th
NFL

Dallas Cowboys voltam a vencer com atuação monumental de Ceedee Lamb e final alucinante

Na penúltima semana da temporada regular, dois dos melhores times da NFC se enfrentaram no AT&T Stadium, no Texas. O Dallas Cowboys (11-5) venceu o Detroit Lions (11-5) e vai secar o Eagles para reassumir a liderança da divisão. Em jogo eletrizante, decidido no último lance, os Cowboys venceram mais uma vez jogando em casa em confronto que pode se repetir na pós-temporada.

Análise

Após duas derrotas consecutivas, o Dallas Cowboys voltava a jogar diante da sua torcida, onde mantinha 100% de aproveitamento. Sem conseguir implementar o ataque terrestre, os Cowboys dependeram totalmente de Dak Prescott e Ceedee Lamb no ataque. Os dois brilharam, e conduziram o time a vitória – apesar de decisões questionáveis de Mike McCarthy no final do jogo que quase custaram o resultado para Dallas. Com o resultado, os Cowboy precisam vencer seu último jogo e torcer por uma derrota de Philadelphia para conquistarem a divisão e ter mando de campo na pós-temporada.

Já o Detroit Lions, vindo de duas vitórias seguidas e com o título da NFC Norte assegurado, visitava Dallas ainda na briga pela seed #1 da conferência. Com boa atuação da defesa, os Lions desafiaram os Cowboys em seus domínios, e poderiam ter saído com a vitória – não fosse por uma falta no último lance e a hiperagressividade de Dan Campbell. Apesar da derrota, que praticamente assegura a seed #3 para Detroit, o time mostrou que pode ser uma dor de cabeça para qualquer adversário nos playoffs da NFC e pode sim almejar alcançar o Super Bowl.

O jogo

Começando o jogo com a bola, o Detroit Lions tentou impor o jogo terrestre logo no início; mas, sem encontrar sucesso, se viu logo em uma terceira descida longa. Jared Goff conseguiu encontrar Khaliff Raymond com belo passe no meio do campo para manter a campanha viva. Logo na jogada seguinte, Amon Ra St. Brown conseguiu um ganho de 24 jardas, colocando o time no campo de ataque. Porém, após boas corridas de Montgomery, Goff teve dois passes incompletos em sequência, forçando os visitantes a chutar um field goal de 41 jardas convertido por Michael Badgley para marcar os primeiros pontos da partida.

Do outro lado, a primeira campanha de Dallas foi marcada pelos improvisos de Dak Prescott dentro do pocket. Na primeira oportunidade, ele conseguiu encontrar seu principal recebedor, Ceedee Lamb, na lateral do campo – o wide receiver escapou dos tackles para ganhar 31 jardas. Porém, já na linha de 32 jardas do campo de ataque, o quarterback dos Cowboys conseguiu sobreviver ao sack, mas forçou outro passe para Lamb e acabou sendo interceptado por Melifonwu.

O retorno da interceptação colocou Detroit próximo ao meio campo, mas o time do Michigan não conseguiu capitalizar a ótima oportunidade criada pela defesa. Após uma corrida negativa de Jahmyr Gibbs colocar o time em situação de terceira descida longa, Jared Goff foi sackado na terceira descida, forçando o punt dos Lions.

Com a bola próxima de sua própria end zone, na linha de 11 jardas, os Cowboys tentaram começar o drive correndo com a bola, mas Tony Pollard não conseguiu nada contra a defesa adversária. Se vendo em uma situação de terceira descida para 13 jardas, os donos da casa não foram nada conservativos: Dak Prescott quase foi sackado para um safety, mas conseguiu sobreviver e improvisando, mais uma vez, conseguiu encontrar passe longo para Lamb, que correu completamente livre para anotar um touchdown espetacular de 92 jardas.

Atrás do placar, o Detroit Lions continuou insistindo no jogo terrestre. Mas, em uma terceira descida curta, Dante Fowler conseguiu uma penetração sensacional para parar Montgomery e forçar o primeiro three and out dos Lions na noite.

Só que do outro lado, a campanha do Dallas Cowboys também acabou após apenas 3 jogadas. Após uma falta de saída falsa e um passe incompleto, Dallas mais uma vez se viu em situação de terceira longa; mas dessa vez a chamada ofensiva foi mais conservadora, com os donos da casa correndo sem sucesso com Pollard e chutando um punt na sequência.

Mais uma vez começando em boa posição de campo após retorno, os Lions entraram no campo ofensivo após a primeira jogada, com recepção de St. Brown para ganho de 20 jardas. Entretanto, na jogada seguinte, em uma tentativa de play action screen, o cornerback de Dallas, Jourdan Lewis, leu perfeitamente a intenção dos Lions e conseguiu uma interceptação fantástica.

Mas a campanha que poderia colocar os Cowboys duas posses a frente acabou de forma desastrosa: após belo drive colocar Dallas na linha de 5 jardas do campo de ataque, Prescott encontrou Lamb após play action; na tentativa de esticar a bola para marcar o touchdown, o wide receiver acabou perdendo o controle e viu a bola sair pela endzone, devolvendo a bola para Detroit com o touchback.

