Brasileirão
Futebol Brasileirão

Grêmio é derrotado pelo Fortaleza e perde 5ª seguida

Na noite desta quarta-feira, 19, em mais um rodada do Brasileirão, o Fortaleza recebeu o Grêmio no Castelão.

Análise

O primeiro tempo do jogo pelo Brasileirão foi dominado pelo Grêmio, até o Fortaleza ter um pênalti a seu favor e, logo depois, ficar com um a mais em campo. O time gaúcho teve mais a posse de bola durante a primeira meia hora, e o confronto estava favorecendo os visitantes; isso até Rodrigo Ely cometer um pênalti infantil. E para melhorar, Pepê foi expulso devido a uma entrada forte.

O principal fator do segundo tempo foi a vantagem númerica do Leão em campo. O time cearense ditava o ritmo de jogo, tentando criar chances para ampliar o jogo, mas sem ter sucesso. E o Grêmio optou por permanecer no seu próprio campo, com o objetivo de se defender.

Apesar disso, quem teve a melhor chance da segunda etapa foi o Grêmio. Para a surpresa de todos, já que o jogo estava controlado pelo Fortaleza, os gaúchos ficaram muito próximos de um improvável empate já nos acréscimos do jogo.

Lucero, Fortaleza x Grêmio, Brasileirão (Foto: Fortaleza)
Lucero, Fortaleza x Grêmio, Brasileirão (Foto: Fortaleza)

O jogo

Os primeiros minutos de partida foram equilibrados entre as duas equipes, com o Grêmio tendo um pouco mais de posse de bola no campo do Fortaleza. E aos 11’, o time gaúcho quase abriu o placar.

Em cobrança de escanteio, a bola passou por grande parte da área e sobrou para Rodrigo Ely. O zagueiro, próximo a pequena área, finalizou de primeira, mesmo marcado pelo defensor. João Ricardo precisou fazer a intervenção.

Depois do lance, tanto o Grêmio quanto o Fortaleza diminuiram o ritmo em campo. Com a chegada da chuva, os gaúchos tiveram seu momento com mais posse, depois foi o time nordestino. No entanto, nenhum dos dois levou perigo ao gol de ambos os goleiros.

E a situação se manteve a mesma até os 38’, quando Rodrigo Ely tocou a bola com a mão dentro da área: pênalti. Então, Lucero foi para a cobrança e converteu com perfeição.

Logo depois do gol, o Grêmio teve um jogador expulso. Pepê foi para uma disputa de bola e entrou no lance de “carrinho”, acertando em cheio um jogador do Leão. Resultado: vermelho direto.

No último lance do primeiro tempo, o Fortaleza teve uma chance para ampliar. Em rápido ataque, Lucero recebeu na grande área e tocou para Pochettino, que chegou finalizando com força, de primeira, mas Marchesín fez a defesa.

Nos primeiros minutos do segundo tempo, o Leão ficou muito próximo do segundo gol. Lucero encobriu o goleiro Marchesín, mas um defensor do Grêmio evitou o gol em cima da linha; no rebote, Martínez, de cabeça, acertou o travessão.

Após alguns minutos de ritmo baixo, o Grêmio errou e o Fortaleza ficou a centímetros de ampliar. Breno Lopes disparou com a bola, invadiu a grande área e chutou cruzado, rasteiro. A finalização passou muito próxima do gol de Marchesín.

Com o decorrer do segundo tempo, o Grêmio, com um a menos, abdicou de jogar, tentando se defender e explorando os contra-ataques. Do outro lado, o Leão buscava ampliar o placar, mas sem forçar nada. Algumas chances apareceram, principalmente com Lucero; o atacante, porém, desperdiçou.

Algumas mudanças feitas pelas duas equipes aumentaram novamente o ritmo de jogo, com o Fortaleza apostando na velocidade e na vantagem numérica. Enquanto isso, o Grêmio buscava surpreender ao puxar alguns rápidos ataques também na base da velocidade. Mas chances reais, nada.

Até que, nos acréscimos, o Fortaleza errou e o Grêmio quase empatou. O zagueiro Rodrigo Ely, próximo a grande área, finalizou com força e carimbou a trave de João Ricardo, que não pôde fazer nada.

Fim de jogo: Fortaleza 1 x 0 Grêmio

Lucero, autor do único do gol da partida entre Fortaleza e Grêmio, pelo Brasileirão (Foto: Mateus Lotif/FEC)
Lucero, autor do único do gol da partida entre Fortaleza e Grêmio, pelo Brasileirão (Foto: Mateus Lotif/FEC)

Brasileirão

O placar se manteve até o apito final, com isso o Fortaleza segurou importantes três pontos após sofrer goleada do Cuiabá, ficando na 11ª posição no Brasileirão, com 13 pontos. Já o Grêmio perdeu a sua sexta partida, sendo cinco reveses seguidos. E agora o time gaúcho e o vice-lanterna do Brasileirão, com seis pontos.

(Foto: ITHALO SILVA/PERA PHOTO PRESS)