Na noite desta terça-feira (26), Fortaleza e Flamengo se enfrentaram no Castelão pela 36ª rodada do Brasileirão. O duelo terminou em um empate sem gols, praticamente encerrando as chances de título para ambas as equipes.
O Leão do Pici, mandante da partida, ainda sonha com o título brasileiro, para isso precisavam vencer o Flamengo. Para o confronto, Vojvoda só teve apenas um desfalque: Pedro Augusto. O meio campista está com uma pubalgia e já iniciou tratamento no departamento médico. De resto, o Fortaleza teve todo seu elenco à disposição.
O Flamengo, por sua vez, teve boas notícias, com o retorno de algumas peças titulares. Gabigol, David Luiz e De La Cruz voltaram ser relacionados para uma partida. No entanto, apenas o camisa 99 começou o jogo como titular.
Logo aos oito minutos, o Fortaleza criou a primeira oportunidade clara. Pelo lado direito do ataque, Hércules arrancou em direção à área, driblou a marcação adversária e finalizou à direita da meta defendida por Rossi.
Cinco minutos depois, foi a vez do Flamengo responder. Em cobrança de falta, Gerson fez um cruzamento preciso para Bruno Henrique, que cabeceou livre. A bola, no entanto, explodiu no poste esquerdo do gol de João Ricardo.
O rubro-negro carioca continuou pressionando e quase marcou. Pulgar recuperou a bola no meio-campo e deu início a um rápido ataque. O chileno encontrou Michael em velocidade, que esperou o momento certo para acionar Gabigol. Porém, a finalização do camisa 9 saiu fraca, facilitando a defesa do goleiro.
O Flamengo parecia muito confortável em campo, trocando passes com facilidade e encontrando espaços na defesa do Leão do Pici. Por outro lado, o time da casa não conseguia ameaçar, deixando a torcida cada vez mais impaciente com a falta de iniciativa ofensiva após os 20 minutos.
Dentro desse cenário, a equipe comandada por Filipe Luís voltou a criar uma boa oportunidade, desta vez com Plata. Aos 32 minutos do primeiro tempo, o equatoriano recebeu com liberdade e arriscou um chute de média distância, enviando a bola rente à trave.
A expulsão que mudou a cara do Fortaleza x Flamengo
O Flamengo voltou para o segundo tempo com mudanças. Gabigol deixou o campo para a entrada de De La Cruz, que não atuava pelo rubro-negro desde 20 de outubro.
Logo nos primeiros minutos, o Fla voltou a criar perigo. Gerson recebeu na entrada da área e finalizou, mas João Ricardo espalmou. A pressão rubro-negra continuou, e Plata foi lançado em profundidade pela direita, cruzando para o meio da área. Porém, no momento do chute, Michael foi atrapalhado, e a defesa do Fortaleza conseguiu afastar o perigo mais uma vez.
Chegando na marca dos 25 minutos, o Flamengo teve que refazer sua estratégia. Pulgar, que estava amarelado, cometeu falta e recebeu o segundo cartão, sendo expulso. Com a ausência do meio campista, Filipe Luís perdeu seu primeiro passador e teve que remontar o esquema tático que iniciou o duelo. Diante da saída do chileno, o técnico rubro-negro colocou Alcaraz e David Luiz, para as saídas de Michael e Plata. O objetivo era organizar o meio campo e apostar na velocidade de Bruno Henrique no ataque.
Vojvoda respondeu colocando Calebe na vaga de Hércules. A alteração buscava oxigenar o meio e dar mais dinamismo a equipe tricolor, que percebeu que, a partir daquele momento, teria mais a posse da bola.
Nos últimos 15 minutos, Marinho, de longe o jogador mais incisivo do Leão, arriscou um drible e finalizou colocado. No entanto, o chute foi bloqueado por Léo Pereira, que desviou para escanteio. O abafa dos donos da casa parecia ganhar forma, mas o Flamengo respondeu em um contra-ataque.
Aos 49 minutos, Breno Lopes recebeu pela esquerda e arriscou de longe. Rossi fez uma bela defesa, espalmando para escanteio. Foi a última chance da partida, que terminou sem gols.
Fim de jogo: Fortaleza 0 x 0 Flamengo
Com o empate, o Fortaleza mantém chances remotas de título, mas saiu frustrado pela atuação diante de sua torcida. Na 37ª rodada, o Leão enfrentará o Vitória no Barradão, no próximo domingo (01), às 18h30 (horário de Brasília).
O Flamengo, por outro lado, deu adeus à disputa pelo título brasileiro, sem mais possibilidades de levantar o troféu. A próxima missão do time de Filipe Luís será no Maracanã, contra o Internacional, também no domingo (01), às 16h.
Ficha técnica da partida
Data e hora: 26 de novembro, 20h
Local: Arena Castelão, Fortaleza
Árbitro: Anderson Daronco
Cartões amarelos: Kuscevic, Mancuso (Fortaleza); Pulgar, De La Cruz (Flamengo)
Cartões vermelhos: Pulgar, aos 22 minutos do 2°T
Gols: –
Fortaleza: João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Tite e Mancuso; Hércules (Calebe) e Rossetto (Zé Welison); Marinho, Moisés (Breno Lopes) e Emmanuel Martínez (Pochettino); Lucero (Renato Kayzer). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Flamengo: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Gerson (Varela), Plata (David Luiz) e Michael (Alcaraz) ; Bruno Henrique e Gabigol (De La Cruz). Técnico: Filipe Luís
(Foto: Baggio Rodrigues/AGIF)