Simona Halep
Tenis Notícias

Simona Halep tem suspensão diminuída e é liberada para voltar a jogar

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS/CAS) anunciou nesta terça-feira (5) a redução da pena aplicada à ex-número 1 do tênis feminino, Simona Halep, que estava suspensa desde 7 de outubro de 2022 por testar positivo para Roxadustat no US Open de 2022.

Inicialmente, a Agência Internacional para a Integridade do Tênis (ITIA) impôs uma suspensão de quatro anos, mas agora, após a revisão do CAS, a pena foi reduzida para nove meses, sendo considerados cumpridos, permitindo que Halep retorne imediatamente às competições. A experiente romena não joga desde a sua derrota para a ucraniana Daria Snigur, na primeira rodada do US Open em 2022.

A romena, que sempre afirmou ser uma atleta limpa, expressou sua satisfação com a decisão em comunicado: “Ao longo deste longo e difícil processo, mantive a minha crença de que a verdade acabaria por ser revelada e que uma decisão justa seria alcançada, porque sou e sempre fui uma atleta limpa.”

A CEO da ITIA, Karen Moorhouse, também se manifestou, respeitando o direito de apelação da jogadora e aguardando a análise minuciosa da decisão completa e fundamentada.

A polêmica em torno do caso envolveu a ingestão de um suplemento alimentar contaminado, um argumento que foi admitido pelo tribunal independente da ITIA. No entanto, a concentração de Roxadustat na amostra positiva foi inicialmente considerada incompatível com a quantidade ingerida pela jogadora. Essa conclusão foi invalidada pelo CAS, resultando na redução da pena e na liberação imediata da tenista para competir novamente.

Reações de grandes nomes do tênis à absolvição de Halep

Vários grandes nomes do tênis mundial reagiram de forma positiva à decisão da ITIA de absolver Halep de sua acusação de doping. Em suas redes sociais, Billie Jean King compartilhou a sua felicidade pelo retorno da romena:

“Grande notícia. Muito feliz por Simona Halep,” escreveu Billie Jean King.

Ex-treinador da experiente romena, Patrick Mouratoglou expressou a sua felicidade pelo retorno de sua ex-pupila, dizendo que “a verdade prevaleceu”. O técnico ainda pediu por mudanças nas decisões da ITIA:

“A verdade prevaleceu. A injustiça é incrível. Sim, precisamos mudar,” afirmou Mouratoglou.

Nas redes sociais de grandes torneios, como o Aberto da Transilvânia, na Romênia, e o WTA 1000 de Indian Wells, também declararam apoio à romena:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *