Endrick Palmeiras na final do Paulistão
Futebol

Endrick brilha e leva Palmeiras à quinta decisão seguida de Paulistão

Pela semifinal do Campeonato Paulista, Palmeiras e Novorizontino se enfrentaram na noite dessa quinta-feira no Allianz Parque em São Paulo, e numa noite fria na capital paulista, fizeram um jogo quente em busca de uma vaga na grande decisão. Com um duelo equilibrado na casa palestrina, recebendo uma partida após quase dois meses interditada por uma manutenção no gramado, o Verdão conquistou o resultado nos primeiros dez minutos da etapa final e administrou a vantagem nos 35 minutos seguintes do confronto.

A vaga que saiu dos pés de Endrick leva o Palmeiras à sua quinta decisão seguida para enfrentar o Santos, contra quem buscará o tricampeonato nos próximos dois domingos. Confira agora um resumo da classificação alviverde à grande final do Paulistão.

Como foi Palmeiras e Novorizontino?

O primeiro tempo da semifinal começa com o visitante acuando os donos da casa em boa parte da partida, o Novorizontino cria as melhores chances e deixa o Palmeiras jogar apenas nos contra-ataques. O Tigre ganha em escanteios e faz o goleiro Weverton muitas vezes entrar em ação para evitar o gol aurinegro, a equipe de Eduardo Baptista ataca, mas deixa o Verdão responder em seus erros e construir lances importantes em busca do gol.

Para as duas equipes, um empate já bastava para levar o confronto para os pênaltis, porém, Palmeiras e Novorizontino corriam contra o tempo buscando tirar o primeiro zero do placar, mas no primeiro tempo, o marcador não foi alterado. O segundo tempo reservou o único gol do jogo e que classificou a equipe de Abel Ferreira à grande decisão do estadual pela quinta temporada seguida, Endrick, aos 7 minutos da etapa complementar, dá ao Verdão aquilo que o torcedor tanto esperava desde o começo da partida no Allianz, um a zero, e vantagem assegurando a classificação para a final. Após o gol, Endrick deixa o campo reclamando de dores após pisar em falso no gramado e dá lugar a Rony, o atacante demonstrava já estar com incômodos musculares desde o começo da semana, quando estava com a seleção na Europa.

Apesar da vantagem, e de em certos momentos desacelerar seu ritmo de produção para somente administrar o resultado construído, o Palmeiras tenta, porém, não consegue marcar o segundo gol, e deixa o Novorizontino livre para responder e buscar o empate na semifinal. O Tigre do Vale insiste, mas peca nas finalizações e vê seu sonho de chegar numa decisão de Paulistão cada vez mais distante, pois quanto mais o relógio caminhava, mais os donos da casa controlavam a partida e não deixavam ela entrar no ritmo desejado pela equipe de Novo Horizonte. E assim termina, Palmeiras 1, Novorizontino 0.

A vitória apesar de magra, torna-se importante para o Palmeiras em dois sentidos: o primeiro, é ter contado com Endrick, recém-chegado da Espanha após servir a seleção brasileira na Data Fifa, e ver o prodígio marcando o gol da classificação alviverde, o segundo, foi ter conquistado sua quinta classificação seguida para uma decisão de estadual, da qual participa desde 2020, e venceu três. O duelo de domingo contra o Santos na Vila Belmiro torna-se algo muito significativo para o Verdão pelo fato do Peixe ter vencido a última decisão de estadual disputada entre ambos, em 2015, e para Abel Ferreira, pelo fato de ter sido contra o mesmo Santos, o seu primeiro título como técnico palestrino, a Libertadores de 2020 no Maracanã.

Nesta sexta-feira (29), as diretorias de Palmeiras e Santos se reúnem na sede da Federação Paulista de Futebol para acertar os últimos detalhes sobre os dois jogos da decisão do campeonato, a serem disputados nos próximos dias 31 de março e 7 de abril. Equipes com melhor campanha na competição, o Peixe manda o primeiro jogo na Vila Belmiro, e o Verdão manda a partida de volta em seus domínios, o Allianz Parque. Jogos que sem dúvida alguma, prometem ser acirrados e de muita vontade dos times em levantar a taça de um dos principais estaduais do Brasil, o Palmeiras busca seu 26º título e sua terceira taça seguida, enquanto o Santos, busca quebrar um jejum de oito anos e sua 23ª conquista de Paulistão.

Foto: Marcos Ribolli/ge.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *