luka doncic points iso 1
Basquete NBA

Mesmo que o Dallas Mavericks perca o jogo 5, Luka Doncic terá feito história nesses playoffs

Se o Boston Celtics derrotar o Dallas Mavericks no jogo 5 das finais da NBA, na noite desta segunda-feira (17), Luka Doncic certamente terá feito história.

Não importa quanto tempo dure a melhor de sete, Doncic praticamente garantiu o primeiro lugar em pontos, assistências, rebotes e roubos de bola na pós-temporada de 2024.

O jogador de 25 anos somou 607 pontos na campanha dos Mavericks até o jogo 4 das finais da NBA, registrando 196 rebotes, 173 assistências e 38 roubadas de bola.

O companheiro de equipe Kyrie Irving está em segundo lugar nos playoffs com 472 pontos, então seria necessária uma lesão de Doncic no jogo 5 e Dallas ainda de alguma forma estendendo a série para sete jogos para dar ao “Uncle Drew” a chance de superar o campeão de pontuação da temporada regular.

Tyrese Haliburton, do Indiana Pacers, é o segundo em assistências durante os playoffs (123). A estrela dos Celtics, Jayson Tatum, tem 108 assistências, muito atrás de Doncic.

A chance mais próxima que alguém teria de destruir a chance de Doncic bater esse recordes é a de Tatum superar o “Tesouro” nos rebotes, já que ele está 20 atrás do esloveno.

O destaque do Minnesota Timberwolves, Anthony Edwards, está em segundo, atrás do esloveno, com 24 roubos de bola, com Irving bem longe de seu companheiro com 22.

Doncic lidera em mais categorias

Doncic lidera a NBA em outras categorias durante a pós-temporada de 2024, incluindo arremessos feitos e tentados (213/479), cestas marcadas e tentados de três pontos (66/202), lances livres marcados e tentados (115/148) , turnovers (83), entre outros.

É claro que os números de Doncic aumentaram não apenas devido à passagem de seu time por quatro rodadas dos playoffs, mas também porque as duas primeiras vitórias do Mavericks na série duraram seis jogos e a vitória nas finais da Conferência Oeste contra os Timberwolves durou cinco disputas.

O Boston Celtics, por sua vez, disputou três jogos a menos antes das finais da NBA, enfrentando o Miami Heat e o Cleveland Cavaliers em cinco jogos e o Indiana Pacers em uma varredura de quatro jogos.

O cinco vezes armador All-Star certamente adoraria terminar sua sexta temporada fazendo história individual, mas com certeza sacrificaria isso para fazer parte do primeiro time a se recuperar de uma desvantagem de 3 a 0 nos playoffs e vencer um título.