Cristiano Ronaldo, Portugal
Futebol Eurocopa

Cristiano Ronaldo se torna primeiro jogador a disputar seis Eurocopas

Na última terça-feira (18), Cristiano Ronaldo fez história ao se tornar o primeiro jogador a participar de seis edições da Eurocopa. CR7 alcançou essa marca durante a vitória de virada de Portugal sobre a República Tcheca, em Leipzig, na primeira rodada do Grupo F da competição, e que deu à seleção portuguesa a vice-liderança provisória da chave.

Cristiano Ronaldo participou das edições de 2004 (quando Portugal foi vice-campeão diante da Grécia), 2008 (quartas de final), 2012 (semifinais), 2016 (campeão contra a França), 2020 (realizada em 2021; oitavas de final) e 2024 (atualmente em andamento). O jogador, vestindo a camisa 7, é o maior artilheiro da história da Eurocopa, com 14 gols nas cinco edições em que jogou, entre outros recordes.

Dias antes de estrear com seu país no torneio, o astro português declarou seu orgulho e sua emoção pela conquista, porém, reforçou que esta é apenas mais uma página de sua história no futebol, onde atualmente veste a camisa do Al-Nassr, da Arábia Saudita.

Estou orgulhoso de ser o primeiro jogador a disputar seis Euros. Estou emocionado com isso, pois mostra a longevidade da minha carreira no futebol. No entanto, é apenas um capítulo do que Cristiano Ronaldo conquistou no futebol. Estou feliz, me sinto privilegiado por estar aqui”.

– afirmou CR7 em entrevista à UEFA, dias antes da estreia na Euro 2024.

Os recordes de CR7 na Eurocopa:

Mais edições: 6

Mais gols: 14

Mais partidas: 26

Mais vitórias: 13

Mais minutos em campo: 2.339

Cristiano Ronaldo pode quebrar outros recordes

Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo tem a chance de estabelecer novos recordes nesta Euro na Alemanha. Caso marque um gol nos próximos jogos, ele se tornará o jogador mais velho a fazê-lo no torneio, ultrapassando o austríaco Ivica Vastic, que tinha 38 anos e 257 dias quando marcou contra a Polônia na Euro 2008. Junto de
CR7, o brasileiro Pepe, zagueiro da seleção portuguesa com 41 anos, também está na disputa por esse recorde.

Além do possível recorde como atleta mais velho a balançar as redes numa Eurocopa, Cristiano Ronaldo poderá fazer história em outra categoria. O atacante está a apenas uma assistência de igualar o tcheco Karel Poborsky, que detém o recorde com oito passes para gols no campeonato de seleções.

Após vencer a República Tcheca na estreia do Grupo F, os portugueses vão enfrentar a Turquia no próximo sábado, num confronto direto pela liderança da chave e classificação antecipada para as oitavas de final da Euro. O jogo acontece em Dortmund, no Signal Iduna Park, e será realizado às 13h (de Brasília).

Cristiano Ronaldo e jogadores de Portugal
Cristiano Ronaldo e colegas de seleção agradecem a torcida após Portugal 2×1 República Tcheca — Foto: GSI/Icon Sport via Getty Images
Foto: GSI/Icon Sport via Getty Images