Mac Allister Liverpool
Futebol Premier League

Liverpool goleia Brentford fora de casa com golaço de Darwin Núnez

Neste sábado (17), o Liverpool visitou o Brentford na abertura da 25ª rodada da Premier League. Os Reds venceram a partida por 4 a 1, com direito a um golaço de Darwin Nunez para abrir o placar no primeiro tempo. Contaram ainda com gols de Mac Allister, Salah e Gakpo, enquanto o Brentford diminuiu com o artilheiro Ivan Toney. Com este resultado, o Liverpool chega a 57 pontos, abrindo cinco pontos na liderança.

Apesar do bom resultado, os Reds acabaram perdendo logo na primeira etapa Curtis Jones e Diogo Jota, ambos com lesões após pisões. Salah, por sua vez, retornou à equipe e fez um ótimo jogo. O time do Liverpool aproveitou as falhas da defesa do Brentford, que sofreu bastante com as bolas aéreas e contra-ataques para definir o jogo. Com a goleada, o Liverpool vai, sem muita mídia, se tornando um real candidato a esta Premier League, só precisa ser mais saudável.

Lesões preocupantes no Liverpool

O Liverpool foi até Londres para enfrentar um preocupado Brentford, que buscava surpreender o líder da Premier. Ambas as equipes entraram em campo com dez desfalques somados e mantiveram seus estilos tradicionais. Os comandados de Jurgen Klopp, em clima de despedida, contaram com o reforço de Salah no banco, após a AFcon, tornando-se um time misto em comparação com a equipe ideal do técnico alemão.

Enquanto os comandados de Thomas Frank tinham esperanças na recente volta de Ivan Toney, suspenso por problemas com apostas, fazendo seus possíveis últimos jogos pelo time de Londres.

Ambas as equipes começaram o jogo disputando cada espaço no meio de campo. O Brentford, por jogar em casa, tentava ter a posse no campo do Liverpool, que buscava o contra-ataque rápido. A primeira grande chance do jogo ocorreu aos 9 minutos, com duas belas defesas em sequência de Flekken, destaque da equipe na temporada. O Liverpool aos poucos foi dominando o jogo, porém sem tantas finalizações.

Infelizmente para Klopp, o que parecia mais um jogo de rotina para sua equipe pode gerar grandes problemas na sequência da temporada. Aos 29 minutos, em uma dividida no ataque, Norgaard pisou no pé esquerdo de Curtis Jones, que caiu no gramado.

Na sequência da jogada, o Brentford teve uma boa chance com um chute rasteiro à direita do próprio Norgaard. Jones foi substituído por Gravenberch. Se perder um jogador já estava ruim, aos 39 minutos, Diogo Jota caiu sozinho em campo após pisão do companheiro Mac Allister, forçando a volta prematura de Salah aos campos após a Copa das Nações Africanas.

Apesar das lesões, o Liverpool abriu o placar em um ótimo contra-ataque após uma falta cobrada por Flekken na área. Van Dijk deu um chutão para o meio de campo, contando com uma cabeçada de Diogo Jota, e a bola sobrou para um isolado Darwin Nunez correr sozinho do meio de campo e, cara a cara com Flekken, cavar uma linda cobertura sobre o goleiro alemão. Golaço do uruguaio aos 33 minutos para abrir o placar na primeira etapa. Nunez chegou ao seu quinto gol em 2024, em ótima fase.

Virou goleada

O jogo ficou mais movimentado após o Liverpool abrir o placar, mas a primeira etapa acabou sem nenhuma outra grande chance. O Liverpool voltou do intervalo com a saída de Darwin Nunez e a entrada de Gakpo para gerar mais velocidade e abusar mais do contra-ataque na segunda etapa. Enquanto o Brentford voltou sem grandes mudanças por parte de Thomas Frank, que só realizou três mudanças aos 63 minutos, colocando atacantes para tentar buscar o empate.

A defesa do Brentford parece que voltou dispersa e errando bastante na segunda etapa, envolvendo-se no trio de ataque do Liverpool com Diaz, Gakpo e Salah. Aos 54 minutos, em uma pressão na saída de bola, o Liverpool recuperou a posse e Salah achou um lindo passe no meio da área para Mac Allister, que infiltrava de surpresa na área sem a presença de Nunez, para marcar o 2×0 de bico, tirando de Flekken.

Mesmo com as mudanças do Brentford, os Reds eram muito superiores, como já era esperado na previsão da partida. Aos 67 minutos, em uma bola longa de Kelleher, Gakpo ganhou de cabeça e colocou para Salah, que venceu na corrida o zagueiro que parou na jogada, venceu a disputa de corpo de Collins e chutou rasteiro para marcar o 3 a 0 do Liverpool.

O Brentford estava perdido defensivamente e pagou caro por seus erros. Apesar disso, aos 74, Wissa recebeu um belo passe em profundidade e tocou para o meio da área, onde Reguillon infiltrou e chutou no meio do gol. Kelleher fez bela defesa, porém o rebote sobrou para o artilheiro Ivan Toney descontar no placar, 3×1.

O Brentford, com o gol de Toney, se sentiu confiante e tentou buscar diminuir novamente o placar. No entanto, o sistema defensivo de Klopp estava muito bem na partida e não deu chances aos Bees. Se o de Klopp estava bem, o de Frank sofria nas bolas aéreas no meio de campo.

Aos 82 minutos, em uma bola lançada por Joe Gomez, Collins simplesmente furou o lance, deixando a bola chegar em Luiz Diaz, que tocou para Gakpo entrar na área e, de frente para Flekken, só chutou rasteiro na esquerda, dando números finais à partida.

FT: Brentford 1-4 Liverpool

Análise do jogo

O Liverpool está em uma bela campanha na Premier League. Talvez empolgados com a “Last Dance” de Klopp, os Reds são muito consistentes em quase todos os jogos. Sofreram no início da temporada com um ataque que não encaixava e alguns erros da linha defensiva

No entanto, com os ajustes do alemão, conseguiram melhorar e hoje lideram a Premier sem muito destaque da mídia. Já o Brentford briga para escapar da zona de rebaixamento mais um ano com o excelente Thomas Frank, que monta uma bela defesa. Se tivesse tido Ivan Toney por mais tempo na temporada, talvez não estivesse nesta situação.

Dito isso, hoje o Liverpool venceu aproveitando as raras falhas defensivas do Brentford. Dos 4 gols sofridos, todos surgiram de bolas longas e contra-ataques. Sabemos que no alto nível da Premier, contra um Big Six, a margem de erro é quase zero, e hoje a do Brentford foi altíssima, custando o resultado.

Finalizando este texto, destaco a ótima fase de um antes criticado Darwin Nunez e a preocupação com as lesões dos Reds, que hoje perderam Diogo Jota e Curtis Jones, além dos seis desfalques que a equipe já possui. Acredito que o curto elenco do Liverpool possa pagar o preço em uma sequência tão puxada, com as oitavas da Europa League a caminho, além da disputa pelo título da Premier.

Sabemos também que Salah está voltando de lesão e hoje foi obrigado a jogar quase 60 minutos com as lesões. Sendo assim, o Liverpool fez jus ao seu favoritismo e garantiu mais uma vitória nesta linda história de despedida de Jurgen Klopp.

(Foto: Liverpool FC Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *