Lazio
Futebol Serie A

Lazio vence Roma em clássico truncado e avança na Copa da Itália

Nesta quarta-feira (10), a Lazio venceu a Roma por 1 a 0 no Stadio Olimpico em Roma. Em uma partida muito truncada, onde as duas equipes tiveram dificuldades para criar oportunidades, a Lazio garante a sua classificação na Coppa Italia com um gol de Mattia Zaccagni, de pênalti.

A vitória leva a Lazio para as semifinais do mata-mata mais importante do futebol italiano, esperando o adversário entre Juventus e Frosinone, que jogam nesta quinta-feira (11). A outra semifinal será decidida ainda nesta quarta-feira (10), quando Milan e Atalanta decidem quem enfrenta a Fiorentina. Os dois times agora voltam suas atenções para a Serie A, quando a Lazio enfrenta o Lecce em casa no domingo (14), enquanto a Roma tem pela frente o Milan fora de casa no mesmo dia.

(Foto: Twitter SS Lazio)

Primeiro tempo sonolento

Como era esperado para um clássico dessa magnitude na Copa da Itália, o primeiro tempo foi bastante truncado, com nenhuma das duas equipes conseguindo ter o domínio do meio de campo e, consequentemente, tendo poucas chances de gol. No total, a primeira etapa trouxe apenas uma finalização a gol e seis no total, demonstrando as dificuldades ofensivas das duas equipes.

A Roma, fugindo um pouco de sua característica, teve mais a posse de bola, mas com muitos passes seguros e pouca incisão. A equipe dependia de cruzamentos vindos dos dois alas, Nicola Zalewski e Rick Karsdorp, mas nem eles viviam um bom dia. errando tudo que tentavam. Sem nada para mostrar de uma primeira etapa para esquecer, o jogo foi para o intervalo empatado em 0 a 0.

Lazio volta melhor e abre o placar

O segundo tempo trouxe uma Lazio diferente, apostando em passes rápidos para tentar aproveitar os espaços dados por Karsdorp e Zalewski, que não conseguiam mais avançar por conta disso. Em uma das jogadas do lado do ala polonês, Felipe Anderson ganhou e fez excelente cruzamento para Zaccagni, que cabeceou com estilo, mas Rui Patrício fez grande defesa.

A Lazio continuava pressionando, e, em uma das jogadas, conseguiu um pênalti quando Dean Huijsen derrubou Taty Castellanos na área e o árbitro apontou a penalidade. Zaccagni foi para a cobrança, deslocou Rui Patrício e abriu o placar para a equipe biancoceleste.

Depois disso, a Roma começou a ter mais a bola, partindo para cima para buscar um empate. Sem muita qualidade, a equipe continuava buscando os cruzamentos para Romelu Lukaku, mas sem sucesso. A Lazio, por sua vez, atacava com mais organização, e quase marcou o segundo quando Matias Vecino recebeu livre na entrada da área e chutou forte, assustando o goleiro.

No final do jogo, José Mourinho colocou Andrea Belotti em campo, e o artilheiro italiano quase deixou tudo igual depois de mais um cruzamento para a área, que sobrou livre para ma pancada de primeira, mas o goleiro Christos Mandas fez ótima defesa. Os acréscimos ainda trariam um momento típico de um clássico, com uma confusão que acabou com a expulsão de três jogadores. No entanto, nada mudaria o placar, que acabou com uma vitória apertada da Lazio.

FT: Lazio 1-0 Roma

Análise final

Clássico não se joga, se ganha. Em uma partida em que nenhuma das duas equipes conseguiram realmente jogar o seu melhor futebol, o clássico de Roma acabou com vitória da Lazio, que conseguiu o triunfo graças a apenas 10 minutos de bom futebol, onde armaram uma pressão que acabou com o pênalti. Isso é um reflexo das dificuldades ofensivas vividas pelas duas equipes na temporada.

A Roma precisa de mais repertório ofensivo, mas não parece estar conseguindo com Mourinho no comando. A falta de uma dominância no meio de campo é preocupante, principalmente com uma equipe que tem tanto poderio ofensivo em jogadores como Paulo Dybala e Lukaku.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *