UEFA Euro 2024
Futebol Eurocopa

Euro 2024: como Alemanha e Itália tentam limpar seus fracassos recentes?

Tetracampeões mundiais e donos de cinco campeonatos europeus juntos, Alemanha e Itália chegam a Euro 2024 buscando voltar a ocupar uma posição de destaque entre as seleções de seu continente e também no cenário internacional. Mas para conquistar este objetivo no torneio, que começa nesta sexta-feira com os donos da casa recebendo a Escócia em Munique, e se encerra exatamente daqui um mês na grande final em Berlim, vamos trazer a partir de agora como ambas estão se organizando para limpar seus fracassos recentes a partir desta edição.

Com um choque de gerações em seus respectivos elencos, e treinadores considerados novatos na disputa de competição com seleções, alemães e italianos fazem desta Eurocopa uma espécie de laboratório para a próxima Copa do Mundo, a ser disputada em três países da América do Norte, e que possui a Argentina como atual campeã. A Itália apesar de deter o título europeu, conquistado contra a Inglaterra em 2021, chega neste ano cercada por dúvidas, e a Alemanha, tenta convencer dez anos depois de conquistar um Mundial no Brasil, e voltar a vencer uma Euro, vinte e oito anos depois de sua última taça.

Como a Alemanha tentará conquistar a Euro?

Grupo na primeira fase: A

Como se classificou: país-sede

Títulos: (1972, 1980 e 1996)

Destaque do time: Florian Wirtz

Técnico: Julian Nagelsmann

Dona da casa, a seleção germânica comandada pelo estreante Julian Nagelsmann, de 36 anos, terá a oportunidade de se reconstruir diante de seu torcedor, e conquistar o tetracampeonato europeu quase trinta anos depois do último título, vencido contra a República Tcheca. Os alemães campeões do mundo em 2014 passam por uma reformulação de seu elenco, após duas eliminações seguidas na fase de grupos da Copa do Mundo, e a eliminação nas oitavas da última Eurocopa para a vice-campeã Inglaterra.

Nesta edição, a Die Mannschaft se despede de Toni Kroos, que após anunciar aposentadoria da seleção na última Euro, voltou atrás na decisão e se juntou ao elenco de jovens destaques como os meias Musiala e Florian Wirtz, e seus companheiros no título mundial há 10 anos, o goleiro Neuer e o atacante Thomas Müller. Kroos, assim como o jovem Wirtz, estão apresentando um futebol de altíssimo nível em seus respectivos clubes, Real Madrid e Bayer Leverkusen, e prometem trazer a Alemanha de volta ao topo, conquistando o primeiro troféu continental de ambos na carreira com a seleção.

Somando a experiência dos três remanescentes da última Copa do Mundo vencida pelo país e a juventude com tremenda bagagem no futebol europeu, Julian Nagelsmann tem no jogo de estreia contra a Escócia esta tarde, a oportunidade de mostrar para o que realmente veio, e a seleção não falhar como tem falhado nos últimos anos.

Florian Wirtz, jogador da seleção alemã na Euro
Florian Wirtz, meia da seleção alemã na Eurocopa — Foto: Divulgação/UEFA

Como a Itália tentará conquistar a Euro?

Grupo na primeira fase: B

Como se classificou: segundo colocado no grupo C das Eliminatórias

Títulos: (1968 e 2021)

Destaque do time: Nicolo Barella

Técnico: Julian Nagelsmann

Campeã da última Eurocopa, a Azurra foi uma ausência sentida nas duas últimas Copas do Mundo, e por pouco não deixa a decisão de sua vaga nesta edição do torneio continental para a repescagem, pela qual passou a Ucrânia. Assim como os alemães, a seleção italiana passa por uma fase de reconstrução, e ter conquistado nesse meio tempo um campeonato que não vinha há 53 anos, lhe rendeu sinais de renascimento.

Com a troca de treinador no último semestre do ano passado, a saída do então campeão europeu Roberto Mancini e a chegada do ex-Napoli Luciano Spalletti, a equipe tem feito uma reformulação visando permanecer com o título, e mostrar determinação para voltar a figurar entre as seleções tradicionais de Copa do Mundo, onde busca se classificar novamente. A seleção não disputa um mundial há dez anos, e participou pela última vez no Brasil, onde caiu na primeira fase.

O ciclo que contém oito remanescentes da Euro passada, como o volante brasileiro Jorginho, tem em seu plantel o meia da Internazionale, Nicolò Barella, de 27 anos, e que é uma das esperanças da Itália para esta edição. Campeão da Serie A na última temporada nacional, o jogador é uma das referências do setor ofensivo, e pode ser considerado como um dos maestros da seleção desde 2018, com 9 gols. Amanhã à tarde, os italianos tem seu primeiro desafio, diante da Albânia do técnico brasileiro Sylvinho, e esperam iniciar o torneio calando os críticos, mas terão pela frente uma chave difícil, com rivais como Espanha e Croácia.

italy portraits uefa euro 2024
Barella com a camisa da Itália — Foto: Divulgação/UEFA

Campanhas de Alemanha e Itália na Eurocopa

Com o pontapé inicial da Euro 2024 na tarde desta sexta-feira, alemães e italianos estreiam neste final de semana, e enfrentam os seguintes adversários em seus respectivos grupos:

Grupo A – Alemanha 🇩🇪

Sexta-feira, dia 14 – Alemanha x Escócia, Munique – 16h (de Brasília)

Quarta-feira, dia 19 – Alemanha x Hungria, Stuttgart – 13h (de Brasília)

Domingo, dia 23 – Suíça x Alemanha, Frankfurt – 16h (de Brasília)

Grupo B – Itália 🇮🇹

Sábado, dia 15 – Itália x Albânia, Dortmund – 16h (de Brasília)

Quinta-feira, dia 20 – Espanha x Itália, Gelsenkirchen – 16h (de Brasília)

Segunda, dia 24 – Croácia x Itália, Leipzig – 16h (de Brasília)

Foto: Divulgação/UEFA