Só que a campanha de Detroit não começou nada bem. E quando parecia que os Lions não aproveitariam a oportunidade dada pelo oponente, a agressividade de Dan Campbell manteve o drive vivo . Em uma quarta descida para duas jardas, ainda no campo de defesa, o head coach de Detroit chamou um fake punt que deu sobrevida a campanha do seu time. Boas corridas de Jahmyr Gibbs levaram os Lions até a linha de 2 jardas do oponente. Porém, a defesa dos Cowboys conseguiu sobreviver na redzone, forçando uma quarta descida para quatro jardas. Mais uma vez Dan Campbell foi agressivo, mas dessa vez não obteve sucesso.

Começando encurralado no seu próprio campo, Dallas começou bem a campanha, sendo efetivo para conquistar as primeiras descidas. Entretanto, já próximos ao meio de campo, Prescott foi sackado por Aidan Hutchinson, forçando mais um punt e dando mais uma chance para os Lions ainda no primeiro tempo.

Com apenas 1:40 no relógio, mas uma boa posição de campo, Detroit administrou mal o relógio, tentando correr com a bola. O jogo terrestre não obteve sucesso, forçando os visitantes a devolver a bola para Dallas ainda antes do intervalo. Mas com pouco tempo para fazer qualquer coisa, o jogo foi para o intervalo em 7×3 para os Cowboys após mais um sack de Hutchinson em cima de Dak.

Dallas teve a bola para começar o segundo tempo. Mas a dificuldade imensa de produzir no jogo terrestre continuou colocando Prescott em situações claras de passe. Em uma terceira descida para oito jardas, o quarterback conectou com Lamb para manter a campanha viva. Mas na sequência, em nova terceira descida, desta vez para 12 jardas, Dak não conseguiu achar nenhum recebedor, acabando a campanha dos Cowboys de forma precoce.

Na sequência, o ataque do Lions finalmente apareceu para o jogo. Ganhando nas trincheiras, o jogo terrestre conseguiu dominar a linha defensiva de Dallas e Detroit conseguiu longa campanha, que durou 7:26 minutos, para enfim marcar seu primeiro touchdown na noite e virar o jogo. Coube a David Montgomery, que não tocava na bola desde o primeiro quarto, entrar na endzone para fazer 10×7.

Atrás no placar, o ataque dos Cowboys conseguiu sua primeira corrida explosiva no jogo, com Pollard ganhando 18 jardas. Mas fora esse lance, o ataque terrestre era completamente nulo e continuava colocando Dak em situações de terceiras descidas longas. O quarterback até conseguiu o suficiente para levar seu time ao alcance de field goal, mas eventualmente acabou sendo parado. Brandon Aubrey acertou chute de 51 jardas para empatar a partida no final do terceiro quarto.

Logo na primeira jogada da campanha, Jahmyr Gibbs arrancava para ganho de 35 jardas, mas uma falta de segurada do tight end anulou o ganho. Só que apenas duas jogadas depois, Jared Goff encontrou Jameson Williams em profundidade para ganhar 63 jardas, colocando o time na red zone. Só que mais uma vez a defesa dos Cowboys brilhou, parando o excelente ataque de Detroit nesta região de campo. Desta vez, Dan Campbell optou por chutar o field goal em uma quarta descida curta, para colocar seu time em vantagem.

Mais uma vez após ficar atrás no placar, Dak Prescott e o Dallas Cowboys responderam com mais uma bela campanha. Em 4:58 minutos atravessaram o campo, até que Dak encontrou Brandin Cooks livre na end zone para retomar a liderança com pouco mais de 7 minutos para o final da partida.

Após o ataque dos Lions sair de campo após um three and out, a defesa brilhou, com Aidan Hutchinson conseguindo seu terceiro sack na noite em uma terceira descida crucial, devolvendo a bola para Goff com 2:33 para o final do jogo. Entretanto, precisando de um touchdown a todo custo, Jared Goff forçou o passe já na segunda jogada da campanha, sendo interceptado por Donovan Wilson ainda no campo de defesa.

Porém, Dallas não só não conseguiu conquistar a primeira descida que precisava para assegurar a vitória, como também não queimou todo o cronômetro possível, devido a uma chamada questionável de Mike McCarthy. Assim, Aubrey chutou o field goal para fazer 20×13 dentro do two minute-warning.

Restando 1:41 no relógio e sem tempo para pedir, Jared Goff conduziu sua melhor campanha em toda a partida. Com passes precisos, ele achou seus melhores recebedores em Sam Laporta e Amon Ra St. Brown para avançar no campo. Já na red zone, mais uma vez ele acionou St. Brown, que conseguiu entrar na endzone para marcar o touchdown restando apenas 23 segundos.

Dan Campbell, mantendo a agressividade, arriscou a conversão de 2 pontos. Goff encontrou Tyler Decker, jogador de linha ofensiva, na endzone, no que seria o lance da vitória; mas a jogada voltou por falta. Mesmo com o recuo de 5 jardas, o head coach dos Lions novamente optou por não chutar o extra point e arriscar a conversão, mas sem sucesso, dando a vitória para o Dallas Cowboys.

T: Detroit Lions 19 x 20 Dallas Cowboys

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *