Atlético de Madrid
Futebol La Liga

Com gol brasileiro, Atlético de Madrid vence Valencia sem dificuldades

Neste domingo (28), o Atlético de Madrid recebeu o Valencia no Civitas Metropolitano em Madri, em um clássico do futebol espanhol. Ambas as equipes vinham com históricos positivos na LaLiga, e em uma partida com duas defesas dominantes, o time da casa levou a melhor. Sem grandes chances na primeira parte do jogo, o Atlético conseguiu respirar em um lindo passe de Griezmann para Samuel Lino abrir o placar no último minuto do primeiro tempo.

Já no segundo tempo, o Valencia tentou buscar o resultado, porém, sem gerar grandes chances, viu o time inteiro do Atlético criar uma bela jogada coletiva que acabou em cruzamento de Molina para Memphis, marcando em seu segundo jogo consecutivo e fechando o jogo em 2 a 0.

Samuel Lino marca e Atlético de Madrid respira no intervalo.

No primeiro tempo, onde as defesas geraram bastante desconforto aos ataques, o Atleti, por jogar em casa, tomou a iniciativa na maioria dos momentos. Procurando furar a forte defesa do Valencia, Diego Simeone resolveu poupar algumas peças em relação ao time que eliminou o Sevilla na Copa do Rei na quinta-feira (25). Para esta partida, Memphis, autor do gol na quinta, entrou no lugar de Morata, buscando dar mais velocidade ao ataque na dupla com Griezmann.

Com as mudanças no time do Atlético, as grandes chances no primeiro tempo acabaram saindo pelo lado esquerdo, com Samuel Lino e Memphis incomodando bastante Foulquier e Fran Pérez. Destaque também para algumas belas defesas do goleiro Mamardashvili, que salvou o time de Valência em diversas ocasiões. Com o tempo, as equipes diminuíram o ritmo, e o Valencia começou a ter um pouco mais de posse, procurando incomodar a forte defesa do Atlético de Madrid.

E foi em um contra-ataque no último minuto do primeiro tempo, após certa pressão do Valencia, que Griezmann achou um passe mágico do meio de campo para encontrar na entrada da área o brasileiro Samuel Lino. Este só teve o trabalho de esperar Mamardashvili sair e chutar rasteiro por baixo do goleiro, abrindo o placar e dando a chance para o Atlético ir para o intervalo com a vantagem.

Um valente Valencia que não reagiu

Com a diferença no placar, a tarefa era muito difícil para o Valencia, que tinha 45 minutos para fazer tudo o que não havia feito na partida: incomodar o gol de Oblak. Os Morcegos até tentaram, porém, um ajuste do Atlético de Madrid na formação, jogando em um 4-4-2 com Molina e Reinildo como laterais e liberando Lino de obrigações defensivas, fez com que o time colchonero começasse a jogar de maneira mais sólida.

O Valencia, então, colocou o atacante Yaremchuk para fazer dupla com Hugo Duro, mas apenas 1 minuto depois, o jogo seria resolvido. Em uma bela jogada coletiva, quase todos os jogadores do Atleti tocaram na bola, incluindo um chutão de Oblak, um cruzamento de Lino que passou por Griezmann e acabou em um cruzamento de Molina para a cabeçada de Memphis, marcando o segundo gol no jogo e o terceiro nesta edição da LaLiga. 2×0 Atlético.

A vantagem no placar deu conforto para o time da casa, que só precisou administrar o jogo até o final, afinal, a tarefa para o Valencia era complicada demais; poucas equipes conseguem virar um 2×0 no Cívitas Metropolitano. O placar poderia ser ainda mais elástico se não fosse o VAR revertendo um possível pênalti que o juiz marcou de Gayá em Molina aos 70 minutos. No final do jogo, o Valencia teve a posse de bola, mas sem converter essa posse em chances reais de gol, em um jogo muito pobre ofensivamente. O time não reagiu ao golpe do 2×0.

Análise final

Tivemos um bom jogo de futebol em Madrid neste domingo para fechar a semana de futebol internacional. O Atlético de Madrid mais uma vez mostrou todo o seu poder defensivo, sem permitir grandes chances para um também forte defensivamente falando Valencia. O Atlético garantiu a sua quarta vitória seguida em sequência e está em ótima forma em 3° lugar na La Liga, enquanto o Valencia, que não perdia há 5 jogos na LaLiga, ocupa o 8° lugar.

Podemos destacar as boas atuações de Samuel Lino, Memphis, Koke e Marmadashvili. O gol no último minuto do primeiro tempo deu espaço para Diego Simeone ajustar o time e garantir que seu time não tomaria gol. Enquanto o Valencia até tentou mudar o jogo, tomou um gol logo após colocar mais um atacante, gerando mais espaços defensivos. De forma geral, o time mais organizado merecidamente ganhou a partida.

Outros resultados deste domingo

– Celta de Vigo 0-1 Girona
– Cádiz 0-0 Atl. Bilbao
– Sevilla 1-1 Osasuna

(Foto: Twitter Atlético de Madrid)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *