Eurocopa
Futebol Eurocopa

Eurocopa 2024: Em jogão, Turquia vence a Áustria e se classifica

Nesta terça-feira, 2, no último confronto das oitavas de final da Eurocopa, Turquia e Áustria protagonizaram um dos melhores jogos da atual edição da competição.

Eurocopa: Turquia x Áustria (Foto: AFP)
Eurocopa: Turquia x Áustria (Foto: AFP)

Análise

O primeiro tempo de Turquia e Áustria foi “maluco”, para dizer o minuto. Antes do primeiro minuto tivemos dois ataques perigosos, um para cada lado, e no minuto um tivemos o primeiro gol.

Os ataques se destacaram bastante nos primeiros 10 minutos de partida, com muitas chances criadas e oportunidades de gols. Porém, com o tempo, as defesas se estabeleceram e o ritmo alucinado diminuiu – algo natural após a correria dos primeiros minutos.

O segundo tempo contou com uma Áustria mais ativa no ataque e com a Turquia focando em se defender. Algumas chances foram criadas, mas gol apenas de bola parada.

Só na segunda etapa foram dois gols que se originaram de escanteios, um para cada lado. O jogo ficou movimentado após os gols, mas o desespero austriáco se fez presente na reta final.

As duas seleções tiveram suas chances nos minutos finais, com a Turquia desperdiçando a chance de “matar” o jogo e com a Áustria parando em Günok. Mas apesar disso, a classificação turca foi merecida.

Eurocopa: Demiral, Turquia (Foto: Ronny Hartmann / AFP)
Eurocopa: Demiral, Turquia (Foto: Ronny Hartmann / AFP)

Gol no primeiro minuto e muita correria

A partida começou com tudo, com dois ataques para cada lado antes do primeiro minuto. E no primeiro escanteio do confronto, a Turquia abriu o placar, aos 57 segundos. A cobrança foi fechada e, após bate-rebate, Demiral completou para o gol.

Logo na sequência – literalmente -, a Áustria respondeu com perigo. Aos dois minutos, Baumgartner recebeu no ataque e achou o espaço. O meio-campista não hesitou e finalizou com força, e a bola passou a centímetros do gol de Pentz.

A Áustria continuou no ataque. Aos cinco minutos, em nova cobrança de escanteio extremamente fechada, a bola passou em cima da linha, sem que nenhum jogador austriaco conseguisse empurrar para o gol.

Como era esperado, o ritmo do jogo diminui com o decorrer do primeiro tempo, mas não muito. Apesar da correria ter se mantido durante quase todos os 45 minutos iniciais, os dois ataques passaram a ter muitas dificuldades no duelo contra as defesas.

O sistema defensivo das duas seleções se organizou em campo e atrapalhou bastante a vida dos ataques, que até produziram após o gol, mas nada de muito perigoso ou de destaque.

Eurocopa: Günok, goleiro da Turquia, em grande defesa contra a Áustria (Foto: AFP)
Eurocopa: Günok, goleiro da Turquia, em grande defesa contra a Áustria (Foto: AFP)

‘Milagre’ de Günok

A Áustria voltou melhor do intervalo, com mais posse de bola, em busca do empate. Já a Turquia se fechou em seu próprio campo, com o objetivo claro de tentar ampliar na base do contra-ataque.

Mas aos 50’, Arnautovic teve a chance de empatar. O atacante recebeu passe já na grande área, e de frente para Günok, acabou finalizando em cima do goleiro da Turquia. Essa foi a chance mais clara até aqui no jogo para a Áustria.

Mesmo com a Áustria em cima, a Turquia precisou de um ataque para ampliar o placar. Aos 59’, em nova cobrança de escanteio, Demiral subiu mais que seu marcador e cabeceou para o gol.

E depois de tanto tentar, a Áustria conseguiu seu gol. Aos 66’, em outra cobrança de escanteio, a bola foi desviada no meio da área e sobrou para Gregoritsch, que finalizou de primeira, sem chances para Günok.

O gol, porém, não melhorou a situação dos austríacos em campo. A seleção tinha mais posse e trocava muitos passes no campo da Turquia, mas não passava disso. A situação ficava mais complicada com o passar do tempo.

Os minutos finais foram os mesmos: Áustria com a bola, mas com dificuldades em transformar a posse em chances de gol, enquanto a Turquia se defendia com tudo que tinha.

Já nos acréscimos, a grande chance se mostrou, não para a Áustria, mas sim para a Turquia. Yılmaz foi lançado e, com a defesa austríaca completamente aberta, ficou frente a frente com o goleiro. Já dentro da área, o atacante parou em Pentz, que fez grande defesa.

Logo na sequência, foi a vez da Áustria quase marcar. Nos momentos finais do jogo, Baumgartner conseguiu se posicionar perfeitamente na área e subiu no alto para cabecear para o gol. Mas o goleiro Günok fez uma das grandes defesas da Eurocopa 2024, evitando o que seria o empate da Áustria.

Fim de jogo: Turquia 2 x 1 Áustria

Eurocopa: Demiral, autor de dois gols da Turquia (Foto: Getty Images)
Eurocopa: Demiral, autor de dois gols da Turquia (Foto: Getty Images)

Eurocopa

Com a classificação para a próxima fase da Eurocopa, a Turquia irá enfrentar a Holanda no sábado, 6.

(Foto: Javier Soriano/AFP/Getty Images)