Euro Courtois
Futebol Eurocopa

Eurocopa – Confira os principais jogadores que vão ficar de fora da Euro 2024

A Eurocopa começa nesta próxima sexta-feira (14), e pra você, que não está por dentro de quem estará disponível, e quem será desfalque, fique tranquilo que agora saberá. O torneio europeu chega com o pé na porta, causando muita animação e ansiedade até sem a presença de grandes jogadores, que com certeza, serão dor de cabeça para os seus treinadores.

O que não faltaram foram motivos pela ausência de alguns atletas, seja lesões, problemas físicos antigos, na presença de desgastes por conta da temporada. Sem esquecer também, daqueles jogadores que não se encaixaram no elenco do treinador, que está começando a impor suas ideias e alguns profissionais acabam não agregando no negócio.

A Euro trás esse carinho a mais do telespectador, principalmente por ser um mundo acompanhado pelo fã do esporte. Seja no campeonato italiano, inglês, francês, alemão ou até o espanhol, é grande parte deste universo que é apresentado neste grande torneio.

Com isso, confira os principais destaques da Euro 2024:

Começando com David Alaba, da Áustria, o zagueiro do Real Madrid foi um dos três atletas do elenco a ter problemas sério no joelho. Além do austríaco, Militão e Thibaut Courtois, também romperam o ligamento cruzado anterior nesta temporada, sendo uma dor de cabeça danada para o técnico Carlo Ancelotti. O seu problema aconteceu em dezembro, e é esperado que a recuperação aconteça em oito meses, passando por cima da Euro ainda lesionado.

Alaba Euro
Getty Images

 

Partindo para os problemas na atual campeã do torneio, a Itália não contará com Domenico Berardi, do Sassuolo. O principal jogador da equipe verde e preto, está se recuperando de uma lesão no menisco, onde ele teria sofrido uma ruptura completa do tendão de Aquiles da perna direita, no dia 3 de março. Ele estava presente na conquista da Euro 2020.

Voltando para à Espanha, mas sem falar sobre a seleção em si, a Bélgica não terá Thibaut Courtois debaixo das suas traves. O goleiro do Real Madrid rompeu o ligamento cruzado anterior, mas até conseguiu se recuperar, atuando na final da Champions League, porém, o relacionamento do profissional com o treinador Domenico Tedesco deve ter sido o motivo para ele ter ficado de fora da convocação.

O desentendimento entre os dois aconteceu no ano passado, quando Courtois se recusou a entrar em campo, após ter ficado sem a braçadeira de capitão. O jogo entre Estônia e Bélgica pelas Eliminatórias da Euro 2024 aconteceu sem a presença do goleiro, que estava “chateado”.

“Tentei de tudo para levá-lo à Euro 2024, mas a última coisa que ouvi foi que ele não se sentia pronto para ir. Foi claro e honesto da parte dele”. Em seguida da afirmação, Courtois fez uma publicação nas redes sociais com três emojis do Pinóquio.

Agora falando sobre espanhóis na Eurocopa, o meio-campista do Barcelona, Gavi é desfalque na Espanha. A grave lesão sofrida pelo jogador da equipe catalã foi jogada para cima do treinador Luis de la Fuente, que aos olhos do Barça, forçou o desgaste do profissional nas partidas da Eliminatórias para Euro 2024. O jovem atleta foi um dos únicos a continuarem no time titular de um confronto para o outro com a camisa de seu país.

Por conta disso, os cúles culparam o técnico da Seleção Espanhola, porque diante do Valladolid, o meio-campista precisou sair aos 24 minutos, após ter sofrido uma “ruptura completa do ligamento cruzado anterior do joelho direito e uma lesão associada no menisco lateral”.

Luis de la Fuente desmentiu as alegações, declarando que Gavi não estava sobrecarregado e tinha condições de continuar atuando pela seleção, enquanto estava convocado para defende-la.

Gavi Euro
Getty Images

 

Olhando para a Inglaterra com mais afinco, são muitos os jogadores que não terão condições de atuar na Euro, porém, ela ainda é vista como uma das favoritas ao título. Mesmo sem a presença de Sterling, Maguire, Grealish, Reece James, Rashford e Ben White, que não puderam ser convocados ou, foram esquecidos por Southgate.

Começando pelo caso do lateral-direito do Chelsea, Reece conseguiu retornar aos gramados após seus problemas no joelho, porém, não teve tempo para pegar ritmo de jogo. Por conta disso, Gary Southgate deve ter decidido por não chamá-lo. Diferente de Rashford, que não teve bons números e teve uma temporada bem abaixo do esperado, ficando fora por merecimento mesmo.

Ben White no caso, disse que não estava à disposição da seleção, sem ter interesse em trabalhar com o treinador no English Team. Já Sterling, já sabia que precisaria se dedicar mais para retornar ao time da Inglaterra, apesar de ter participado de 18 gols na temporada, foi superado com folga pelo jovem Cole Palmer, que foi o destaque dos Blues nesta campanha.

Grealish ficou de fora pelo pouco espaço que teve em campo no Manchester City, enquanto Harry Maguire não esteve presente na lista por uma lesão sofrida na panturrilha. O zagueiro inglês conseguiu atuar bem na segunda metade da temporada, sendo um golpe duro para Southgate, que sempre contou com ele no seu time titular.

Maguire Euro
Foto: Getty Images

 

Na Holanda, dois golpes duros foram desferidos no elenco comandado por Koeman. A Laranja Mecânica não contará com Frenkie De Jong e Justin Timber em seu elenco, mesmo após o meio-campista ter tentado bastante se recuperar o mais rápido possível.

“Estou triste e desapontado por não conseguir chegar à Eurocopa,” escreveu o jogador de 27 anos no Instagram. “Temos trabalhado muito nisso nas últimas semanas, mas infelizmente meu tornozelo precisa de mais tempo”, revelou De Jong.

Já o zagueiro do Arsenal, ficou grande parte da temporada fora, pela lesão sofrida por ele no início de sua passagem pelos Gunners. Timber até chegou a trabalhar em campo nos últimos jogos da campanha inglesa, porém, Koeman não sentiu firmeza no jogador e decidiu não convocá-la para a Euro.

Foto: Getty Images