Milik Juventus
Futebol Serie A

Juventus perde para a Lazio, mas se classifica para a final da Coppa Italia

Nesta quarta-feira (23), a Juventus se classificou para a final da Coppa Italia mesmo após ser derrotada por 2 a 1 pela Lazio no Stadio Olimpico, em Roma. Após vencer o primeiro jogo, a Velha Senhora garantiu a classificação ao liderar no agregado por 3 a 2 graças a um gol salvador de Arkadiusz Milik no final. Valentín Castellanos marcou duas vezes para a Lazio antes disso.

A classificação para a final da Coppa Italia foi a 21ª da história da Juventus, e a primeira desde a temporada 2021-22. Maior campeã, a Velha Senhora não ganha a competição desde a temporada 2020-21, já que as últimas duas foram vencidas pela Inter. Terceira colocada e sem chances de título na Serie A, essa conquista salvaria a temporada da Juve e aliviaria as críticas em cima de Massimiliano Allegri.

A Lazio, por sua vez, perdeu a chance de chegar em sua primeira final desde a temporada 2018-19, quando venceu a Atalanta para levantar a taça naquele ano. O resultado adverso na primeira perna da semifinal se provou decisivo, mas a equipe Biancocelesti teve várias chances de vencer o jogo, principalmente nos pés de seu artilheiro Castellanos, que, apesar dos dois gols, desperdiçou oportunidades.

(Foto: Twitter Juventus)

Lazio sai na frente no primeiro tempo

Precisando do resultado positivo, a Lazio veio para cima desde o início do jogo, colocando pressão na saída de bola da Juventus para sair na frente, conseguindo isso antes dos 15 minutos. Após cobrança de escanteio, Castellanos subiu mais alto do que Alex Sandro e cabeceou com estilo, no ângulo do goleiro para abrir o placar para a Lazio.

Depois da pressão da Lazio nos primeiros 15 minutos, a Juventus conseguiu controlar um pouco o ímpeto de seus rivais, criando uma oportunidade clara de gol quando Federico Chiesa achou Dusan Vlahovic, e o atacante sérvio finalizou para uma ótima defesa de Christos Mandas. No final da primeira etapa, os Biancocelesti quase chegaram ao segundo quando Castellanos foi lançado em velocidade, mas Mattia Perin fez ótima defesa.

Ao final de um truncado primeiro tempo, a Lazio liderava por 1 a 0, mas a Juventus continuava se classificando para a final.

Lazio sonha com classificação, mas Milik salva Juventus

Milik Juventus
(Foto: Twitter Juventus)

O começo do segundo tempo trouxe sobrevida para a Lazio, que voltou a dominar as ações contra uma acuada Juventus. Os Biancocelesti rapidamente conseguiram o gol que levaria a partida para a prorrogação quando Luís Alberto novamente lançou Castellanos em velocidade, e, dessa vez, o artilheiro argentino chutou forte, vencendo Perin e aumentando a vantagem para os donos da casa.

Percebendo que a chance de perder uma classificação para a final era grande, o técnico Massimiliano Allegri fez substituições para tentar retomar o confronto de jogo, colocando Milik, Kenan Yildiz e Timothy Weah, que entrou no lugar de um contrariado Andrea Cambiaso. Essas substituições viriam a mudar a cara do jogo, com a Juve muito mais ativa no campo de ataque.

Quando parecia que a partida iria para a prorrogação, a Juventus conseguiu um gol salvador no final. Após boa jogada pela esquerda, Weah recebeu na direita e deu excelente passe para Milik, que desviou para o gol vazio e garantiu a classificação da Velha Senhora, já que, nos minutos de acréscimo, a Lazio não conseguiu levar perigo. Com isso, a Juve vai para mais uma final de Coppa Italia.

FT: Lazio 2-1 Juventus (JUV vence por 3-2 no agregado)

Análise final

Como já é de praxe para um time dirigido por Allegri, a Juventus fez um jogo protocolar para tentar segurar o resultado positivo do primeiro jogo, e, apesar de ter sofrido para ter controle do ímpeto da Lazio, a Velha Senhora até se segurou bem, conseguindo uma classificação no apagar das luzes para chegar em mais uma final da tradicional copa.

No final de semana, os dois times voltam suas atenções para a Serie A, com a Juventus jogando em casa contra o Milan no sábado (27), enquanto a Lazio enfrenta o Hellas Verona no mesmo dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *