Criciúma x Vasco
Futebol Brasileirão

Criciúma aplica goleada histórica contra o Vasco, que demite técnico Ramón Diaz

Neste sábado (27), o Vasco foi goleado por 4 a 0 pelo Criciúma em São Januário, na abertura da quarta rodada do Brasileirão. Em um resultado histórico, o Vasco perdeu pela segunda vez para o Criciúma em São Januário em toda a sua história.

O Criciúma abriu o placar ainda na primeira etapa com Felippe Matheus. Vegetti ainda perdeu um pênalti na primeira etapa. Com o resultado positivo, o Criciúma jogou a segunda etapa sem sofrer pressão e, logo no primeiro minuto, ampliou com o próprio Felippe Matheus. A equipe ainda marcou mais dois gols com Bolasie e Higor Meritão, fechando o placar.

A torcida vascaína, que lotou mais uma vez São Januário, começou com vaias ainda no intervalo. Na segunda etapa, ficou na bronca com a equipe, com direito a aplausos para o Criciúma e muitas críticas direcionadas ao técnico Ramón Diaz. Com o resultado, o Vasco conheceu sua terceira derrota em quatro jogos, enquanto o Criciúma subiu para a sétima posição, mesmo com um jogo a menos no campeonato.

Após o jogo, a diretoria do Vasco, através de suas redes sociais, anunciou a demissão imediata de Ramón Diaz. O técnico argentino assumiu a equipe no ano passado e foi um dos responsáveis por manter a equipe na primeira divisão. No entanto, após um começo ruim no Brasileiro e não se classificar no Carioca, ele caiu. Ramón Diaz era ligado ao River Plate nas últimas semanas.

Primeiro tempo lento

Ambas as equipes começaram estudando muito o jogo. A primeira chance só saiu após 15 minutos, em boa cabeçada de Vegetti pelo Criciúma. O time cruzmaltino controlava o jogo em chances criadas até que, aos 31 minutos, após Bolasie ganhar de cabeça no meio de campo, a bola sobrou para Felippe Matheus, que dominou e de muito longe, chutou de trivela no canto esquerdo de Léo Jardim para abrir o placar.

Com o resultado positivo, o Vasco perdeu grandes chances e poderia ter empatado após Felippe Matheus chutar em Vegetti. Na cobrança, o atacante argentino teve a chance aos 39 minutos, porém acabou chutando na meia-altura na esquerda e o goleiro Gustavo fez bela defesa. Após este susto, foi a vez de Léo Jardim fazer boas defesas para finalizar a primeira etapa. Na saída, a torcida protestou bastante e fez duras cobranças.

Criciúma constrói resultado histórico

Criciúma x Vasco
(Foto: Divulgação/Criciúma)

Ganhar do Vasco em São Januário é uma tarefa das mais difíceis, seja pelo clima hostil da torcida apaixonada e a sensação de estádio raiz que o gramado traz, ou a equipe da casa que claramente defende bem quando joga em seus domínios. Porém, não foi o caso desta noite. O Criciúma estava com tudo e logo no primeiro minuto da segunda etapa, com boa jogada de Bolasie que cruzou rasteiro da direita, a bola passou no meio da área e sobrou para Felippe Matheus bater cruzado rasteiro e ampliar o placar.

Tomar um gol tão cedo foi como um balde de água fria. O Vasco sentiu demais a pressão sofrida no fim da primeira etapa e não começou bem na segunda etapa. Bolasie, que por muitos é um dos grandes reforços do futebol brasileiro, jogava muito bem, com direito a um drible girando que irritou vascaínos. O atacante ex-Premier League incomodava demais a defesa vascaína e aos 9 minutos foi a sua vez de marcar. Aproveitou o espaço dado, recebeu um cruzamento no meio de campo, carregou até a área, driblou Hugo Moura e chutou com a canhota na saída de Leó Jardim para marcar um belo gol, o terceiro do Criciúma.

O Criciúma tinha uma vantagem enorme e, por conta disso, apenas fechou sua defesa e esperou erros do Vasco, que até chegou bem ao ataque com Adson, que parou em Gustavo. E quando parecia que o time poderia reagir, foi aí que a equipe de Santa Catarina matou o jogo, em um escanteio cobrado pelo melhor do jogo, Felippe Matheus. Walisson Maia ganhou de cabeça e escorou para Higor Meritão dominar e cabecear sozinho após erro de marcação da defesa do Vasco. 4×0 e goleada garantida pelo Criciúma.

A partir do quarto gol, a goleada estava completa e a torcida do Vasco aplaudiu a equipe visitante em um momento histórico. Deste momento em diante, foram apenas vaias para o Vasco e gritos de Olé para o Criciúma, que controlou bem o jogo até o apito final, além de uma latinha de cerveja lançada ao campo.

O clima de São Januário sempre é hostil, seja para o adversário ou para o próprio Vasco quando as coisas não vão bem em campo. O Vasco até tentou com Adson, Piton e Vegetti, porém todos sem sucesso, enquanto o Criciúma quase chegou ao quinto gol, mas parou em Léo Jardim.

FT: Vasco 0-4 Criciúma

Análise final

O Vasco sofreu a sua segunda derrota em casa para o Criciúma em toda a sua história, uma sonora goleada. Um jogo que não vai sair da cabeça do torcedor tão cedo e, por isso, não poderia passar sem ter nenhum tipo de resposta da diretoria vascaína, que optou por demitir o técnico Ramón Diaz imediatamente. Ramón, que salvou o Vasco do rebaixamento no ano passado e vinha construindo um bom trabalho, foi mal no Carioca e em um péssimo começo de Brasileiro não apresentou as qualidades que salvaram o Vasco no ano passado.

Nada disso interessa ao Criciúma, que finalmente mostra porque subiu à Série A após anos na segunda divisão. A equipe de Santa Catarina jogou muito bem e foi merecedora do resultado. Felippe Matheus e Bolasie foram muito bem no jogo e garantiram uma vitória histórica para o Criciúma, que tenta mostrar a todos que não quer apenas lutar contra o rebaixamento neste ano. O time terá teto para mais? A ver…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *