João Fonseca Novak Djokovic
Tenis Notícias

João Fonseca dispara no ranking da ATP após Rio Open

O jovem brasileiro João Fonseca se despediu do Rio Open na última sexta-feira (23) após derrota para Mariano Navone, mas a campanha sensacional do prodígio rendeu frutos. A excelente campanha no torneio carioca fez com que o brasileiro tivesse um enorme salto no ranking da ATP 500 com ganho de 312 posições em uma semana.

Antes do início do ATP 500 em terras cariocas, o jovem prodígio tinha a posição 655 do ranking mundial, mas na segunda-feira, estará aparecendo no ranking 343. Esse resultado fez com que houvesse uma mudança grande nos planos da equipe do jovem na próxima semana.

João Fonseca e o convite para ATP 250 no Chile

João Fonseca estaria desembarcando em Tucumã para disputar esse torneio e o Future 25 em Recife, mas o grande sucesso no Rio Open provocou o cancelamento da participação nesses torneios menores pois o brasileiro recebeu convite para disputar o ATP 250 de Santiago, no Chile.

“Eu ia jogar em Tucumã (Argentina) um M25 (ITF US$ 25 mil) e logo em seguida ia jogar o Future 25 de Recife, mas já mudou e eu cancelei os dois. Na próxima semana eu vou treinar aqui no Rio e na semana seguinte eu jogo Santa Cruz (Bolívia), em seguida Assunção (Paraguai), São Leopoldo (Rio Grande do Sul) e Florianópolis (Santa Catarina). Logo depois eu volto para o Rio, fico duas semanas, e a gente vai ver o que fazer daí.”

Nova estratégia para terminar o ano no Top 300

A escolha de João Fonseca e de sua equipe consiste em trocar as disputas de torneios ITF de baixa pontuação para a disputa de torneios Challenger para o restante da temporada. Todas as competições distribuirão pelo menos 75 pontos, sendo um potencial para somar pontos importantes e principalmente atrair atenção de outros organizadores para receber convites.

Considerando a nova estratégia, o brasileiro pode fechar a temporada 2024 dentro do Top 300 do mundo no ranking da ATP. Neste momento faltam apenas 40 pontos para ultrapassar essa barreira.

Imagem: Rio Open

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *