Bill Walton
Basquete NBA Notícias

Lenda da NBA, Bill Walton morre aos 71 anos

Nesta segunda-feira, 27, a NBA anunciou oficialmente a morte de Bill Walton, duas vezes campeão da liga e membro lendário do Hall da Fama. O ex-jogador estava batalhando contra um câncer.

Nota da NBA

“Bill Walton foi realmente único”, disse o comissário da NBA, Adam Silver, em comunicado. “Como jogador do Hall da Fama, ele redefiniu a posição de pivô. Suas habilidades versáteis únicas fizeram dele uma força dominante em UCLA e o levaram a um MVP da temporada regular e das finais da NBA, dois campeonatos da NBA e uma vaga nos times especiais de aniversário da liga (50º e 75º).

“Bill então traduziu seu entusiasmo contagiante e amor pelo jogo para a transmissão, onde fez comentários perspicazes que entretiveram gerações de fãs de basquete. Mas o que mais me lembrarei dele foi seu entusiasmo pela vida”, acrescentou.

“Ele era uma presença regular nos eventos da liga – sempre otimista, sorrindo de orelha a orelha e procurando compartilhar sua sabedoria e cordialidade. Eu valorizava nossa estreita amizade, invejava sua energia ilimitada e admirava o tempo que ele dedicava a cada pessoa que encontrava”, completou.

Bill Walton

Após ganhar dois títulos universitários, Bill Walton foi selecionado na primeira escolha geral do Draft de 1974 pelo Portland Trail Blazers, onde sua camisa (32) foi aposentada. Foram 6,215 pontos (13.3 de média), 4,923 rebotes (10.5) e 1,590 assistências (3.4) em 468 partidas pela NBA.

No títulos, o pivô, duas vezes All-Star (1977 e 1978) foi campeão da NBA em dois momentos, 1977 e 1986, além de ter sido o MVP das Finais e MVP da liga em 1978. Walton teve passagens por Trail Blazers, San Diego Clippers (atual Los Angeles Clippers) e Boston Celtics.

Bill Walton no Portland Trail Blazers, em 1974 (Foto: Bettmann Archive)
Bill Walton no Portland Trail Blazers, em 1974 (Foto: Bettmann Archive)

Transmissão esportiva

Após deixar a carreira de jogador de basquete, Bill Walton se tornou comentarista esportivo, atuando na ‘ESPN’ em jogos da NBA, a partir de 2002, depois mudando para o basquete universitário, em 2012.

Assim como nas quadras, o pivô também se destacou na comunicação. Walton fez parte do top-50 dos principais comentários esportivos pela American Sportscaster Association em 2009.

(Foto: Fox News)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *