stanley cup panthers campeão
Mais Esportes NHL

Finais da Stanley Cup: Panthers evitam virada dos Oilers, vencem jogo 7 e conquistam primeiro título

Uma final de Stanley Cup definitivamente histórica. O Florida Panthers ficou a apenas uma vitória de ser campeão, deixou a chance escapar por três vezes, mas diante de seus torcedores na Amerant Bank Arena não deu mole no jogo 7 e derrotou o Edmonton Oilers em partida tensa para conquistar a Stanley Cup pela primeira vez em sua história.

Stanley Cup histórica

stanley cup finals connor mcdavid
Foto: Getty Images

Um resultado que evita que os Oilers fizessem história após estar perdendo por 3-0 e conseguir forçar o sétimo duelo e, caso tivessem completado a virada na série, quebraria de uma só vez 3 tabus: o de 34 anos sem título da equipe, o de 31 anos sem título de um canadense, e o de 82 anos da única vez que uma equipe foi campeã após perder os três primeiros jogos. Foi ainda a quinta vitória em jogos 7 para o técnico Paul Maurice em 5 disputas,

Como um consolo para Edmonton, Connor McDavid foi escolhido o melhor jogador dos playoffs e levou o trofeu Conn Smythe, repetindo a façanha de Jean-Sebastien Giguere em 2003 como os únicos a serem MVPs sem terem conquistado o Lord Stanley.

O início da partida foi promissor e de altíssima intensidade. Com menos de 5 minutos de puck no gelo, Carter Verhaeghe fez boa jogada pela direita e achou Evan Rodrigues, que efetuou o chute da esquerda e o próprio Verhaeghe desviou a trajetória para enganar Stuart Skinner e abrir o placar para Florida. No entanto, a resposta dos Oilers veio logo na sequência, em contra-ataque onde Matthias Janmark arrematou da slot para deixar 1×1 no placar.

A partir daí, os goleiros foram pouco exigidos. Ao mesmo tempo que ambas as equipes dividiam a posse do disco, os ataques não conseguiam passar pelas defesas bem postadas. Nas vezes em que encontravam espaço pro arremate, faltava pontaria.

O cenário foi mantido no 2º período. Até que, a 4 minutos do final do período, Dmitry Kulikov afastou o disco que passava por toda a crease e gerou o contragolpe dos Panthers pela direita, onde Reinhart avançou até disparar do círculo e anotar o segundo gol dos mandantes no canto da luva de Skinner.

O período final começou com boas oportunidades para Eetu Luostarinen, que desviou no susto o chute de Reinhart por cima do travessão, e para Corey Perry, que não alcançou o passe no breakaway 2-contra-1. Mas o equilíbrio persistia enquanto Bobrovski segurava o resultado com sólidas defesas quando exigido. Edmonton tentou uma última pressão nos instantes finais e promoveu um verdadeiro bombardeio, mas o goleiro russo mostrou seu brilhantismo para colocar uma exclamação na partida.

Final: Florida Panthers 2×1 Edmonton Oilers (FLA vence 4-3)

stanley cup panthers
Foto: USA Today Sports

Uma conquista que coroa a evolução dos Panthers dos últimos anos. Depois de bater na trave em 2023, os gatos se reforçaram cirurgicamente na offseason com Evan Rodrigues e Oliver Ekman-Larsson, além da aquisição de Vladimir Tarasenko na trade deadline.

Assim, a equipe já competitiva ficou ainda mais robusta para, depois de superar o Boston Bruins para faturar a divisão do Atlântico na última rodada da temporada regular, os Panthers eliminaram os ursos e em seguida o New York Rangers, detentor da melhor campanha na fase regular, para mostrar sua força e evitar uma remontada histórica dos Oilers para fazer sua própria história em uma das finais mais emocionantes da história recente da NHL.