Depois de uma eliminação precoce em Indian Wells, João Fonseca (80º) está disputando o Challenger de Phoenix. Vários tenistas que saíram de forma rápida no Masters 1000 foram para a disputa. Por conta disso, muitos chamaram a atenção para o fato da competição parecer mais um ATP 250.
No dia 19 de março, inicia o Miami Open, segundo Masters 1000 do mês. Os tenistas também estarão na disputa e, não querendo ficar sem jogos entre a derrota em Indian Wells e o começo do outro, escolheram por disputar um Challenger.
Nesse momento, não há qualquer disputa do Circuito da ATP ao nível de 250 ou 500. O que também explica a decisão dos jogadores por um Challenger. E isso resultou no Challenger de Pheonix se tornando mais importante do que era esperado.
Challenger de Phoenix 2025

Com a chave principal começando na última terça-feira (11), o Challenger de Phoenix teve diversos tenistas de destaque. Kei Nishikori (76º), João Fonseca, Alexander Bublik (82º), Jan-Lennard Struff (46º), Nuno Borges (36º) e Flavio Cobolli (40º) se inscreveram para o torneio.
Assim, o Challenger acabou se tornando de alto nível e, nas quartas de final, há sete tenistas do top 100. Apenas Colton Smith (261º) não está entre os 100 melhores do mundo e participa do torneio atráves de wild card. Também é o único americano da lista e irá enfrentar Borges nesta quarta-feira (14).
Courentin Moutet (79º) terá partida contra Bublik, Nishikori e Cobolli se enfrentam. João Fonseca, que superou Struff nas oitavas, joga contra Hugo Gaston (93º). Com grandes jogos, há uma alta expectativa de partidas de alto nível entre os atletas.
Até aqui, alguns jogos já chamaram atenção:
- Luca Nardi (61º) perdeu para Nishikori, por 4/6 e 3/6;
- Aleksander Vukic (64º) foi derrotado por Bublik, por 6/3, 3/6 e 6/3;
- Fonseca ganhou de Stuff, por 6/1, 4/6 e 6/3;
- Pedro Matínez (41º) foi superado por Moutet, por 4/6 e 3/6.
João Fonseca em Pheonix

O brasileiro já fez duas partidas no Challenger de Phoenix. Na primeira, enfrentou Pavel Kotov (102º) e venceu com certa facilidade. João dominou o primeiro set, ganhando por 6/2. No segundo teve um pouco mais de dificuldade, mas a vitória veio por 6/4.
Contra Struff, Fonseca fez uma partida mais equilibrada, ganhando por 2 a 1, parciais de 6/1, 4/6 e 6/3. Sem freio no primeiro set, dominou o alemão e se impôs nos games. Mas o ritmo caiu no segundo, com o adversário melhorando após ser controlado e ganhando por 6/4.
No último, mesmo com equilíbrio, o brasileiro de 18 anos se saiu melhor. João conseguiu uma quebra já no segundo game e, se mantendo bem nos games de serviço, confirmou a vitória. Só neste set, defendeu cinco break points.
Agora nas quartas de final, irá enfrentar Hugo Gaston no Challenger de Phoenix. Fonseca vem como o claro favorito para o jogo. Se avançar, irá jogar contra o Nishikori ou Cobolli. O jogo de João acontece à noite, às 23h (horário de Brasília).
Ranking de João Fonseca

Na última atualização do ranking, João era o 80º, com 750 pontos. Após uma vitória na chave principal de Indian Wells e duas no Challenger de Phoenix, Fonseca está com 805 pontos e é o 77º do ranking ao vivo da ATP.
Em caso de vitória nas quartas de final, o brasileiro chega a 830 pontos e sobe mais algumas posições. Mas, se for campeão, sua pontuação final será de 955 e teria uma chance de entrar no top 60 pela primeira vez na carreira.
Foto: Clive Brunskill/Getty Images



