O Chelsea voltou a vencer na pré-temporada sob o comando de Xabi Alonso. Neste sábado, os Blues não deram muitas chances ao Milan, de Ruben Amorim, e venceram por 3 a 0 em Jacarta, na Indonésia.
A partida foi movimentada desde os primeiros minutos. As duas equipes buscaram o ataque e criaram oportunidades para abrir o placar. Apesar de também ter tido seus momentos, o Milan viu o Chelsea assumir o controle da partida e criar as melhores chances.
A superioridade dos ingleses acabou sendo transformada em gol pouco antes do intervalo. João Pedro apareceu bem na área e marcou de cabeça, colocando o Chelsea em vantagem. O atacante brasileiro ainda voltaria a balançar as redes logo no começo do segundo tempo.
Apenas 30 segundos depois do reinício, João Pedro aproveitou uma oportunidade dentro da área e marcou novamente, aumentando a vantagem dos Blues. Pouco depois, aos 50 minutos, Moisés Caicedo completou a goleada com um belo voleio após cobrança de escanteio.
O Chelsea apresentou uma atuação segura e mostrou algumas novidades importantes no trabalho de Xabi Alonso. Os Blues, inclusive, voltam a campo em menos de 24 horas para enfrentar o Johor Darul Ta’zim, da Malásia.
Alonso testa nova formação
Desde a chegada de Xabi Alonso, uma das principais dúvidas envolvendo o Chelsea era justamente qual seria a formação preferida do novo treinador. Até então, o espanhol vinha utilizando o 4-2-3-1, mas a partida contra o Milan trouxe uma novidade.
Alonso apostou no 3-4-2-1, sistema que foi muito importante durante sua passagem pelo Bayer Leverkusen. Curiosamente, essa formação também foi capaz de causar problemas para Ruben Amorim durante sua passagem pelo Manchester United.
A mudança pareceu funcionar bem para o Chelsea. O trio ofensivo formado por João Pedro, Cole Palmer e Danny Welbeck teve bastante mobilidade durante o primeiro tempo e conseguiu criar espaços na defesa italiana.
Além disso, o Chelsea pareceu confortável atuando com três zagueiros de origem. Wesley Fofana, Jorrel Hato e Josh Acheampong formaram a linha defensiva e deram ao time uma estrutura que pode ser importante ao longo da temporada.
Ainda é cedo para dizer se o 3-4-2-1 será a formação utilizada por Xabi Alonso nos jogos oficiais. No entanto, o treinador já mostrou que está disposto a testar diferentes alternativas e adaptar seu time de acordo com o adversário.

Alonso ganha opções pelas alas
A mudança de esquema também abriu espaço para que Marco Palestra, contratado pelo Chelsea nesta janela de transferências, pudesse mostrar mais de suas características. E o jogador aproveitou muito bem a oportunidade.
Palestra teve liberdade para avançar sempre que encontrou espaço e apareceu diversas vezes em regiões mais centrais do campo. A movimentação chamou atenção principalmente porque o jogador atuou pelo lado esquerdo do meio-campo.
Essa versatilidade é justamente uma das características que ajudaram a tornar Palestra uma contratação interessante para o Chelsea. Em um sistema com três zagueiros, jogadores capazes de ocupar diferentes posições podem ter ainda mais importância.
Do outro lado do campo, Pedro Neto foi escolhido para começar a partida. O português, que é naturalmente um jogador de ataque pelos lados, também mostrou disposição para cumprir funções mais amplas no sistema de Alonso.
Pedro Neto teve participação direta no segundo gol de João Pedro. O jogador fez um bom cruzamento para dentro da área e ajudou a construir a jogada que terminou nas redes.
Nos 30 minutos finais, Geovany Quenda entrou no lugar de Pedro Neto. Mais acostumado a desempenhar esse tipo de função por ter trabalhado com Ruben Amorim no Sporting, o jovem português também mostrou boa conexão com Palestra.
A atuação dos dois reforça a ideia de que Xabi Alonso terá diferentes alternativas caso decida manter o 3-4-2-1 durante a temporada.

Acheampong ganha pontos
A utilização de uma defesa com três jogadores também parece ter ajudado Josh Acheampong. O jovem defensor já demonstrou potencial no Chelsea, embora tenha apresentado algumas atuações irregulares quando foi utilizado no time principal.
Contra o Milan, Acheampong começou pelo lado direito da linha de três zagueiros e teve uma tarefa complicada: marcar Rafael Leão, um dos jogadores mais perigosos do time italiano.
Mesmo diante desse desafio, o jovem inglês teve uma atuação de alto nível. Acheampong mostrou segurança defensiva e conseguiu fazer uma excelente intervenção no primeiro tempo para impedir uma jogada perigosa de Leão.
A presença de dois outros zagueiros ao seu lado também parece ter oferecido maior segurança ao defensor. Com menos responsabilidades para cobrir grandes espaços sozinho, Acheampong conseguiu se concentrar em seus duelos e aproveitar melhor suas características.
Xabi Alonso parece disposto a dar oportunidades ao jovem jogador durante a pré-temporada. Uma atuação como essa contra o Milan certamente ajuda Acheampong a ganhar confiança e também aumenta suas chances de receber espaço no elenco.

Chelsea mostra força nas bolas paradas
Outro ponto que chamou atenção na vitória do Chelsea foi a eficiência nas bolas paradas. A contratação de Austin MacPhee para trabalhar especificamente nesse setor gerou expectativas, e o time já apresentou sinais interessantes.
Os Blues marcaram dois gols originados de cobranças de escanteio durante a partida contra o Milan. O primeiro deles foi justamente o gol de João Pedro, que apareceu livre na área para completar a cobrança de cabeça.
No terceiro gol, a jogada também nasceu de um escanteio. Roméo Lavia optou por uma cobrança direcionada para a entrada da área, onde Moisés Caicedo apareceu para finalizar de primeira.
O volante equatoriano acertou um belo voleio e transformou a jogada ensaiada em mais um gol para o Chelsea. A finalização mostrou que as bolas paradas não precisam necessariamente resultar em gols após uma disputa dentro da pequena área.
Para Xabi Alonso, pouco importa se os gols são bonitos ou não. O objetivo é fazer o Chelsea ser mais eficiente nesse tipo de situação, e a vitória sobre o Milan mostrou que o trabalho de Austin MacPhee pode começar a gerar resultados.
A goleada por 3 a 0 também serviu para Xabi Alonso testar novas ideias e observar diferentes jogadores em funções distintas. João Pedro e Moisés Caicedo foram os grandes destaques no placar, mas a mudança de formação, a atuação de Acheampong e a força nas bolas paradas também deixaram sinais positivos.
Ainda se trata de uma partida de pré-temporada, portanto não é possível tirar conclusões definitivas sobre o Chelsea para a temporada. Mesmo assim, o desempenho contra o Milan oferece boas indicações sobre o que Alonso pretende construir nos próximos meses.
Foto: X/Chelsea



