João Fonseca Rio Open
Tenis Jogos Outros Torneios

Fonseca faz história novamente, bate Garín e avança às quartas do Rio Open

O jovem talento do tênis brasileiro, João Fonseca, continua sua impressionante trajetória no Rio Open ao conquistar uma vitória impressionante sobre o chileno Cristian Garin. Após surpreender o francês Arthur Fils na estreia, Fonseca avançou para as quartas de final do ATP 500 carioca com uma vitória em sets diretos de duplo 6/4, em uma partida que durou 1h31.

O próximo desafio de Fonseca será contra o argentino Mariano Navone, de 22 anos, atual 113 do mundo. Navone, que se classificou pelo quali, venceu duas partidas na chave principal, a última contra o alemão Yannick Hanfmann, 56º do ranking, com parciais de 6/1 e 6/2. Fonseca, por sua vez, conseguiu uma de suas primeiras vitórias como profissional contra Navone no challenger de São Leopoldo em 2022.

A campanha no saibro do Jockey Club Brasileiro já rendeu 100 pontos para Fonseca no ranking, levando-o a um salto significativo na ATP. O carioca de 17 anos sairá da 655ª colocação para figurar entre os 350 melhores, aproximadamente na 345ª posição. Ele se destaca como o melhor jogador de sua idade na tabela e estará entre os 12 melhores abaixo dos 20 anos.

Fonseca liderou as estatísticas de winners, registrando 17 contra 10 de Garin, enquanto cometeu mais erros não-forçados (27 contra 20). Com nove break-points no jogo, o brasileiro converteu quatro quebras, sofrendo apenas duas na primeira parcial. Sua vitória marca o terceiro brasileiro a conquistar vaga nas quartas do Rio Open, junto de Thiago Monteiro e Thiago Seyboth Wild.

Agressivo, Fonseca vence com autoridade

Na partida contra Garin, Fonseca demonstrou agressividade desde o início, conquistando uma quebra logo no segundo game. Garin respondeu, devolvendo o break no terceiro game, principalmente quando o garoto brasileiro começou a oscilar em seu saque, principalmente com as boas devoluções de segundo serviço feitas pelo experiente chileno.

Fonseca manteve a intensidade, devolvendo a quebra no oitavo. Respeitando demais o saque do brasileiro, Garín ficava mais atrás para devolver, forçando o brasileiro a variar o seu serviço. A resposta foi contundente, e João garantiu o primeiro set vencendo por 6/4 para a vibração da quadra principal do Rio Open, que explodiu de alegria com o carioca.

A segunda parcial continuou equilibrada, com o brasileiro sempre mais agressivo. Seu desempenho impecável no saque, com quatro aces e nenhum break-point enfrentado, levou-o à vitória por 6/4, consolidando sua posição nas quartas de final.

FT: João Fonseca 2-0 Cristian Garín (6-4; 6-4)

(Foto: Divulgação/Rio Open)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *