Irã e Nova Zelândia se enfrentam na 1ª rodada da Copa do Mundo 2026
Futebol Copa do Mundo

Irã e Nova Zelândia empatam em jogo eletrizante e se complicam na Copa

Irã e Nova Zelândia empataram em 2 a 2 no SoFi Stadium, em Los Angeles, em confronto válido pela rodada inaugural da Copa do Mundo de 2026. Na noite desta segunda-feira (15), as duas seleções protagonizaram um confronto aberto e eletrizante. O resultado, porém, foi ruim para os dois lados.

Agora, Irã, Nova Zelândia, Bélgica e Egito somam 1 ponto cada no Grupo G. Para iranianos e neozelandeses, porém, a rodada de estreia no Mundial era grande oportunidade de largar na frente, tendo em vista que belgas e egípcios são os favoritos da chave.

De qualquer forma, o duelo proporcionou emoção e equilíbrio. A Nova Zelândia ficou à frente do placar em dois momentos, contando com a combinação Chris Wood e Elijah Just. Porém, o Irã respondeu com o protagonismo de Ramin Rezaeian, autor de um gol e uma assistência.

Irã e Nova Zelândia fazem 1º tempo animado

O Irã não conseguiu confirmar as previsões e mostrar superioridade no primeiro tempo. Apesar do favoritismo, a seleção asiática não teve o controle do meio-campo, ficou menos tempo com a posse de bola (46%) e foi menos perigosa que a Nova Zelândia – os iranianos somaram sete chutes, enquanto os neozelandeses finalizaram nove vezes. No placar, o 1 a 1 refletiu bem o desempenho das equipes nos 45 minutos iniciais.

A Nova Zelândia começou a partida melhor e abriu o placar logo aos 6 minutos. Depois de lançamento do goleiro, Wood dominou com categoria e tabelou com Just, que invadiu a área para estufar as redes. O gol, que parecia ser fruto de um lance isolado, fez com o a seleção da Oceania ganhasse mais confiança e partisse para o ataque.

Em nova jogada de Wood, a bola sobrou para Singh chutar por cima da meta iraniana. Depois, ainda aos 14 minutos, o próprio Wood desperdiçou chance clara na pequena área. A Nova Zelândia teve longas troca de passes e aproveitou os espaços deixados pelo Irã na entrada da área.

A seleção do Oriente Médio só foi “entrar no jogo” a partir dos 24 minutos, com o talento de seu melhor jogador. Com passagens por Porto e Inter de Milão, o atacante Medhi Taremi assustou em contra-ataque rápido, que terminou com um chute na trave.

Sem outra alternativa, o Irã se lançou ao ataque e, mesmo sem tanta organização, chegou ao empate. Aos 32 minutos, o lateral-direito Rezaeian invadiu a área, recebeu de Moghanlou e teve calma para tocar por cima do goleiro rival e deixar tudo igual. Nos minutos iguais, os iranianos ainda pressionaram e chegaram a balançar as redes, mas o gol de Nemati foi anulado por impedimento.

Equilíbrio persiste no 2º tempo

Insatisfeito com o desempenho do Irã, o treinador Amir Ghalenoei sacou o zagueiro Yousefi para colocar Ghayedi, um jogador de ataque. A ideia era ter um meio-campo mais preenchido, mas a Nova Zelândia seguiu aproveitando as brechas defensivas do sistema iraniano.

Aos 9 minutos, a Nova Zelândia recuperou a bola no ataque e usou novamente sua dupla para marcar. Em grande noite, o centroavante Chris Wood serviu Just, que finalizou com liberdade para recolocar os “All Withes” à frente do placar.

O problema da Nova Zelândia, mais uma vez, foi segurar a vantagem. Aos 18 minutos, Rezaeian passou pela direita, recebeu inversão de Ghoddos e cruzou na medida para Mohebi. Sem marcação, o meio-campista testou firme e viu a bola pegar na trave antes de entrar.

Com o passar do tempo, o ritmo da partida naturalmente caiu. Principal jogador do Irã, Taremi fez boa partida, mas precisou ser substituído por cansaço. Já a Nova Zelândia teve menos velocidade para dar escapadas e incomodar a adversária. No fim, o empate persistiu até o apito final.

Foto: Reprodução/X/@NZ_Football