O Chelsea recebeu o Barcelona num dos confrontos mais esperados da primeira fase da Champions League. E, de forma incontestável, com imposição física e técnica e um Estevão inspirado, os Blues doutrinaram os Culés por 3 a 0.
Na etapa inicial, o jogo até iniciou equilibrado, mas logo o Chelsea tomou as rédeas do jogo, adiantou as linhas, explorou a velocidade pelas pontas e a contundência nas bolas paradas para não só abrir o placar, como também se manter em cima do Barça o tempo todo.
Com a expulsão de Araujo no fim do primeiro tempo, o Chelsea foi para cima desde o princípio e o segundo gol era questão de tempo, vindo de uma pintura linda de Estevão. Depois disso, o duelo já estava definido, mas mesmo assim os Blues ainda anotaram mais um.
A partida foi um domínio completo do Chelsea, muito mais intenso, brigando por cada bola, marcando incessantemente e, com a posse, jogando de forma coletiva e objetiva para a alegria de todo o Stanford Bridge.
O resultado mostra que o Chelsea é um time a ser respeitado, após ganhar o Mundial da FIFA, o clube inglês está mostrando cada vez mais maturidade, jogando do jeito que Enzo Maresca gosta. Enquanto isso, do outro lado, o Barcelona não se encontrou na marcação e pouco teve a bola para criar, fazendo uma jornada para esquecer.
Confira o que de melhor aconteceu no duelo que consagrou Estevão e companhia, colocando o Chelsea na quarta posição na Champions League e fez o sinal amarelo acender no Barcelona, já que, por enquanto, os Blaugranas caíram para o 15° lugar, mas podem despencar mais.
Chelsea martela e abre o placar
O jogo começou e a disputa por palmos de campo era clara desde o início. Com menos de três minutos, Enzo Fernández recebeu na pequena área e estufou as redes. Entretanto, houve um toque de mão de Fofana antes de cruzar para o argentino.
No lance seguinte, o Barcelona avançou as linhas e conseguiu roubar a bola no campo de ataque, Lamine Yamal lançou na área e Ferran Torres, sozinho, chutou para fora numa oportunidade incrível desperdiçada.
Aos poucos, mesmo fora de casa, o Barça foi convivendo mais no campo de ataque, fazendo marcação pressão e tentando sufocar os Blues.
Apesar disso, os visitantes não se furtavam de atacar, explorando a velocidade de seus atacantes pelas pontas, o que incomodava a defesa do Barcelona. Aos 22’, Estevão bateu falta pela esquerda e Enzo Fernández colocou nas redes. Entretanto, novamente foi anulado, desta vez por impedimento de Chalobah.
O lance animou o Chelsea, que passou a pressionar com tudo. Um minuto depois, Estevão deu lindo lançamento para Pedro Neto, mas o português desperdiçou.
Os ingleses foram como um rolo compressor para cima e não deixavam a defesa do Barcelona, Garnacho fez uma jogada pela esquerda, mas a defesa cortou. Após o escanteio, Cucurella cruzou por baixo, Pedro Neto desviou, Ferran Torres salvou em cima da linha, mas a bola bateu em Koundé e morreu dentro do gol, num lance desastroso para o Barça.
Apesar da vantagem, o Chelsea seguia melhor, intenso, jogando ofensivamente. Em boa jogada da direita, Reece James chutou com muito perigo. Os Blues passaram a exercer enorme dominância, com domínio físico e técnico.
Depois desse domínio dos ingleses, o duelo ficou mais morno e brigado, com os times medindo forças sem criar chances de gol. Mas a partida, que já era problemática para o Barcelona, ficou mais ainda por conta de uma expulsão justa de Araujo, que deu uma entrada temerária em Cucurella, tendo cartão amarelo.
E esse foi o último destaque do primeiro tempo, que terminou com o Chelsea em vantagem no placar e numérica dentro de campo, levando para o vestiário uma premissa para lá de positiva para os Blues.
Pintura de Estevão e vitória fácil do Chelsea
Os times voltaram para o segundo tempo da mesma forma, com o Chelsea melhor, se mantendo no ataque em busca de liquidar o jogo. Logo aos 4 minutos, Andrey Santos, que havia entrado no intervalo, marcou o que seria o segundo, mas Garnacho, que cruzou para o brasileiro, estava impedido na origem da jogada.
Isso não desanimou o Chelsea que seguiu em cima do Barcelona, pressionando e tentando roubar a bola no campo de ataque. Aos 9 minutos Reece James conseguiu, Andrey Santos armou e Estevão recebeu na direita, deixou Cubarsí num drible curto e, no meio de dois, soltou uma bomba indefensável, que golaço! Os Blues abriam 2 a 0 sem muitos problemas.

Depois do segundo tento do Chelsea a partida diminuiu o ritmo, pois os Blues estavam satisfeitos com o resultado, e o Barcelona, por mais que quisesse entrar no jogo de alguma forma, era bem marcado e totalmente encaixotado, não conseguindo finalizar.
Quando os ingleses resolviam acelerar, sempre levavam perigo, aos 24 minutos, Pedro Neto deu uma bela arrancada e só parou na área, na cara de García, que conseguiu efetuar a defesa. Depois do escanteio, a bola sobrou para Fofana, que bateu para fora.
Três minutos depois, os Blues vieram novamente ao ataque querendo anotar o terceiro. Pedro Neto passou para Enzo Fernández que cruzou por baixo para Delap, sozinho, marcar o terceiro tento do Chelsea. Depois de forte revisão do VAR, o árbitro apontou para o meio e os anfitriões abriam 3 a 0, fora o baile.
Aos 32 minutos, um contragolpe fulminante do Chelsea quase resultou no quarto gol. Delap partiu em velocidade e cruzou para Estevão, que ajeitou para Enzo Fernández, e o argentino bateu para a defesa tranquila de Joan García.
Para se ter uma ideia do domínio dos Blues, o Barcelona conseguiu seu segundo chute a gol faltando 10 minutos para acabar com uma tentativa de Raphinha para a defesa de Sánchez.
Daí para o fim, o Chelsea esperou o tempo passar, o Barcelona correu atrás e a partida terminou com uma aula de futebol dos Blues, que mostraram que podem enfrentar qualquer um e estão entre os candidatos a esse título.
Final: Chelsea 3x0 Barcelona
(Imagem de capa: Bradley Collyer – PA Images / PA Images / Getty)