dgoluiriva
Futebol Serie A

Luigi Riva, lenda do Cagliari e maior artilheiro da seleção italiana, morre aos 79 anos

O futebol italiano perdeu nesta segunda-feira (22) uma de suas lendas. Luigi Riva, ex-atacante que fez história no Cagliari e maior artilheiro da seleção italiana, faleceu após sofrer uma parada cardíaca no domingo e ser conduzido a um hospital onde ficou internado. “Gigi”, como era conhecido, tinha 79 anos.

Faro de gol no clube…

Gigi fez historia pelo Cagliari, onde foi peça fundamental na única conquista de Scudetto da história do clube da Sardenha na temporada 1969/1970. Ele é também o maior goleador do clube rossoblu com 208 gols marcados. Tais feitos lhe garantiram o título de presidente honorário, cargo que ocupava desde 2019.

…e na seleção

Na seleção, Riva também deixou sua marca. Pela Azzurra, ele foi campeão da Eurocopa em 1968, a primeira dos italianos e, em 1970, ficou com o vice-campeonato da Copa do Mundo perdendo para a seleção brasileira de Pelé, Tostão, Jairzinho, Gerson e tantos outros craques. Assim como no Cagliari, Gigi é o maior artilheiro da seleção com 35 gols em 42 jogos disputados.

Entre os imortais do Calcio

No campeonato italiano, ele foi artilheiro em três oportunidades e em mesma quantidade foi o goleador máximo em Copas da Itália. Em 2011, Luigi foi induzido ao Hall da Fama do futebol italiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *