadas com o Santa Clara.

Há ainda a possibilidade do retorno do zagueiro Sousa, que estava no RWD Molenbeek. Embora tecnicamente não estivesse emprestado, o jovem defensor foi transferido em definitivo para o clube belga devido a restrições regulatórias sobre empréstimos. Sousa pode retornar ao Botafogo, caso o clube deseje.