Grêmio e Botafogo
Futebol Brasileirão

Grêmio insiste, mas Botafogo mostra superioridade e vence no Espírito Santo

Pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, Grêmio e Botafogo se enfrentaram na noite deste domingo (16), no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, Espírito Santo. Com uma primeira etapa de dois gols, e a equipe carioca saindo à frente do marcador na etapa complementar, os gaúchos conheceram sua quarta derrota seguida no torneio, e se afundam no Z-4. 

Mesmo sem o mando de campo, o Fogão levou apoio maciço ao município da Grande Vitória, e viu o time de Artur Jorge recuperar a liderança do Brasileirão até então com o rival Flamengo, com gols de Cuiabano e Júnior Santos. O Tricolor Gaúcho descontou com Gustavo Nunes. Confira agora um resumo da partida.

Como foi Grêmio e Botafogo?

Diante do mando de campo gremista no Espírito Santo, quem se sentiu em casa logo ao início do jogo foi o Botafogo, que aos nove minutos da primeira etapa faz seu primeiro gol com Cuiabano, ex-Grêmio. O lateral recebeu de Marlon Freitas, e invadiu a área para finalizar, sem chances para o goleiro Caíque.

A partir da vantagem na partida, o Fogão administra e cria novas oportunidades de acentuar o placar, porém erra uma série de lances, e vê o Tricolor Gaúcho encostar e pressionar a partir dos 16 minutos, com bate-rebate da bola na área carioca, e a última jogada sobrando para um cabeceio de JP Galvão para fora. Quatro minutos depois, o Grêmio empata com Gustavo Nunes, em lance iniciado por Cristaldo, que encontrou primeiro Pavon, e viu desviar em Lucas Halter para o camisa 39 mandar para o fundo das redes e decretar 1 a 1.

Num equilíbrio de finalizações além do placar, o Botafogo é quem domina o primeiro tempo, e sai rindo por último na etapa final. O segundo tempo decretou a vitória do alvinegro carioca com Júnior Santos, um dos artilheiros da equipe na temporada 2024, e que marcou o segundo gol aos 11 minutos, após receber de Luiz Henrique e aproveitar a saída errada do zagueiro Pedro Geromel. O Grêmio por pouco não empata aos 14 com Gustavo Martins, que tem uma cabeçada em direção às redes cortada em cima da linha por Júnior Santos.

O técnico Renato Gaúcho tenta investir no jogo com as entradas de Galdino e Nathan Fernandes no decorrer dos 25 minutos finais, mas não obtém sucesso, já que o Grêmio não consegue se articular ofensivamente, e deixa o Botafogo administrar e desacelerar seu ritmo, conquistando assim o resultado que lhe devolve a liderança do Brasileirão após o tropeço de adversários como Flamengo e Bahia. Final, Grêmio 1, Botafogo 2.

Com a derrota, sua quarta consecutiva no Brasileiro, os gaúchos entram na zona de rebaixamento com 6 pontos, e estão na décima sétima colocação, tendo dois jogos a menos que seis adversários diretos contra o descenso para a Série B de 2025. Os cariocas lideram o campeonato com 19 pontos, e seis vitórias em nove partidas disputadas.

Análise Final

Grêmio e Botafogo, BR 2024
Foto: Vitor Silva/Botafogo

Tendo saído à frente do placar pouco antes dos dez minutos de partida, o Botafogo demonstrou imposição e superioridade diante do Grêmio, que além de sofrer com a ausência criativa dentro de campo, sentiu-se pressionado pelo apoio da torcida visitante que compareceu em peso para apoiar a equipe carioca no ES. Os gaúchos bem que tentaram se colocar no jogo, mas encontraram pela frente um adversário bem articulado pelo técnico Artur Jorge.

O resultado deste domingo mostra-se mais uma vez preocupante para o tricolor gaúcho, pois além de ser sua quarta derrota consecutiva no Brasileiro, lhe manda para o Z-4 e liga um estado crítico de atenção na equipe, que terá mais um jogo longe de seus domínios no RS para buscar a recuperação. Às vésperas de um clássico Gre-Nal, a ser disputado no próximo final de semana, o time enfrenta antes o Fortaleza no Castelão.

Para o Botafogo, o novo triunfo demonstra a consolidação de um trabalho iniciado recentemente, e que tem gerado bons resultados no Brasileirão e na Libertadores da América. Atletas sendo destaque, como Júnior Santos e Marlon Freitas, o coletivo funcionando bem, e a liderança provisória sendo assegurada até o próximo jogo, em que encara o Atlético-PR no Nilton Santos, buscando sua quarta vitória seguida no campeonato.

Foto: Vitor Silva/Botafogo