Thiago Monteiro Brasil
Tenis Outros Torneios

Brasil fecha contra a Suécia e garante vaga na fase de grupos da Copa Davis

O tênis masculino brasileiro fez história neste sábado (3). No confronto contra a Suécia, o Brasil garantiu duas vitórias fora de casa para garantir a vaga na fase de grupos da Copa Davis. Para fechar o confronto, o Brasil contou com vitórias em duplas com Rafael Matos e Felipe Meligeni, e em simples, com Thiago Monteiro. Com isso, o time Brasil vai jogar a fase de grupos das Finais da Davis pela primeria vez desde a mudança de formato, em 2019.

Matos e Meligeni colocam Brasil à frente

As duas seleções haviam chegado neste sábado empatadas depois de Monteiro ter batido Karl Friberg e Gustavo Heide ter sido derrotado por Elias Ymer. O terceiro embate era a partida de duplas, onde Meligeni e Matos, dupla que vem jogando cada vez melhor nos últimos tempos, enfrentaram Andre Goranson e Filip Bergevi, vencendo com certa facilidade em pouco menos de 1h30.

Sacando muito bem desde o início, os brasileiros conseguiram dominar os pontos. Além disso, a consistência de Meligeni no fundo de quadra foi algo a se observar, principalmente após Felipe não ter jogado simples para dar lugar a Heide. Com uma quebra acima desde o primeiro game, a dupla brasileira venceu o primeiro set em 6/2, e, na segunda parcial, também conquistaram uma quebra cedo e caminharam para uma vitória tranquila.

No entanto, eles foram quebrados quando sacavam para o jogo, dando a oportunidade para os suecos, empurrados pela sua torcida, encostarem no placar, mas não foi isso que aconteceu. Matos e Meligeni rapidamente devolveram a quebra e, na segunda chance de sacar para fechar o confronto, não desperdiçaram e venceram em 7/5.

Monteiro vence Ymer e classifica o Brasil

No duelo dos raquetes 1 do confronto, Monteiro e Ymer se enfrentaram e, buscando manter o seu país com chances de classificação, o sueco fez jogo duro. Agressivo em suas devoluções desde o início, o sueco rapidamente conseguiu uma quebra, que foi devolvida por Monteiro logo depois. No entanto, o brasileiro continuou tendo problemas para lidar com o adversário, sendo quebrado novamente no último game do set e saindo atrás.

Depois disso, porém, o brasileiro conseguiu mostrar que também pode ser agressivo, e se colocou à frente com um break que não durou muito, já que seria devolvido por Ymer logo depois. Sacando muito bem, os dois tenistas não deram muitas chances de quebra, até que Monteiro acabou vacilando e dando três break points para o seu rival, que não aproveitou. Logo depois, o brasileiro não desperdiçou as suas oportunidades, garantindo a quebra que definiria o set e o empate no confronto.

Monteiro se mostrou mais forte psicologicamente do que o seu adversário a partir do terceiro set, tomando o controle do confronto com uma quebra logo de cara. Dois games depois, mais um break aumentou a vantagem para o brasileiro, que só teve o trabalho de administrar o placar para garantir uma vitória importante e mandar o Brasil para a fase de grupos das finais da Copa Davis.

FT: Suécia 1-3 Brasil

(Foto: Andre Gemmer/Greenfilmes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *