Florian Wirtz, jogador da seleção alemã na Euro
Futebol Eurocopa

Euro 2024: Cinco jovens para ficar de olho na competição; saiba quem são

Às vésperas do início da Euro nesta sexta-feira com Alemanha e Escócia, a Playmaker Brasil traz mais um artigo de esquenta para a competição de seleções do velho continente. Neste texto, vamos trazer as cinco revelações para ficar de olho durante o torneio, que acontecerá até o dia 14 de julho, e será grande assunto no cenário internacional.

Entre as 24 seleções desta edição de Eurocopa a ser disputada na Alemanha pela segunda vez na história, cinco atletas jovens se destacam frente os mais de 600 jogadores que estarão no campeonato, e podem avançar a grande final em Munique. Prodígios que podem ajudar seus países a sonhar com um título continental e se firmar na história além dos clubes que defendem e virão a defender futuramente.

Cinco jovens para ficar de olho na Euro 2024

1 – Lamine Yamal

Lamine Yamal, da Espanha
Atacante da Espanha, Lamine Yamal — Foto: Rafa Babot/GettyImages

Aos 16 anos de idade, o jogador do Barcelona tornou-se o atleta mais novo a vestir e marcar com a camisa da seleção espanhola, e poderá ser vital para o desempenho da bicampeã europeia nesta edição. O atacante catalão é um dos destaques da Fúria nos últimos anos, e esteve com presença destacada no amistoso disputado contra o Brasil em março e que terminou empatado em 3 a 3.

2 – Waire Zaïre-Emery

Warren Zaire-Emery, da França
O meia do PSG e da seleção francesa, Warren Zaire-Emery — Foto: Catherine Steenkeste/GettyImages

Revelação no Paris Saint-Germain e com vínculo renovado no clube até 2029, o meio-campista de 18 anos além de ter conquistado a confiança de Luís Enrique no time da Ligue 1, poderá ser um trunfo da seleção comandada por Didier Deschamps, o único profissional campeão mundial como atleta e treinador, ao lado de figuras como Zagallo e Beckenbauer. Junto de nomes como Camavinga, Kanté e Mbappé, tentará levar Les Bleus a quebra de um jejum de 24 anos sem conquistar uma Eurocopa.

3 – Kenan Yildiz

Kenan Yildiz, da Turquia
Atacante da Juventus e da Turquia, Kenan Yildiz — Foto: Jonathan Moscrop/GettyImages

O alemão naturalizado turco e cria da base da Juventus, da Itália, ascendeu ao profissional da Velha Senhora no segundo semestre do ano passado e logo ganhou a confiança de seu ex-técnico Massimiliano Allegri e da torcida da Juve, que chegou a lhe chamar de “novo Del Piero”. Atacante da Turquia, Yildiz tem 19 anos de idade, e tem deixado o público de seu país entusiasmado e ansioso com suas grandes atuações.

4 – Florian Wirtz

Florian Wirtz, da Alemanha
Meia-atacante do Bayer Leverkusen e da seleção alemã, Florian Wirtz — Foto: Alexander Hassenstein/GettyImages

Revelação do Bayer Leverkusen, sensação da última temporada no futebol europeu com o técnico Xabi Alonso, o meia de 21 anos é uma das esperanças de gols para a seleção anfitriã desta Eurocopa, e que busca voltar a vencer uma competição de seleções dez anos depois do título mundial de 2014, conquistado no Brasil. Titular absoluto da seleção alemã pós-Copa do Mundo no Catar, o atleta é uma das referências do elenco comandado por Julian Nagelsmann.

5 – Vitinha

Cinco jovens talentos em destaque no Euro 2024 - Vivaposta
O meia do PSG e da seleção Portuguesa, Vitinha — Foto: Getty Images

Meia do Paris Saint-Germain e colega de Cristiano Ronaldo na seleção portuguesa, Vitinha chega como um nome decisivo em favor da sua equipe na Euro, e tenta trazer ao país a organização ofensiva que construiu no clube francês, onde está desde 2022. Convocado para a última Copa do Mundo, o jogador de 24 anos encara sua primeira Eurocopa com o elenco principal, sete anos depois de ter sido chamado pela primeira vez às categorias de base lusitana.

Foto: Getty Images