Borussia Dortmund
Futebol UEFA Champions League

Borussia Dortmund vence PSV e se classifica para as quartas da Champions

Nesta quarta-feira (13), o Borussia Dortmund venceu o PSV em casa no jogo de volta das oitavas da UEFA Champions League. A equipe alemã marcou um gol relâmpago logo aos três minutos com Jadon Sancho e dominou boa parte da primeira etapa, enquanto os holandeses tentaram buscar o empate na segunda etapa, porém não conseguiram vencer a ‘muralha amarela’. Quando a partida parecia se encaminhar para o final, Marcos Reus aproveitou um contra-ataque fulminante e resolveu o jogo para os alemães no último minuto de jogo.

(Foto: Twitter Borussia Dortmund

Vantagem rápida do Dortmund

Dortmund x PSV
(Foto: Twitter Borussia Dortmund)

Normalmente, jogos de volta na Champions são sempre recheados de nervosismo e tensão. Geralmente, a equipe da casa procura buscar o resultado nos minutos iniciais, especialmente quando conta com o apoio de sua torcida. Neste sentido, o Borussia é considerado por muitos como uma das melhores atmosferas do futebol quando joga em casa. A ‘muralha amarela’ é um exemplo de torcida que sempre pressiona os oponentes.

Tendo esse contexto em vista, a partida começou com um atropelo ofensivo do Borussia. A equipe pressionou o PSV em um dos melhores começos de partida da Champions nesta edição. Os holandeses claramente não esperavam essa postura e se assustaram. Assim, com apenas 2 minutos, em uma bola disputada na entrada da área, Brandt tocou para Jadon Sancho, que, mesmo sem espaço, conseguiu dominar a bola e chutar rasteiro no canto esquerdo do gol, marcando o primeiro gol.

O começo foi tão bom dos mandantes que, em 20 minutos de jogo, eles haviam finalizado 8 vezes ao gol dos holandeses, que contavam com uma ótima partida de seu goleiro. Para se ter uma ideia, no jogo de ida, os alemães haviam chutado apenas 8 vezes no empate na Holanda. Um destaque para Sancho e Malen, que faziam um bom primeiro tempo. O PSV não conseguia controlar a posse de bola e parecia bastante incomodado com a perda do meio de campo.

Ambas as equipes estavam com formações bastante alteradas e muitas variações. No começo do jogo, as alterações feitas por Peter Bosz não faziam sentido, tentando sobrecarregar o lado esquerdo, improvisado por Sule. A primeira chance holandesa só ocorreu em um chute isolado por Sergino Dest aos 27 minutos. A partir desse chute, o jogo mudou e os visitantes se sentiram confiantes, começando a controlar as ações. Foram 5 finalizações após esse momento, contra 2 para o PSV

Contra-ataque mortal

No segundo tempo, o PSV tomou as rédeas do jogo, controlando as ações e pressionando o adversário. O time holandês criou diversas oportunidades de gol, chegando até mesmo a acertar a trave em um poderoso chute de Lozano de fora da área. No entanto, a excelente atuação do goleiro Kobel, do Borussia Dortmund, impediu que as investidas do PSV resultassem em gols.

O Dortmund, por sua vez, adotou uma estratégia de contra-ataque, buscando surpreender o PSV nos momentos de transição. Aos 30 minutos da etapa final, o time alemão teve um gol anulado após revisão do VAR, com Niclas Fullkrug finalizando após cobrança de falta de Reus, mas sendo flagrado em posição de impedimento.

No emocionante desfecho da partida, aos 49 minutos do segundo tempo, o PSV teve uma oportunidade de ouro para empatar o jogo, com De Jong ficando cara a cara com o goleiro adversário, porém finalizando para fora. No lance seguinte, foi a vez do Borussia Dortmund aproveitar um vacilo da defesa do PSV: Marco Reus avançou pelo campo e chutou rasteiro para marcar o segundo gol da equipe alemã.

Com o apito final, o Borussia Dortmund celebrou a vitória por 2 a 0 sobre o PSV, em um jogo marcado por momentos intensos e decisivos.

FT: Borussia Dortmund 2-0 PSV (DOR vence por 3-1 no agregado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *