Yuri Lima
Mídia Esportiva Notícias

Divergências com a Globo fazem clubes de São Paulo abandonarem a LIBRA

O Botafogo-SP, Novorizontino, Ituano, Mirassol e Ponte Preta, times do interior de São Paulo e que atualmente estão na Série B do Campeonato Brasileiro, assinaram na noite da última quinta-feira (11), às suas adesões a Liga Forte União, que negocia os direitos do campeonato nacional a partir do ano de 2025. Os 5 clubes até a assinatura do acordo faziam parte da Liga do Futebol Brasileiro (LIBRA), que já havia fechado contrato com o Grupo Globo para a exibição de todos os clubes associados como mandantes até 2029 em todas as plataformas. 

O rompimento se deu pois, segundo os clubes paulistas, o contrato com os fluminenses estava com muitos problemas e que causaria prejuízos aos times de menor torcida, além de se posicionar que antes da assinatura, outros grupos de comunicação deveriam ser ouvidos. Sem contar que na visão dos dissociados, o contrato seria bem mais vantajoso à emissora que aos times, pois proporciona que, dependendo da inflação imposta pelo próximo governo federal, em 2027, o contrato pode ser rompido, caso o teto chegue aos 15%. Isso porque no contrato, o pagamento aos clubes será corrigido de acordo com o IPCA no ano, em nada menos que 5%, sem limites de deflação. 

Já a Forte União propõe que os direitos de transmissão possam ser pulverizados em diversos grupos, sem tanto peso para um só. Até agora, a liga está procurando os grupos de comunicação para negociar o repasse. 

A decisão da saída foi comunicada a LIBRA e a Globo, que ficaram surpresas com a troca. O método também pode ser considerado engenhoso para o negócio, pois quanto mais times da LFU na segundona deste ano, a probabilidade de terem uma boa parcela na Série A de 2025 é maior.

Além dos 5 clubes paulistas, a Liga Forte União tem mais 25 clubes associados: Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-RJ, Goiás, Fortaleza, América-MG, Cuiabá, Criciúma e Juventude, Sport, Ceará, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA e Operário-PR.

Já a LIBRA possui 12 clubes associados atualmente: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Atlético Mineiro, Red Bull Bragantino, Bahia, Vitória, Guarani, Sampaio Corrêa, ABC e Paysandu.

O Corinthians, que estava na LIBRA até o início de Março, deixou a liga também por divergências com a Globo. Chegou a negociar a ida com a LFU, mas foi desconvidado pela demora na resposta. Agora, o alvinegro fará as negociações sozinho, pelo menos, por enquanto. 

(Foto: Pedro Zacchi/Agência Mirassol)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *