FIA Fórmula 1 2026
Automobilismo Fórmula 1

FIA revela detalhes do novo carro da Fórmula 1 em 2026

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) revelou, na manhã desta quinta-feira (6), como poderão ser feitos os novos carros da Fórmula 1 a partir da temporada de 2026. As regras de construção dos veículos já foram definidas e a expectativa é que elas sejam aprovadas ainda neste mês, no Conselho Mundial de Automobilismo, que ocorre em 28 de junho.

Segundo a entidade máxima do automobilismo, os carros deverão ser mais “ágeis” por serem menores em tamanho e mais leves. Para 2026, as unidades de potência também serão reformuladas e a categoria passará a adotar de maneira obrigatória o uso de combustível totalmente sustentável.

As principais mudanças nos carros serão:

– Um carro 30kg mais leve. O novo peso estará em 768 kg;

– Um sistema de aerodinâmica ativa, com uma diminuição de 30% no downforce;

– Modo de ultrapassagem manual que despeja potência extra no motor;

– Fim do DRS e mudanças nas asas traseira e dianteira;

– Carro menor entre eixos passando de 3,60m para 3,40m e mais estreito, de 2m para 1,90;
– Os pneus continuarão sendo de 18″, mas com diâmetro menor do que os atuais sendo 2,5 cm na frente, e 3 cm atrás;

– O nível de arrasto, segundo estudos, diminuirá cerca de 55% em relação aos carros atuais;

– O efeito solo segue presente, mas o assoalho deverá ser um pouco mais plano;

Confira o que a FIA disse sobre o novo regulamento:

De acordo com Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA, os novos regulamentos podem ser classificados como uma “revolução moderada” na categoria mais prestigiada do automobilismo.

“Com este conjunto de regulamentos, a FIA procurou desenvolver uma nova geração de carros que estivessem totalmente em contato com o DNA da Fórmula 1. Carros que são leves, extremamente rápidos e ágeis, mas que também permanecem na vanguarda da tecnologia, e para conseguir isso trabalhamos no que chamamos de conceito de ‘carro ágil’.

Mais leves, mais potentes e mais focados nas habilidades dos pilotos, os Regulamentos Técnicos da Fórmula 1 da FIA 2026 foram projetados para proporcionar corridas mais próximas entre os pilotos, aumentar a competição entre as equipes e melhorar o espetáculo”, afirmou.

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, também disse que: Nosso objetivo, juntamente com a Fórmula 1, era produzir um carro que fosse certo para o futuro da categoria de elite do esporte. Acreditamos que alcançamos esse objetivo.”

(Foto: Twitter Fórmula 1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *