colombia panama copa america
Futebol Copa América

Copa América: Colômbia amassa Panamá e se classifica pra semifinal

Uma vez mais, James Rodríguez foi o comandante da Colômbia nesta edição da Copa América. Neste sábado (06), o meia do São Paulo teve participação direta em grande parte das ações ofensivas e nos gols da goleada dos Cafeteros pra cima do Panamá em Glendale, que garantiu os colombianos na semifinal.

Mostrando um futebol dominante, a Colômbia construiu o resultado ainda na etapa inicial em gols de Jhon Córdoba, James e Luís Díaz. Já na volta do intervalo, o palmeirense Richard Ríos e o ex-Verdão Miguel Borja definiram a goleada.

O jogo

Tendo todo o favoritismo da partida, a Colômbia tratou de impor seu ritmo logo nos primeiros minutos, na base da velocidade e na troca de passes. Assim, aos 8, um belo cruzamento de James achou Córdoba na área para, se antecipando aos zagueiros panamenhos, testar firme para abrir o placar.

O gol anotado não diminuiu o ânimo colombiano e, em boa trama pela esquerda, Arias avançou até ser derrubado na grande área pelo goleiro Orlando Mosquera. Pênalti assinalado em cima do meia do Fluminense e que James, com categoria, ampliou o placar aos 15 mandando no ângulo da meta.

O Panamá só teve sua primeira, e talvez única, grande chance aos 20, em cobrança de falta onde Miller subiu mais alto e cabeceou para grande defesa do goleiro Vargas. Nada que mudasse o panorama do jogo, já que a Colômbia seguiu tendo as ações e chegaria ao terceiro gol aos 40. Em cobrança de falta de James, a bola chegou até Díaz, e o atacante do Liverpool se viu cara a cara com Mosquera para bater na saída do goleiro à meia-altura.

No 2º tempo, já em situação confortável, os colombianos passaram a cadenciar mais o jogo, mas ainda assim não eram ameaçados pelo Panamá, que tinha problemas para sair de seu campo. Com isso, Ríos ficou com uma sobra de Muñoz após este sofrer uma possível falta na entrada da área, e arrematou de primeira sem dar chances a Mosquera, deixando 4×0 no placar.

Entregues em campo, o Panamá ainda teve uma outra chance em chute de longe de Fajardo onde Vargas fez a defesa. Mas quem balançou as redes foi Borja, já nos acréscimos, em nova penalidade em cima de Arias. Festa colombiana garantida no Arizona.

Final: Colômbia 5×0 Panamá

Agora, a seleção cafetera aguarda o vencedor do confronto entre Brasil e Uruguai, que se enfrentam na noite deste sábado, para conhecer seu futuro adversário por um lugar na decisão. Já o conjunto canalero se despede de sua estreia na Copa América depois de vencer os anfitriões Estados Unidos na fase de grupos e ficar na segunda colocação.

(Foto: Getty Images)