Bayer Leverkusen Bundesliga
Futebol Bundesliga

Bundesliga: Leverkusen invicto, Bayern em crise, surpresas e rebaixados; a classificação final do campeonato

Neste sábado (18), chegou ao fim a temporada 2023/24 da Bundesliga. Em um ano completamente atípico para o futebol alemão, com várias surpresas acontecendo, o Bayer Leverkusen se tornou o primeiro clube da história a vencer o campeonato de forma invicta. No entanto, não foi apenas a equipe de Xabi Alonso que esteve entre as sensações alemãs.

O Stuttgart, comandado pelo técnico Sebastian Hoeness, venceu os últimos três jogos de sua campanha na Bundesliga, incluindo uma vitória crucial contra o Bayern, para garantir a segunda colocação no campeonato. Na última rodada, eles contaram com mais uma grande atuação para golear o Borussia Monchengladbach em casa e ir para a segunda posição.

O Bayern, por sua vez, vive uma crise que culminou em uma temporada sem títulos para a equipe. Além da eliminação precoce na Copa da Alemanha, a equipe também foi eliminada na UEFA Champions League. Para completar, amargou apenas uma terceira colocação na Bundesliga depois de uma derrota acachapante para o Hoffenheim fora de casa.

Completando aqueles times que vão para a Champions League pela Bundesliga, nós temos o bom RB Leipzig, comandado por Marco Rose. A equipe ficou com uma boa quarta colocação após o empate fora de casa contra o Eintracht Frankfurt. Na despedida de Marco Reus do Signal Iduna Park, o Borussia Dortmund, finalista da Champions, venceu o Darmstadt para também garantir uma vaga na maior competição continental do mundo.

Frankfurt na Europa League e possível surpresa na Conference

Campeão da competição em 2022, o Eintracht Frankfurt está de volta a Europa League nessa temporada, garantindo a vaga pela Bundesliga. Comandados pelo técnico Dino Toppmoller e contando com jogadores interessantes como Omar Marmoush, Mario Gotze e Hugo Ekitiké, a equipe termina o campeonato na sexta colocação.

A vaga na UEFA Europa Conference League, porém, ainda está indefinida. Pela Bundesliga, o Hoffenheim garantiu a vaga após bater o Bayern, mas a equipe tem chances de ser “promovida” a uma vaga da UEFA Europa League se o Leverkusen vencer a final da UEL ou o Dortmund for campeão da UCL. Nesse cenário, a vaga na Conference ficaria com o modesto Heidenheim, que fez uma campanha histórica em sua primeira temporada na Bundesliga e terminou em oitavo.

Rebaixados e playoffs de rebaixamento na Bundesliga

FC Koln BundesligaO sábado não foi apenas de notícias boas para os torcedores na Bundesliga, já que algumas equipes sacramentaram os seus rebaixamentos para a segunda divisão. Lanterna, o Darmstadt já estava rebaixado, mas outro time que confirmou o seu descenso foi o tradicional Colônia, que foi derrotado pelo Heidenheim e não conseguiu se salvar.

A disputa para fugir do playoff de rebaixamento também foi bastante agitada. O Union Berlin, equipe que fez história ao garantir a vaga na Champions League no ano passado, começou a rodada na zona de playoff, mas garantiu uma vitória apertada contra o Freiburg na última rodada para escapar. Com isso, o Bochum, que foi derrotado pelo Werder Bremen na última rodada, vai enfrentar o Fortuna Dusseldorf para tentar se manter na primeira divisão.

Confira os classificados e rebaixados da Bundesliga nesta temporada:

Campeão: Bayer Leverkusen (invicto)
UEFA Champions League: Stuttgart, Bayern, RB Leipzig e Borussia Dortmund
UEFA Europa League: Eintracht Frankfurt
UEFA Europa Conference League: Hoffenheim
Rebaixados: Colônia e Darmstadt
Playoff de rebaixamento: Bochum x Fortuna Dusseldorf

(Foto: Twitter Bayer Leverkusen)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *